O RetroPie é um projecto que transforma o pequeno computador Raspberry Pi em uma multi consola de jogos vintage.
É desenvolvido sobre um sistema Linux Raspbian, mas o que faz o RetroPie especial é que ele vem com um conjunto de mais de 20 emuladores de praticamente todas as consolas de videojogos que saíram nos anos 70, 80 e 90. Desta forma poderão jogar todos os vossos jogos retro favoritos, desde Atari até à Playstation passando, pela Amiga, NES/SNES, Mega drive, etc, de forma mais fácil que nunca. Isto tudo com suporte à maioria dos gamepads e joysticks disponíveis no mercado.
O RetroPie é muito popular na comunidade DIY (faça você mesmo) o seu próprio sistema de jogos. É usado regularmente em projectos que envolvam consolas de jogos caseiros, arcadas personalizadas e unidades de jogos móveis. É compatível com Raspberry Pi A, A +, B, B + e Raspberry Pi 2 B. Após cerca de 6 meses de desenvolvimento desde a versão 2, o RetroPie 3.0 já está disponível, e as novidades são muitas.
Principais Novidades:
- Configuração do controlador automático para o RetroArch a partir do Emulation Station.
- Novo sistema de configuração de directório única por consola assim como configuração única por emulador e ROM.
- Várias ferramentas de configuração acessíveis através da interface Emulation Station, incluindo a configuração de Wi-Fi, um editor de configuração, gestor de arquivos, configurações de áudio e muito mais.
- Novo menu de configuração por sistema e por jogo para definir a saída de vídeo, configuração de emulador padrão e mais.
- Suporte básico a controladores nos menus do RetroPie.
- Opção para adicionar ROMs/Jogos via USB, sem necessidade de acesso à rede.
- Vários emuladores adicionados, agora com mais de 20 + ports.
- Virtualgamepad em fase experimental, que permite usar um dispositivo móvel (smartphone etc) como gamepad.
- Variadas melhorias e correcção de bugs da versão 2.6.
Actualmente o PiPplware 4.1 incluí o RetroPie 3.0 RC 1 que conta já com quase todas estas novidades, mas em breve sairá uma nova versão com o RetroPie 3.0, Kodi 15.1 e mais novidades.
Com o RetroPie cada vez melhor já não há desculpa para não adquirir o nosso kit Raspberry Pi 2 e começar já a jogar os seus jogos retro favoritos.