Pplware

CEO Intel: Utilizadores só trocam de PC a cada 5 ou 6 anos

Com um mercado bastante bem disputado, as gigantes tecnológicas, na área dos Desktops, lançam regularmente novos modelos (normalmente duas vezes por ano). Já do lado dos fabricantes de CPUs, e no caso da Intel, o lançamento de novos chips acontece, em média, uma vez por ano.

E do lado do consumidor final, sabia que a  troca de PC só acontece a cada 5 ou 6 anos?

Brian Kzranich, CEO da gigante Intel, revelou num evento que se realizou em Nova Iorque, que o ciclo de troca de PCs por parte do utilizador final passou dos 4 anos para os 5 ou 6 anos.

[The] replacement cycle for the PC has extended… Four years was the average, now it has moved to about five to six years.

Brian Krzanich, CEO da Intel

Mas porque os utilizadores demoram a trocar de PC?

Na verdade, actualmente um computador com 5 ou 6 anos é suficientemente bom para realizar a maioria das tarefas. Os utilizadores usam os PCs para aceder à Internet, ouvir música, aceder ao Youtube… tarefas essas que não carecem de muito poder computacional  e por isso uma máquina com meia década continua a servir.

Em vez de fazer a troca, na totalidade do PC, os utilizadores procedem por norma a upgrades parciais da máquina (por exemplo a troca de um disco rígido por uma memória SSD, para que o sistema fique mais rápido). Obviamente que esta é uma má noticia para os fabricantes, estagnando o mercado dos PCs.

Mas o ciclo de troca é também lento no segmento dos smartphones e especialmente nos tablets. Kzranich refere que os phablets também contribuíram para a diminuição de vendas de PCs.

The slowdown in the upgrade cycle and emergence of so-called phablets have contributed to a decline in PC shipments

Kzranich referiu ainda que actualmente é mais fácil trocar de um smartphone para outro smartphone do que de um PC para outro PC.

A Intel deixou recentemente de fabricar processadores para dispositivos móveis e quer voltar aos negócios lucrativos e por isso tem de reestruturar-se e tornar-se competitiva. A empresa vai terminar com parte da linha Atom, em particular as plataformas Broxton e a SoFIA, já ela retardada, ambas enquadradas na família Atom X3 e desenhadas especificamente para smartphones e tablets.

Quando foi a última vez que trocou de PC?

Exit mobile version