Pplware

Canon processada por desativar scanner em impressoras sem tinta

As questões dos tinteiros e das impressoras tem feito, literalmente, correr muita tinta. As marcas querem que os utilizadores usem os seus tinteiros, um dos componentes mais caros de toda a indústria.

O mais recente caso é, para muitos, caricato e levanta novas questões. Desta vez é a Canon que está a ser levada a tribunal, por desativar a função de scanner em algumas das suas impressoras que têm os tinteiros vazios. Isto em situações em que nem sequer iam imprimir.


Até agora a maioria das situações que eram conhecidas focavam-se nos problemas em usar tinteiros de outras marcas. As impressoras deixavam de imprimir até detetarem tinteiros originais, algo que não agrada à maioria dos utilizadores.

Esta nova situação vem colocar estes problemas num novo patamar. Do que é revelado, e vai dar origem a um processo em tribunal, a Canon terá desativado o scanner de algumas impressoras. A causa é a falta de tinta nos tinteiros desta.

Ainda que pudesse ser uma situação lógica, a verdade é que perde a razão em situações em que não vai ser feita uma impressão. É disso que se queixa David Leacraft, que viu a sua Canon Pixma MG2522 ter este comportamento.

O que este cliente alega é que a Canon está praticar marketing enganador para aumentar a venda de tinteiros. Estes em nada influenciam o processo de digitalização e envio por fax da cópia registada.

123118208417

Para mostrar o seu desagrado, David Leacraft deu entrada em tribunal com um processo, onde procura receber 5 milhões de dólares. Alega que a ausência de tinta nestes tinteiros em nada influência as restantes funcionalidades.

Este é, infelizmente, apenas mais um caso dos muitos que são associados às impressoras e aos seus tinteiros. As marcas procuram ganhar aqui muito do lucro, apostando nestes consumíveis e muitas vezes reduzindo o preço das próprias impressoras.

Exit mobile version