O setor industrial está há já vários meses a sofrer uma acentuada escassez de componentes. Este é um problema que afeta grande parte dos segmentos tecnológicos, em especial o mercado das placas gráficas.
Desta forma, as fabricantes têm o desafio de encontrar soluções como alternativa a este flagelo de hardware. Assim, agora a ASUS vai relançar a placa gráfica Nvidia GeForce GT 730, lançada em 2014.
Os consumidores desesperam para conseguir encontrar stock dos equipamentos que necessitam, mas a preços adequados ao recomendado pelas fabricantes. Com a falta de componentes, algumas marcas têm-se esforçado para encontrar alternativas. Nesse sentido, em abril noticiámos que a EVGA iria voltar a produzir a gráfica Nvidia GeForce GTX 1080 Ti, lançada originalmente em 2017.
O relançamento de GPUs mais antigas pode então ser uma solução, mesmo que temporária. Como tal, outras marcas estão a avançar com iniciativas semelhantes.
ASUS volta a lançar a gráfica GeForce GT 730 de 2014
A ASUS vai lançar novamente a sua versão personalizada da placa gráfica Nvidia GeForce GT 730, introduzida no mercado em 2014. Esta GPU é focada na produtividade silenciosa de vários monitores. O novo modelo traz, no entanto, algumas alterações visuais e melhorias em comparação com a versão original.
A nova edição da GeForce GT 730 virá com a mesma GPU GK208 baseada na arquitetura Kepler, com 384 núcleos CUDA e 902 MHz de velocidade e 927 MHz em boost.
O equipamento conta com 2GB de memória GDDR5, como tal não se destina aos jogos, muito menos à mineração de criptomoedas. Assim, este relançamento tem em vista os utilizadores que não pretendem grande desempenho, mas apenas um modelo para exibir gráficos.
Uma outra alteração é que a nova edição traz 4 saídas HDMI 1.4b, permitindo que a placa gráfica possa ser usada num sistema de vários monitores com uma resolução máxima de até 4K (3840×2160 pixels). Ocupa um único slot PCIe 2.0, para que os utilizadores possam colocar outros equipamentos nos PCIe adicionais.
Também o sistema de arrefecimento conta com alterações, sendo agora um sistema passivo, que ajudará a manter o equipamento silencioso.
Para já a ASUS ainda não revelou a data de lançamento nem o preço desta nova edição. No entanto estima-se que a nova GeForce GT 730 chegue ao mercado por 75 dólares, cerca de 64 euros numa conversão direta.