Pplware

ASUS: Conferência de Imprensa no Twin’s

O Pplware esteve presente na última conferência de imprensa da ASUS ontem no Twin’s em Lisboa, onde só a nova linha de produtos da marca poderia elevar o nível de elegância do espaço.

As novidades incidiram sobretudo na nova gama de laptops de elevado desempenho direccionados aos jogadores de elite, novos monitores com a tecnologia 3D, os novos Eee PC Seashell desenhados pelo famoso designer Karim Rashid e outros produtos vencedores de vários prémios na CES.

Leia mais sobre todos os pormenores dos novos produtos da marca cuja premissa é “design techno-chique: linhas digitalmente finas que definem a forma”.

Num espaço confortável acompanhado de música chill-out, André Gonçalves, Marketing Deputy Manager da Asus, foi quem deu início à conferência de imprensa. Depois de uma breve introdução sobre os objectivos da empresa na área da inovação, funcionalidade e elegância, começou por abordar a primeira frente de investimento: os computadores portáteis de elevado desempenho.

Asus G51J 3D

Esta gama de produtos não está nem de perto nem de longe direccionada para o utilizador comum ou gamer ocasional. Estes portáteis prometem ultrapassar as antigas barreiras de desempenho implementando ainda nova tecnologia: o 3D.

O Asus G51J 3D é o primeiro portátil do mercado com certificação Nvidia 3D Vision. Esta tecnologia utiliza uns óculos wireless e uma torre de sincronia onde é possível regular o grau de profundidade 3D, de forma a adaptar-se a qualquer utilizador. Mas é a placa gráfica que concentra a capacidade de transformar qualquer jogo, por exemplo, numa experiência rica em 3D, fazendo um duplo processamento, sendo necessário também o dobro do esforço requerido para uma mesma resolução de ecrã.

O ecrã deste portátil não funciona a 60Hz, mas sim a 120Hz permitindo uns fantásticos 120 fotogramas por segundo. Só a esta velocidade, em conjunto com os óculos 3D que acendem e apagam sucessivamente a lente esquerda e direita 120 vezes por segundo, é possível causar a fantástica sensação de imersão na realidade que salta do monitor em direcção ao utilizador.

A área dos jogos é sem dúvida um ramo interessante, dado que a tecnologia 3D se baseia na diferente percepção da imagem através de 2 câmaras, sendo “simples” a utilização de determinadas câmaras no interior de um jogo. Mas não só nos jogos se concentra o foco do G51J 3D, a visualização de filmes 3D é já uma realidade perfeitamente ao nível das grandes salas de cinema. Outras aplicações desta tecnologia incluem por exemplo a visualização de fotografias (quando forem fabricadas máquinas fotográficas 3D) ou mesmo a utilização de aplicações de desenho 3D de objectos. Imagine poder visualizar a sua futura casa em 3D e ter uma noção mundo realista das suas dimensões e profundidade.

O 3D veio para ficar. A minha primeira experiência 3D foi mesmo quando fui ver o Avatar em 3D ao cinema. Escusado será dizer que adorei e passei os primeiros 15 minutos do filme a admirar a tecnologia e as paisagens, até me “habituar”. É exactamente essa a sensação que obtive quando no final da conferência, guiada por André Gonçalves, tive a oportunidade de experimentar esta tecnologia. Quando coloquei os óculos wireless (que são bem elegantes, parecendo uns óculos da neve) e foi reproduzido um filme com cenas de um filme e uma demo de um First Person Shooter, abri a boca de espanto.

Nunca pensei que um “pequeno” portátil pudesse igualar a experiência 3D alcançada num cinema. É claro que o 3D é menos exagerado, mas isso também é possível regular na tal torre de sincronia! Tanto no filme como no jogo, era possível distinguir perfeitamente as diversas profundidades, principalmente na demo do jogo, em que o nosso jogador apontava uma sniper rifle ao inimigo e era bem visível a diferença entre a proximidade da mira e dos vários elementos da paisagem envolvente. Um espanto, sem dúvida.

“Experimente jogar Avatar ou Resident Evil 5 com esta tecnologia”, disse-me André Gonçalves. Deve ser de arrepios: o primeiro pelas paisagens paradisíacas, o segundo por imaginar os zombies mesmo em cima de nós criando um clima ainda mais assustador.

Asus G73Jh

Este portátil é também dedicado à “elite” de utilizadores que exigem o mais elevado desempenho da sua máquina. Seja para jogar, seja para trabalhar com programas que requerem um grande desempenho. Este modelo não inclui a tecnologia 3D. Mas nem por isso fica atrás do seu irmão.

O G73 foi construído utilizando um novo conceito de design e funcionalidade. Foi inspirado no Stealth, um caça de linhas rígidas e austeras, transmitindo a agressividade e resistência do seu interior. Foi criado ainda um novo conceito o Airo, que é materializado num elegante teclado deslizante, inclinado e retro-iluminado, ideal para as longas horas de jogo ou trabalho, em condições mais ou menos boas de iluminação.

A refrigeração é outro ponto forte deste conceito, através da implmentação da nova tecnologia Backflow. O Backflow é a técnica que começa por recolher o ar fresco à frente e o divide em 2 canais: um fluxo de ar para a gráfica e outro fluxo de ar para o processador, ou seja, os componentes que mais aquecem. Devido à disposição dos componentes e à forma como o ar circula no interior da máquina, a zona dos pulsos permanece sempre fresca. Por fim, o ar quente é extraído pela parte de trás, daí a denominação “Backflow”.

O G73 vem equipado com um Intel Core i7 720QM, uma ATI Mobility Radeon HD5871, até 8GB de RAM e um ecrã de mais de 17,3”. A tecnologia da Asus já muito conhecida, Power4Gear, promete deixar as capacidades de overclock e underclock à distância de um botão na própria máquina. Exigir mais quando é necessário, exigir menos para poupar bateria e recursos.

Eee PC 1008P KR

Os novos Eee PC Seashell foram desenhados pelo famoso designer industrial Karim Rashid, vencedor de inúmeros prémios internacionais e impulsionador do conceito “blobject“, objectos de linhas mordernas, elegantes e curvilíneas, fazendo parte da sua coleção techno-chiq. O objectivo da Asus com esta gama de netbooks é a disponibilização do chamado “luxo acessível”, isto é, algo funcional, prático, muito estético, que dá vontade de exibir por aí, mas mesmo assim, ao alcance da maioria das carteiras.

Tive oportunidade de experimentar este modelo em 3 cores diferentes: rosa, castanho-café e cinzento escuro. É curioso que cada uma destas cores tem uma técnica de revestimento ligeiramente diferente, sendo distinta a sensação de toque em cada uma destas cores. Por fora o netbook aparenta uma grande solidez e distinção no seu design, já por dentro volta a normal sensação de familiaridade.

Previsto na gama dos 399€, não se pode dizer que os Eee PC desenhados por este designer sejam propriamente caros. Já o seu conteúdo não é o mesmo que os seus antecessores, pois vêm dotados dos novos Intel Atom N450, um novo chipset da Intel e um disco de 250GB. Já as suas dimensões são consideravelmente reduzidas, tendo em conta a sua espessura e quanto ao peso, fica-se pelos míseros 1,1Kg.

Todos nós sabemos que o objectivo dos netbooks é totalmente distinto do objectivo dos laptops, mas não deixa de ser uma área extremamente rica e com imenso potencial, onde o utilizador deverá sentir vontade de usar o produto ao é sem invés da necessidade. Citando as palavras de André Gonçalves, este é o presente ideal para os namorados/namoradas no próximo dia 14 deste mês.

Prémios CES

Por fim foram exibidos alguns dos prémios ganhos pela empresa além dos produtos já aqui mencionados. Entre a lista dos restantes prémios encontra-se:

Conclusões

E foi assim que terminou a apresentação da Asus aos jornalistas, dos seus objectivos alcançados e dos seus objectivos para o futuro, prometendo sempre aliar o design, a estética, a funcionalidade e o desempenho.

Haveria muitas coisas mais, bem interessantes, a falar acerca de cada produto, mas infelizmente um artigo é pouco. Esperem a exploração mais dedicada e detalhada de cada um dos produtos principais apresentados nesta conferência.

Exit mobile version