Pplware

Apresentação de Produtos Sony 2010

Centro de Congressos do Estoril, 19 de Fevereiro às 14h30. Ontem estive na apresentação da gama de produtos da Sony para 2010 intitulada “Muito para descobrir”. De facto, quantidade de produtos não faltou, assim como em qualidade, tal como a Sony nos tem habituado.

Esta foi uma apresentação bastante completa, focando toda uma vasta panóplia de segmentos de mercado nos quais a Sony investirá em grande durante o ano de 2010. Constituída por uma apresentação num anfiteatro e uma tour guiada pelo enorme expositor de produtos, foram apresentados produtos desde camcorders, máquinas fotográficas, gigantes televisores, walkmans, headphones, colunas, auto-rádios, webcams, portáteis, desktops, leitores Blu-Ray, Playstations 3 e muito mais. Saiba todas as novidades em primeira mão.

Apresentação de estatísticas

Depois da espera habitual dos convidados para o evento, num grande recinto do Centro de Congressos do Estoril onde era possível experimentar um filme em 3D só para aguçar a curiosidade, eis que a imprensa é convidada a entrar num grande anfiteatro onde se daria início a uma apresentação das apostas da Sony para 2010 em Portugal.

A apresentação começou por dar a conhecer alguns dados estatísticos e objectivos da marca para 2010. A Sony está decidida a apostar mais do que nunca no mercado das TVs, que tem sofrido um crescimento de cerca de 30%, embora nos ecrãs de maior dimensão a percentagem seja ligeiramente inferior.

A Sony apresentou estatísticas mostrando ser líder do mercado português em segmentos como os headphones, Home HiFi, máquinas fotográficas digitais e camcorders. No entanto, a Sony não chega a ser líder de mercado em tecnologia pois 68% do mercado é dominado pelo segmento de TVs, no qual a Samsung é a actual líder. Embora a Sony tenha vindo a ganhar mais quota de mercado neste segmento, esta promete apostar em grande durante este ano de 2010.

make.believe

A Sony adoptou um novo slogan intitulado “make.believe” que se lê “make dot believe”. Segundo a Directora de Marketing Dania Pérez, “make” representa a habilidade para realizar algo e “believe” são as ideias. O ponto ou “dot” representa o lugar de encontro onde a inspiração se transforma em criatividade, e a criatividade se concretiza numa realidade.

Sony Bravia

A Sony Bravia é uma nova gama de televisores que pretende inovar a experiência de visualização multimédia de todos os seus consumidores. Disponível desde 22” às gigantes 66”, esta gama de televisores possui um design monolítico, isto é, é construído como uma peça única, sólida e plana que assenta numa base de alumínio de grande elegância, com 6º de inclinação, para uma visualização mais confortável em mobiliário mais baixo. A sua construção é bastante elegante, à base de materiais que contrastam em efeitos matte e glossy, tudo num design muito minimalista, ideal para uma sala de estar moderna.

Quanto às tecnologias disponibilizadas na gama Bravia, destacam-se o Motion Flow Avançado a 200Hz e o Image Blur Reduction, que procura dar mais detalhe às imagens de maior velocidade e quadriplicam o número de fotogramas das televisões convencionais a 50Hz.

Uma grande preocupação nesta gama de televisores é a integração com o mundo dos vídeos online, tão vulgarizados nos dias que correm, em que cada televisor dispõe de ligação directa à Internet por WiFi sem necessidade de utilizar quaisquer cabos. Com a sua interface simples e intuitiva é possível aceder a uma série de conteúdos online de sites como o Youtube, Dailymotion, Blip.tv, Netflix e muitos outros. Além de sites de vídeos da Intenet, a Sony tem também acordos com estações de televisão que prometem fornecer conteúdos Full HD à distância do comando da televisão. No entanto, não existe ainda qualquer tipo de acordo entre a Sony e os canais de televisão portugueses, mas espera-se que lá para o fim de 2010, princípio de 2011, a situação venha a ser diferente.

Leitores Bluray e Home Cinema

O design dos novos leitores Bluray segue também o monolítico, apresentando-se como peças únicas, marcadas pela elegância e fidelidade já características da marca. Os leitores Bluray trazem também capacidades de streaming de vídeo tal como os televisores da gama Bravia, sendo ideais para aqueles consumidores que não possuem um televisor deste tipo. É claro que os novos conjuntos home cinema adoptarão em massa estes novos leitores.

Dash

Ora aqui está algo com que fiquei agradavelmente surpreendida. Para quem não sabe, o Dash é uma espécie de tablet PC, mas de secretária, como se fosse uma moldura digital que fica sobre uma mesa e permite que o utilizador navegue livremente na Internet de uma forma bastante portátil. A Sony apelida-o de “visualizador de Internet pessoal”. O concorrente mais próximo deste produto é mesmo o iPad da Apple, mas na minha opinião destinar-se-ão a segmentos de consumidores diferentes.

O Dash é dotado de uma conexão 3G integrada que lhe permite estar sempre ligado à web. Existem ainda mais de 10.000 aplicações grátis para o Dash, prontas a instalar. Este será inicialmente lançado nos EUA em Abril de 2010 por $199, mas não se prevê para quando estará disponível na Europa. Uma pena, na minha opinião…

Playstation 3 e Playstation Network

A Playstation 3 foi já lançada em 2006 (como o tempo passa!) e mais tarde foi inaugurada a Playstation Network, um serviço online de conteúdos multimédia para a consola de jogos. A Playstation Network conta com mais de 2.700 filmes, 16.000 episódios de séries de TV, 38 milhões de contas registadas em 36 países e 12 idiomas. Por mês são descarregados mais de 25 petabytes de dados, o equivalente a 5 milhões de DVDs.

A Sony espera colocar todos os seus produtos: PS3, PSP, TV e leitores Bluray em sintonia com a Playstation Network para que possam partilhar facilmente conteúdos. Tem também uma série de parcerias com companhias como a Walt Disney Pictures, a Warner Bros, Universal, Paramount Pictures, Sony Pictures e 20th Century Fox.

Handycam

No segmento das máquinas de filmar, a Sony pretende manter-se como líder de mercado, dotando os seus novos modelos de um scan progressivo Full HD e 3 sensores Exmor CMOS que prometem ser capazes de filmar em condições de luminosidade muito más. Com esta tecnologia, a qualidade de imagem é 2 vezes superior, sendo ideal para as filmagens em interiores e no amanhacer e anoitecer.

O SeadyShot, o estabilizador de imagem das Handycam, está melhor do que nunca. Tive a oportunidade de ver no stand de produtos 2 Handycams sobre uma superfície instável, sempre a tremer, uma Handycam com SteadyShot e outra sem esta tecnologia. A diferença é abismal: pouco ou nada se nota a movimentação da imagem na máquina com Steady Shot. Mesmo muito bom.

O Golf Shot é outra novidade da Handycam, este permite dividir um filme numa sequência de imagens perfeitamente nítidas, como se fossem fotografias ao longo do tempo. O nome vem da possível aplicabilidade na modalidade desportiva, em que será possível aperfeiçoar o “swing” através da análise dos diferentes fotogramas.

Bloggie

A Sony lançou uma nova submarca, o Bloggie. O Bloggie é uma câmara de filmar com a particularidade de possuir uma lente de 360º, isto é, é possível filmar em todas as direcções ao mesmo tempo. O Bloggie é primariamente destinado a um segmento de mercado específico, os jovens da Internet adeptos do video-blogging, sendo o Bloggie uma espécie de ferramenta de crónica online da vida.

Como é uma câmara pequena, praticamente do tamanho de um telemóvel, poderá andar sempre no bolso do utilizador, sempre pronta a capturar aquele momento e partilhar directamente os vídeos no Youtube, no Facebook e noutras redes sociais.

E não pense que a qualidade foi descurada: o Bloggie permite gravar clips em Full HD e capturar imagens a 5 Megapíxeis.

Cybershot

A gama das máquinas fotográficas Sony. Nestes novos produtos, a tecnologia que permite capturar imagens panorâmicas está melhor do nunca, permitindo imagens em panorama sem grande intervenção por parte do utilizador. Possui ainda um sensor Exmor CMOS para conseguir capturar fotografias em condições de luminosidade adversas e, pela primeira vez, consegue capturar vídeos em Full HD!

Outra grande novidade das novas Cybershot é a inclusão de navegação GPS e Compass (direcção). Desta forma é possível saber a localização exacta da fotografia utilizando o Google Earth. Nunca mais se esquecerá do local das fotografias.

Existe ainda uma versão destas máquinas resistente a líquidos e com capacidade de estar submersa até 3 metros de profundidade, permitindo tirar fotos panorâmicas debaixo de água! Na visita guiada pelo stand de produtos, o gestor de produto deste segmento deixou cair por várias vezes a câmara fotográfica dentro do aquário da imagem, para comprovar a sua resistência.

Vaio

A Sony estabeleceu um objectivo: diminuir em 30% o consumo de energia. Foi inspirada nesta premissa que criou a Série W um portátil totalmente ecológico, com baixo consumo de recursos e construído a partir de plástico reciclável, incluindo a sua própria bolsa. Tive depois oportunidade de verificar, este portátil tem as características típicas de um netbook, em termos de processamento e memória.

A Série F da Vaio destina-se a um mercado mais exigente, aos utilizadores que precisem de uma máquina direccionada para a multimédia, edição de vídeo e imagem e também para os videojogos.

Finalmente a Série Z representa o segmento dos ultra-portáteis, pesando apenas 1,4KG e construídos em fibra de carbono, extremamente leva mas muito resistente. Mesmo considerando o seu reduzido peso e espessura, estes portáteis vêm dotados de uma saída HDMI e leitor Bluray.

O 3D veio para ficar

A Sony celebrou um acordo com a empresa Real D por forma a fornecer aos consumidores o melhor material óptico do mercado. Como é do vosso conhecimento, a tecnologia 3D requer a utilização de uns óculos especiais e de TVs da gama Bravia preparadas para o efeito. No entanto, o tipo de tecnologia 3D utilizado não é a mesma dos cinemas. De facto, é igual à tecnologia utilizada pela Asus em parceria com a Nvidia, como tive oportunidade de vos contar há exactamente 2 semanas.

De facto o 3D tem sido uma área na qual a Sony tem investido brutalmente. Recordem-se que o filme mais caro de sempre, o Avatar, que só foi realizado actualmente devido à tecnologia ainda não suficientemente desenvolvida, foi filmado com câmaras 3D da Sony, as tais câmaras “xpto” pelas quais o Sr. James Cameron esperou. Resta ainda dizer que as receitas de bilheteira do Avatar em 2 meses cobriram totalmente as despesas de realização do filme.

Além da colaboração com a Sony Pictures, existe também o acordo com a Sony Music em que estão previstas cada vez mais gravações de concertos em 3D que posteriormente poderão ser visualizados ou nos cinemas ou no conforto de casa nos leitores Bluray.

A Sony tem também os direitos de transmissão do Mundial de Futebol da África do Sul, cujos jogos serão gravados em Bluray, assim como os jogos da PGA Tour, o que entusiasmará os fãs de golfe. Nos EUA será ainda lançado a versão 3D do canal de desporto ESPN.

Quanto à adaptação da Playstation 3 ao 3D, será apenas necessário o descarregamento de uma actualização de software via Playstation Network e a partir deste momento a PS3 será 100% compatível com os filmes e jogos que utilizem esta tecnologia. Ainda na gama de televisores Bravia, já citados anteriormente, existirão modelos com Full HD 3D assim como ecrãs OLED com esta tecnologia, o mesmo é aplicável para os leitores Bluray.

Conclusões

E este foi o fim de uma longa apresentação de produtos que deixariam qualquer um de água na boca. A Sony investe mais uma vez em produtos de valor, primando pela sua qualidade. É certo que não estão ao alcance de qualquer um, mas neste caso, a qualidade paga-se. E bem. Quanto a preços e datas de lançamento concretas, não nos deram muito mais informação, de modo que apenas nos resta esperar para ver… E ver o que irá sair deste novo mundo cada vez mais hi tech.

Exit mobile version