Um dos grandes problemas nos equipamentos modernos é mesmo a refrigeração. Com processadores cada vez mais potentes, as temperaturas atingidas dentro destes são já um factor ameaçador ao utilizador. Há claramente um esforço das grandes marcas para contornar este problema e já se ouvem rumores de avanços nesse sentido.
A refrigeração a água parece ser o caminho e marcas como a Apple, Samsung, HTC e Nec já estão lançadas nele!
A NEC lançou um smartphone, como informa a Digitimes, com o nome de X06E que utiliza um tubo de calor para resfriar o dispositivo. A Apple, segundo alguns rumores, assim como outros players deste segmento dos smartphones, está a desenvolver um sistema de dissipação, no iPhone, também baseado num líquido de arrefecimento, graças ao uso desses tubos de calor com 0,6 mm de espessura.
É uma ideia muito interessante e experimentada com êxito no segmento desktop, desde há muitos anos, mas este tipo de projecto tem de chegar a um modelo concreto, que possa ser visto num modelo e negócio, até estar integrado num iPhone.
Segundo informações, esta resistência no modelo de negócio na tecnologia tem a ver com o baixo nível de sucesso na taxa de fabricantes japoneses e taiwaneses de produção deste tipo de tubo, actualmente registada como apenas 30%, o que é claramente insuficiente para satisfazer as necessidades dos grandes fabricantes, como é o caso da Apple. Todas as indicações são de que esta taxa não vai melhorar até final de 2013, assim, será muito difícil ver a Apple ou mesmo a Samsung com equipamentos refrigerados a água pelo menos até ao fim de 2014.