Pplware

Análise Samsung QX 510 – Grande Bomba…

O mercado dos portáteis tem sido fortemente dominado pelos pequenos netbooks que, embora tenham imensa portabilidade, nem sempre conseguem responder favoravelmente aos trabalhos mais exigentes. Mesmo com poderosos processadores, estas máquinas têm fragilidades, por isso existe um segmento maduro, talhado para as exigentes tarefas sem perdermos a portabilidade que caracteriza um crescente mercado dos computadores.

Naturalmente que algumas marcas não limitaram as suas ofertas aos netbooks e continuaram a apostar nos PC’s de gama alta. A Samsung é uma dessas marcas e disponibilizou-nos para analise uma das suas mais recentes propostas no mercado dos portáteis de topo. O QX510 foi a máquina que nos colocaram à disposição e a sua utilização veio a tornar-se uma surpresa agradável.

Utilização

Ao principio e quando abri a caixa deste portátil, pensei que tinha havido algum engano. O seu aspecto era de uma outra máquina, de uma outra linhagem de equipamentos… pois o seu corpo era todo em alumínio mostrando um elevado cuidado na sua construção. O logotipo da Samsung não deixava muita margem para dúvidas, era mesmo o QX510 que eu tinha em mãos.

Ao abrir a máquina, a primeira sensação foi de curiosidade face ao aproveitamento que a Samsung fez da base do computador. Por norma, as marcas colocam teclados e touchpads pequenos, deixando para os pulsos espaços demasiadamente despidos. Neste caso, a Samsung apostou num melhor aproveitamento para expandir este elementos de input.

Não fiquei por isso menos contente, muito pelo contrário, pois ficou imediatamente destacada a qualidade de construção e a atenção aos pormenores que a Samsung colocou nesta máquina.

A lista de predicados que a acompanhavam era uma segunda dúvida que eu tinha. Parecia-me um pouco demais para uma máquina deste tipo. Mas na verdade tudo o que estava prometido na folha de especificações acabou por se tornar uma realidade.

Apesar de ser um portátil de 15 polegadas não acusa o peso normal que estas máquinas têm. Provavelmente fruto da utilização em larga escala do alumínio. É por isso facilmente transportável.

Outro ponto a ressalvar é a sua grande capacidade de bateria. Este baixo consumo resulta de uma característica que não é comum nos portáteis. O QX510 traz duas placas gráficas. Uma NVIDIA GeForce GT 420M, talhada para uma utilização multimédia intensiva e uma Intel HD Graphics. Quando não existe necessidade de processamento gráfico a NVIDIA desliga-se e a Intel assume a responsabilidade de produzir os gráficos. Deste binómio gráfico resulta um excelente equilibrio energetico, tendo em conta que um dos elementos que mais consome energia é o processador gráfico.

« página anterior pág. 1 página seguinte »

Características

Como disse anteriormente, as especificações deste Samsung colocam-no na gama mais elevada dos portáteis. O processador, um Intel Core i5, muito recente e muito poderoso, aliado a 4 Gigas de memória prometem uma capacidade de processamento elevada. O disco de 640GB tem espaço mais que suficiente para guardarmos todos os nossos elementos multimédia (músicas, filmes e fotos) e dados da nossa vida profissional.

Ao nível do processamento gráfico salientamos, novamente, o sistema Híbrido NVIDIA Optimus que conjuga o processamento de uma NVIDIA GeForce GT 420M com uma Intel HD Graphics, o que garante uma excelente capacidade gráfica aliado um baixo consumo energético.

As portas USB que equipam o QX510 são já USB3 e que uma delas tem o sistema Sleep-and-Charge, o que permite carregarem qualquer equipamento com alimentação USB com o portátil completamente desligado.

Características técnicas:

Ao nível da construção, este portátil foi muito bem concebido. O alumínio impera na tampa e na zona do teclado, os plásticos, de qualidade, equipam a zona inferior e lateral.

Nestas zonas estão todas as portas de comunicação de e para o QX510. Na lateral esquerda temos a ligação para o carregados eléctrico, uma porta de rede, a ligação a um monitor externo, uma zona escondida e protegida, que alberga 1 porta HDMI e 3 portas USB e as ligações de áudio.

Do lado oposto, na lateral direita, temos mais uma porta USB, o leitor de cartões de memória e o leitor de DVD.

O teclado que acompanha o QX510 é de grandes dimensões e está bem posicionado na máquina. Está colocado numa zona próxima do ecrã, o que permite que seja dado muito espaço ao touchpad de grandes dimensões. Desta forma evitamos estar a tocar constantemente no touchpad e temos uma boa zona de apoio para os pulsos.

O touchpad tem umas dimensões superiores ao que é normal ser encontrado em equipamentos desta gama e permite uma fácil utilização. Esta opção permite que o usemos com maior facilidade e com maior precisão. São suportadas as funções de multi-toque, navegação e zoom.

Conclusões

Como tínhamos já adiantado neste artigo em que fizemos a apresentação da nova linha de portáteis da Samsung, o QX510 é um portátil que se enquadra na categoria “premium”: um notebook que alia o excelente desempenho com o seu potente Intel Core i5 à poupança energética do sistema gráfico híbrido.

O preço não é o mais convidativo, mas se tiverem em conta as suas capacidades técnicas e o hardware que o equipa vão dar esse valor por bem empregue. É um portátil que se adequa perfeitamente ao trabalho mais exigente e também ao consumidor que pretende fazer dele uma máquina de jogos com alto desempenho!

Fast Start

O seu peso não é elevado e as suas capacidades de poupança energética fazem com que consigam ter 7 horas de utilização. O sistema Fast Start irá permitir que consigam ter o vosso Windows disponível em apenas 3 segundos, após abrirem a tampa do QX510.

Se o adquirirem vão estar a levar para casa uma máquina muito potente, quer ao nível do processamento quer ao nível das suas outras características técnicas.

Segundo Nuno Cunha, responsável pela área de computadores da Samsung Electrónica Portuguesa:

A série QX é a obra-prima da divisão informática da Samsung. Esta série incorpora um design de elevada qualidade, um desempenho potente e as funcionalidades de comunicação e multimédia mais recentes.

A melhor parte desta análise não vos vai ser mostrada agora, mas sim em breve. Estejam atentos ao Pplware pois vão surgir novidades relacionadas com esta excelente máquina. O QX510 ainda vai dar que falar.

Estejam atentos…


Press Release
Samsung QX510: Um Notebook Premium

Uma estrutura simplificada, com design de saída de ar que incorpora o processador Intel Quad-Core i5 para uma experiência intensa sem comprometer a mobilidade

A Samsung Electrónica Portuguesa, apresentou hoje a sua nova linha de notebooks QX, a série premium da Samsung, que se adaptam a qualquer estilo de vida. Desta série faz parte o QX510 que tem um ecrã de 15,6’’. Este notebook topo de gama foi concebido com os melhores materiais, de modo a proporcionar o máximo desempenho e mobilidade. Os profissionais cujo trabalho exige uma grande mobilidade vão querer este notebook, que espelha a sua paixão pelo desempenho, com um impressionante conjunto de funcionalidades e um design que em nada compromete a sua eficiência.

Nuno Cunha, responsável pela área de computadores da Samsung Electrónica Portuguesa, afirmou que “a série QX é a obra-prima da divisão informática da Samsung.Esta série incorpora um design de elevada qualidade, um desempenho potente e as funcionalidades de comunicação e multimédia mais recentes”.

Desempenho potente

Em trabalho ou a jogar, a série QX combina a tecnologia mais recente com um extenso conjunto de funcionalidades, para além disso, graças aos processadores Intel® Core™i5 e à abordagem híbrida da visualização gráfica, esta série permitirá ao utilizador beneficiar da melhor experiência móvel de sempre.

Para obter uma maior autonomia da bateria, os computadores desta série, utilizam o processador gráfico interno da Intel, mudando automaticamente para a placa gráfica nVIDIA GT420M de 1Gb para apresentação de vídeo de Alta Definição ou jogos.

Para garantir um acesso conveniente e sem precedentes a uma experiência realmente multimédia, a gama QX oferece controlos multimédia dedicados, altifalantes potentes e uma câmara acústica maior, aprimorada pelo Som Premium SRS 3D realista.

A bateria de polímero de lítio de alta qualidade da série QX possibilita até 7 horas de vida útil da bateria, dependendo da sua utilização. A série QX vem equipada com a tecnologia Express Charging Mode da Samsung que permite reduzir os tempos de carregamento e fornecer uma bateria totalmente carregada em apenas 2 a 3 horas, garantindo que a série QX seja o parceiro ideal para uma experiência de trabalho realmente móvel.

Estilo sem comprometer a eficiência O design simplificado da série QX, com saída de ar no exterior, torna os notebooks tão apelativos como potentes. A caixa robusta e resistente aos riscos é extremamente durável e oferece uma excelente protecção e uma fiabilidade superior. Esta série é capaz de suportar os toques e os riscos do dia-a-dia.

A combinação da parte de trás em alumínio com o ecrã LED unido com portas laterais que ocultam diversas entradas de ligação, asseguram um perfil suave e inquebrável.

A Samsung também incorporou um teclado de ilha elegante e funcional e um controlo gestual sem botões, que suporta uma interface para vários dedos que aumenta a precisão e a velocidade.

Utilidade, velocidade e comodidade Ao compreender as actuais exigências dos profissionais, a Samsung desenvolveu várias funcionalidades na série QX que maximizam a utilidade, a velocidade e a comodidade. A funcionalidade Fast Start da Samsung permite começar a trabalhar 3 segundos após a abertura do ecrã do QX permitindo uma mobilidade em ligação permanente. Equipada com as funcionalidades AllShareTM e Easy File Share da Samsung, a série QX foi concebida para proporcionar uma partilha de conteúdos simples e conveniente entre vários dispositivos.

A porta USB Sleep-and-Charge da Samsung, permite-lhe carregar o seu smartphone, câmara digital ou outros dispositivos electrónicos quando estes ficarem sem bateria, sem ter que ligar o notebook.


Homepage: Samsung QX510

« página anterior pág. 2 página seguinte »

Exit mobile version