Nesta Quarta-Feira apresentamos a análise do Samsung Galaxy Tab 2 10.1, um equipamento muito bom, agora dando continuidade, vamos hoje apresentar a análise da versão de 7 polegadas.
O Samsung Galaxy Tab 2 10.1, agradou no geral dos leitores, vamos ver se esta versão irá igualmente agradar.
Igualmente como na outra análise, vamos apresentar o máximo de detalhes possível, algumas comparações, principais características e outros detalhes.
1 – Características gerais
- Especificações gerais
- Caixa
2 – Hardware e design
- Ecrã
- SoC (CPU e GPU)
- Câmaras
- Design e botões
- Armazenamento
3 – Software
- Android e a interface TouchWiz
- Aplicações exclusivas
4 – Performance e autonomia
- Benchmarks gerais
- Interacção com alguns dos melhores jogos da Play Store
- Bateria
1 – Características gerais
Especificações gerais
Sistema Operativo: Android 4.0.3 com TouchWiz UX UI
CPU: Dual-Core 1GHz Cortex-A9
Chipset (SoC): TI OMAP 4430
RAM: 1GB
Ecrã: PLS TFT 7″ 600 x 1024 pixeis
Câmara: Principal – 3.15 MP (2048×1536 pixeis), Secundária: VGA
Zoom: Até 4x na câmara principal
Vídeo: 720p a 30fps
Especificações Completas
Dimensões: 193.7 x 122.4 x 10.5 mmPeso: 345 g
Protecção: Corning Gorilla Glass
Sensores: Accelerometer, Giroscópio e Compasso
Armazenamento: 16GB / 32GB
Conectividade: Bluetooth 3.0 com A2DP, HS
– USB 2.0 com conector de 30 pinos
– Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Wi-Fi Direct, dual-band, Wi-Fi hotspot
Rede: 2G – GSM 850 / 900 / 1800 / 1900, 3G – HSDPA 900 / 2100
GPS: Sim com suporte a A-GPS e GLONASS
Interfaces: Conector de 30 pinos, slot para cartão MicroSD e slot para cartão SIM
Extras: SMS, MMS, Email, Push Email, IM, HTML e Adobe Flash
– Reprodução de vídeos MP4/DivX/Xvid/FLV/MKV (sem DTS)/H.264/H.263
– TV-Out
– Audio Player MP3/WAV/eAAC+/Flac
Bateria: Não removível de 4000 mAh Li-Ion (Lithium-Ion)
Caixa
Tal como foi mencionado no unboxing, o Samsung Galaxy Tab 2 7.0 vem acompanhado com um cabo USB com conector de 30 pinos, um adaptador para ligar à ficha eléctrica e manuais.
2 – Hardware e design
Ecrã
Este tablet tem incorporado um ecrã de 7″ Super PLS capaz de reproduzir imagens e vídeos com uma qualidade superior à reproduzida pela maioria dos tablets incorporados com tecnologia IPS.
Tem uma resolução de 600 x 1024 pixeis com cerca de 170 ppp, são superiores aos presentes no ecrã do de 10.1″ o que levam a que a qualidade das imagens e da câmara seja melhor, nas continua a ser possível a visualização de pixeis a olho nu. A luminosidade e clareza do ecrã é suficiente para uma boa visualização em ambientes abertos ao sol ou com bastante luz.
Apesar de ser revestido com Corning Gorilla Glass, não parece ser resistente às marcas dos dedos, em menos de nada, aparecem boa quantidade de marcas de como mexemos no ecrã.
A qualidade de reprodução de imagem e vídeo está dentro daquilo que esperava, poderia ser melhor é verdade, mas também não podemos esperar muito melhor de um PLS, por isso que actualmente se usa o True IPS, por ser muito superior.
Um ecrã de 7 polegadas é ideal para quando não dá jeito usar um de 10 polegadas, por exemplo, nos transportes públicos, também é ideal para jogos que necessitem da interacção dos dedos e sensores, também é bom para escrever textos, email, ver páginas web, etc.
SoC (CPU e GPU)
Igualmente como no 10.1″, este tem um SoC TI OMAP 4430, Dual-Core 1GHz Cortex-A9.
Realizei vários testes ao CPU e os resultados podem ser bastante agradáveis, só em algumas situações, como ver um filme 720p, é que houve um processamento mais elevado e um consumo de bateria mais elevado, em modo standby ou em consumo normal 300 ~500MHz, durante os jogos que experimentei, subiu o processamento e o consumo de bateria foi um pouco mais elevado, no entanto, não tão elevado como a ver um filme Full HD.
Durante os testes não presenciei qualquer crash ou freezes, mesmo a jogar Need For Speed Most Wanted, no de 10″ aparecia um pouco em slow motion, neste, o jogo funciona lindamente sem slow motion o mesmo se verifica no Asphalt 7 Heat e no Modern Combat.
Este SoC tem um GPU PowerVR SGX540, o mesmo presente em todos os equipamentos com o SoC Hummingbird (Ex. Galaxy S e Galaxy Tab), Samsung Galaxy Nexus e entre outros, apesar de ser um Dual-Core, suporta praticamente todo o tipo de trabalhos e processamento gráfico.
Câmaras
A qualidade da câmara é bastante boa, não é excepcional, mas está dentro daquilo que uma boa câmara de 3.15MPx pode proporcionar. Um dos pontos fracos é não ter flash, é realmente uma pena pois em alguns sítios mais escuros a qualidade das fotografias ficam mesmo más sem qualidade.
Ao contrário do Samsung Galaxy Tab 2 10.1, este tem zoom até 4x.
A câmara frontal é VGA, não estava à espera de algo muito melhor a julgar que a câmara principal é só de 3.15MPx, as imagens ficam bastante escuras e sem muita qualidade, mas é a qualidade normal para uma câmara deste tipo.
Design e botões
O design deste tablet é igual ao do de 10 polegadas, logo, é igualmente bastante elegante, e tem uma boa ergonomia por conseguirmos segurar o tablet com as duas mão sem interferirmos no ecrã.
O tablet é em plástico igualmente, mas é um plástico de grande qualidade podendo mesmo igualar à resistência do alumínio, mas a cor por ser brilhante é igualmente alvo fácil de riscos.
Na parte superior temos o auscultador, os sensores de luminosidade e proximidade e a câmara frontal. Mais uma vez a organização dos sensores não é a melhor.
Na parte superior está o conector de 3.5mm e possivelmente um microfone, digo possivelmente por não saber bem do que se trata o pequeno orifício ao lado do conector, na lateral esquerda estão os slots para cartão MicroSD e SIM. A organização dos botões e dos slots, na minha opinião, não podia ser melhor.
Armazenamento
Este tablet existe tanto em 16GB como em 32GB, o usado para esta análise é de 16GB. O espaço livre e utilizavel é pouco mais de 11GB, o restante espaço é usado pelo sistema, uma boa parte do espaço usado pelo sistema é da interface TouchWiz que mesmo nos smartphones ocupa uma boa porção do espaço reservado ao sistema.
« página anterior pág. 1/2 página seguinte »
3 – Software
Android e a interface TouchWiz
A versão do Android que o Samsung Galaxy Tab 2 7.0 trás é a 4.0.3, actualmente desactualizado uma vez que já existem as versões 4.1 e 4.2. Este tablet tem capacidade suficiente para suportar o Android 4.1 sem necessidade de remoção de funcionalidades e recursos do Android.
Igualmente estava previsto sair durante o mês de Dezembro uma actualização para o Android 4.1, no entanto, até ao momento, ainda só existe um leak oficial da versão que iria sair nas Filipinas.
A versão do kernel é a 3.0.8, não é das mais recentes, a última versão que saiu é a 3.3, mas é o suficiente para suportar todas as funcionalidades do Android 4.0, 4.1 e 4.2, que necessitam de no mínimo a versão 3.0, apesar de não ter tantas falhas corrigidas e recursos como as versões mais recentes.
Aplicações exclusivas
AllShare – Permite a partilha de ficheiros multimédia entre dispositivos ligados à mesma rede, mais ou menos como tornar o tablet num disco multimédia, com certificação DLNA.
ChatOn – Trata-se de uma aplicação chat, tal como o nome indica, é necessário o uso de uma conta Samsung, que pode ser criada ao aceder à aplicação.
Game Hub – É um portal de jogos que podemos descarregar para o equipamento.
Memor. – Quer dizer Memorando em português, é uma aplicação que funciona como um bloco de notas onde podemos adicionar linhas de coisas para não nos esquecermos.
Music Hub – É um portal de música do género iTunes, onde aparece os álbuns em destaque e onde podemos comprar o álbum ou músicas em separado.
S Planner – E uma agenda exclusiva Samsung onde podemos fazer marcações, etc.
S Suggest – É um portal de sugestões de aplicações e jogos, tanto podem ser sugestões de amigos como de outras pessoas da rede. Necessita de conta Samsung pois trabalha com o Samsung Apps.
Samsung Apps – É semelhante ao Google Play, é uma loja de aplicações e jogos.
4 – Performance e autonomia
Estes benchmarks foram realizados sobre as configurações que vêm de fábrica, portanto posso garantir que os resultados são completamente reais dependendo só da própria avaliação das aplicações usadas para os testes.
Browser
Autonomia
Este tablet tem uma bateria de 4000 mAh Li-Ion e era de se esperar uma autonomia muito boa.
Fiz um teste extensivo de bateria no GLBenchmark no modo Egypt HD C24Z16 com luminosidade a 100% e a 30 FPS, e o teste durou acima de 1 hora e 40 minutos (teste incompleto).
Em stand by dura acima de 1 semana, em consumo normal, uma semana ou perto. Eu como uso luminosidade automática, influência a duração da bateria, mas luminosidade ao máximo, a bateria deverá aguentar uns 4 5 dias (mais ou menos).
A jogar, experimentei só com o Need For Speed Most Wanted e deu para quase 2 horas de jogo, o que é muito bom.
Prós
- Processamento gráfico e geral
- Design
- Autonomia muito boa
- Simplicidade no uso e na forma como podemos segurar no tablet
- Ecrã de 7 polegadas, ideal para usar em sitios que um de 10″ é incomodo
- Qualidade da câmara em ambientes claros
- Recepção de Wi-Fi
- Captação de sinal GPS
- Slot para cartão MicroSD e SIM
- Som stereo
- Zoom até 4x
Contras
- Não tem flash
- Não é resistente às marcas dos dedos
- Não ter actualização para Android 4.1 ou superior
- Sensores mal distribuídos no qual estraga um pouco o design
- A câmara poderia ser melhor
- Preço, poderia ser mais baixo face à forte concorrência
Conclusão
Como o Samsung Galaxy Tab 2 10.1, este é também um excelente tablet, fiquei bastante tentado em lhe dar uso como smartphone de 7″ (um tipo de Galaxy Note um pouco maior).
O preço poderia mais baixo uma vez que existe forte concorrência nos tablets de 7″, como o Nexus 7.
Gostei bastante de testar este tablet, mais do que o de 10 polegadas.
O Pplware agradece à Samsung pela cedência deste equipamento para esta análise.
« página anterior pág. 2/2 página seguinte »