Pplware

Análise: router Asus RT-AC56U

O router é um elemento imprescindível numa rede de dados, seja ela doméstica ou empresarial. Funções como controlo de acesso, qualidade de serviço, firewall e gestão das redes LAN e WLAN são comuns à generalidade dos routers, mas agora estamos na era online! E que tal o router ser capaz de suportar a nossa cloud?

É exactamente isso que a Asus promete com este router. Além de características de topo como Wi-Fi 802.11ac de 5ª geração, 4x LAN Gigabit e capacidade de partilha de ligação de dados 3G/4G, pode configurar um servidor de conteúdos online aliado a uma porta USB 3.0, de modo a obter o máximo partido da largura de banda das interfaces envolvidas.

Conheça mais acerca desta gama de routers.

É determinante que os routers acompanhem a evolução na tecnologia de transmissão de dados. De nada vale ter um computador ou um smartphone com a mais recente geração de redes sem-fios, norma 802.11ac, quando depois são utilizados apenas com um router compatível apenas com 802.11n, por exemplo.

     

Para que um router tenha todas as tecnologias mais recentes, é óbvio que isso se vá traduzir no preço… mas adicionalmente está disponível um firmware mais refinado e muito completo, adequado ao conceito Cloud e de utilização muito simples.

 

1. Características

O router Asus RT-AC56U tem um design moderno, do género de uma moldura fotográfica, tem boa qualidade de construção e é relativamente compacto dadas as características que possui. O seu formato vertical permite poupar espaço no local onde é utilizado e não tem qualquer antena externa, o que também o torna interessante. Como desvantagem, há a impossibilidade de ser montado numa parede.

Trata-se de um router sem modem, onde a entrada de dados de Internet é feita via interface RJ45. Como já referido, destaca-se por ter a norma 802.11ac onde utiliza duas bandas concorrentes, 2.4 GHz e 5 GHz, traduzindo-se respectivamente em 300 Mbps + 867 Mbps, totalizando assim 1167 Mbps. Na prática, isso permite que diferentes tarefas não colidam na mesma banda de utilização. É possível, por exemplo, usar a banda de menor taxa de transferência para tarefas mais básicas como navegação ou transferência de pequenos ficheiros, e a banda mais rápida para difusão de conteúdos HD ou outros que necessitem de rendimento elevado.

Possui duas portas USB, uma 3.0 e outra 2.0, que podem ser utilizadas para ligar qualquer tipo de armazenamento de ficheiros, para integrar no servidor de partilha, ou para ligar outro tipo de dispositivos como impressoras ou modems 3G/4G.

A tecnologia Asus AiRadar permite melhorar o desempenho geral de toda a rede sem-fios, fazendo uso da tecnologia beamforming 802.11ac. Consiste numa amplificação direccionada do sinal, de modo a garantir uma melhor cobertura.

A par disso, tem 4 portas LAN Gigabit, segurança WPA/WPA2 e WPS, suporte para IPv6, DNS dinâmico e VPN integrada. Em termos de processamento, inclui um CPU dual-core ARM Cortex A9 a 800MHz, com 256MB RAM DDR3.

     

 

2. Funcionalidades

A configuração neste router é do mais simples que já utilizei. Na primeira vez que é ligado, as redes Wi-Fi estão abertas e, assim que o utilizador se liga, é solicitado para configurar o código para acesso à rede Wi-Fi e à administração e forma de funcionamento do router na rede onde está inserido.

A interface de utilização é bastante intuitiva e não é preciso mais que 1 minuto para que a rede Wi-Fi e a Internet fiquem a funcionar sem problemas.

 

Asus AiCloud

Esta funcionalidade permite aceder de forma simples e rápida aos conteúdos existentes no armazenamento USB ligado ao router ou a conteúdos presentes na Cloud Storage ou a uma outra rede que se pretenda configurar.

Após estar configurado, para aceder basta abrir um browser e colocar as respectivas credenciais de acesso. A partir daí basta aceder aos conteúdos.

Adicionalmente, é também possível aceder a partir de um dispositivo móvel, quer seja Android ou iOS.

A par com esta funcionalidade existe o AiDisk que não é mais que um servidor FTP. Após configurado, permite aceder a todos os conteúdos tal como estivesse a ser utilizada a rede doméstica.

 

Rede hóspede

É muito comum partilhar a rede com amigos ou conhecidos, mas hoje em dia é importante fazer esse procedimento sempre com cautela. Para ajudar nesse prevenção, o Asus RT-AC56U permite configurar 6 redes Wi-Fi adicionais (3 por cada canal) com configuração de restrições e possibilidade de limitar em tempo de acesso.

Esta é também uma óptima solução para quem tem um estabelecimento público e pretende partilhar uma ligação à Internet, de forma a que ninguém interfira com a rede local do estabelecimento.

 

Gestão de tráfego

Dependendo da qualidade da ligação à Internet e, principalmente, do tipo de conteúdos a transferir, é extremamente importante que a ligação seja monitorizada e controlada activamente, de forma a que o rendimento seja máximo em acessos simultâneos.

Dependendo da prioridade de acesso que se pretenda para determinado tipo de conteúdos, é possível configurar tudo consoante a preferência e as necessidades dos utilizadores da rede.

 

Outras funcionalidades

A par das funcionalidades típicas de um router, este router tem ainda outras funcionalidades que se destacam no âmbito de routers domésticos:

 

3. Desempenho

Relativamente à largura de banda da ligação Wi-Fi 802.11ac, tipicamente o valor total é de 1750 Mbps, proveniente de 1300 Mbps em 5 GHz e 450 Mbps em 2.4 GHz. Neste router em concreto, a interface Wi-Fi está limitada, tendo apenas um array de 2×2 antenas em vez de 3×3 antenas, conseguido portanto apenas 2/3 do valor máximo teórico expectável.

Para quem, como eu, está habituado a utilizar e a transferir alguns conteúdos por uma rede Wi-Fi norma 802.11n (e por vezes 802.11g), tudo é maravilhoso quando não se nota que a transferência está a ocorrer pela rede e sem fios!

Para testar o desempenho, foi utilizado um ficheiro de 2GB armazenado num disco HDD cujo PC tinha uma ligação física Gigabit até ao router. O PC que recebeu o ficheiro tem um disco SSD e Wi-Fi 802.11ac.

Teste na rede 802.11ac (5GHz)

No teste de 15 metros com uma parede, a largura de banda atingida foi sem dúvida prejudicada pela parede mas, de acordo com alguns dados reportados relativos ao router Asus RT-AC68U (que tem 3×3 arrays de antenas), a taxa de transferência em condições semelhantes é bastante superior.

Foram realizados mais 2 testes, de modo a demonstrar a diferença entre as normas e frequências.

Teste na rede 802.11n (5GHz)

Teste na rede 802.11n (2.4GHz)

Quanto aos testes de leitura via USB com uma PEN de 32GB USB 3.0 (velocidade de leitura de 75 MB/s), na porta 3.0 a velocidade máxima foi de 42 MB/s e na porta 2.0 foi de 26 MB/s.

Relativamente à ligação física Ethernet Gigabit, não houve necessidade de efectuar testes.

 

4. Veredicto

Se tem um pequeno escritório, um estabelecimento público ou simplesmente pretende ter uma boa e completa rede doméstica, então esta é uma opção a considerar fortemente.

Este Asus RT-AC56U é dos routers com 802.11ac mais baratos que conseguirá encontrar. Comparando com bons routers com apenas 802.11n, é definitivamente preferível investir um pouco mais e ter uma rede preparada para mais uns anos.

Em termos da interface de utilizador, a sua rapidez e simplicidade é sem dúvida um ponto positivo. Este router tem recebido actualizações de segurança e funcionalidade, pelo que pode contar com o suporte actual da marca.

Os serviços que inclui conseguirão enriquecer a sua rede doméstica e o acesso aos seus conteúdos pessoais poderá ser agora muito mais rápido e eficaz. Se por algum motivo necessitar de utilizar uma rede num local remoto, ou simplesmente não tiver um ISP fixo, então um simples modem 3G/4G USB (incluindo a possibilidade de utilizar um smartphone Android) servirá sem qualquer problema. Adicionalmente poderá partilhar a sua rede com muito maior segurança, de modo a que nunca ninguém interfira com a sua rede doméstica.

Este router pode ser encontrado à venda por um preço médio de 130€. O Pplware agradece à Asus a cedência desta unidade para análise.

Asus RT-AC56U

Exit mobile version