Pplware

Análise: Nokia Lumia 820

O Windows Phone 8 é a mais recente versão do sistema móvel da Microsoft para a plataforma ARM, e de muito esperado, chegou-nos um equipamento com esta nova versão.

Os Nokia Lumia são, por excelência, os que têm trazido todo o melhor potencial deste sistema operativo moderno, os consumidores têm-se mostrado satisfeitos.

Vamos ficar a conhecer o potencial deste mais recente smartphone da Nokia de média gama.

O Nokia Lumia 820, como referido, é um smartphone Windows Phone 8 de média gama cheio de potencial e elegância, apesar dos problemas competitivos e financeiros que a gigante nórdica tem vindo a enfrentar nos últimos tempos, não parecem afectar aquilo onde a Nokia sempre se destacou, a qualidade e diferença.

Ecrã e design geral

O Lumia 820 tem incorporado um ecrã AMOLED de 4.3 polegadas com uma resolução de 480 x 800 pixeis, traduzido numa densidade de pixeis de cerca de 217 ppi.

Apesar da resolução ser baixa para os tempos actuais, não é preocupante pois dá para visualizar e ler nas melhores condições, só mesmo em letras muito pequenas é que se possa notar algumas dificuldades.

O ecrã do Lumia 820 está protegido pela tecnologia Nokia ClearBlack e o resultado é muito bom. É bastante resistente a quedas, referido por alguns como quase inquebrável, e a impactos directos, é mais resistente a impressões digitais, não reflecte a luz e é bastante sensível. Para além da protecção, o ecrã é também altamente luminoso e totalmente visível mesmo em ambientes com muita luminosidade, por exemplo ao Sol.

A alta qualidade do material usado pela Nokia nos seus equipamentos é bastante conhecida e a qualidade do Nokia Lumia 820 é de meter inveja a muitos equipamentos de alta gama bem sucedidos.

O equipamento é feito em plástico policarbonato altamente resistente, podendo mesmo superar a resistência do alumínio. Eu, como consumidor desta casa já com alguns anos, confirmo a excelente qualidade dos materiais usados pela Nokia.

 

O Windows Phone exige que o equipamento tenha teclas de navegação físicas, portanto, este Nokia tem as teclas voltar, home e procurar físicas. Com estas teclas faz com que o equipamento tenha de ser maior para conseguir ter um ecrã de 4.3″ e as teclas.

Interfaces

Na lomba superior temos simplesmente o conector 3.5mm para os auriculares,  na parte superior frontal, podemos encontrar a câmara frontal o auscultador e os sensores de luminosidade e proximidade.

Os sensores não se notam devido à protecção do ecrã ser preta.

Na parte inferior temos as teclas de navegação, voltar, home e procurar, bastante sensíveis ao toque, na lomba inferior tem o conector micro USB para carregar a bateria e transferência de dados e a coluna.

  
Na parte direita encontramos as teclas de controlo de volume, botão de energia (on / off) e uma tecla especial para activar a câmara e a tirar fotografias. Esta tecla activa a câmara mesmo com o ecrã desligado, mas é preciso manter o bloqueio de ecrã padrão.

A coluna incorporada proporciona uma qualidade de som muito boa a um volume igualmente adequado.

Na parte traseira, temos a câmara principal, duplo flash LED e o logo da Nokia.

Dimensões e peso

Este Nokia tem 123,8 mm (12,38cm) de altura, 68,5 mm (6,85 cm) de largura e 9,9 mm de espessura, em comparação com o mais recente topo de gama da marca, o Nokia 920, é mais pequeno, tanto em altura e largura (justificado pelo ecrã de 4.3″) como em espessura.

A área das teclas físicas ocupam aproximadamente 20 mm (2cm), se esta área tivesse menos meio centímetro, dava possivelmente para incluir um ecrã de 4.5″ ou tornar o equipamento mais pequeno.

  
Comparação feita com o meu Samsung Galaxy S II

Já no peso, este equipamento é bastante pesado em comparação com a concorrência, comparei com o meu telemóvel e a diferença de peso é abismal. A Nokia poderia melhorar neste aspecto.

Performance

O Nokia Lumia 820 tem incorporado um processador Qualcomm Snapdragon S4 Cortex A9 Dual-Core a 1.5GHz, é a versão Dual Core do mais recente processador da produtora de chips móveis.

Realizei alguns testes tanto a nível de CPU como de GPU, não foram tão intensivos como esperava por falta de tempo para melhor exploração, mas portou-se lindamente na reprodução de um filme 720p, apesar da resolução do ecrã não ser HD Ready e o tamanho do ecrã não ser de tamanho para ver filmes, deu para ver a performance na reprodução sem lags ou engasgues.

A nível de GPU, testei alguns jogos, e igualmente não notei lags ou engasgues, talvez porque os jogos não eram muito gráficos, mas o Adreno 225 é um GPU que dá muito bem conta de praticamente todo o tipo necessidades gráficas.

« página anterior     pág. 1/2     página seguinte »

Software e aplicações

Como já mencionado, o Nokia Lumia 820 vem com Windows Phone 8, a mais recente versão do sistema operativo móvel da Microsoft.

Para quem gosta de personalizar a interface e o sistema ao seu gosto, talvez a adaptação ao Windows Phone possa ser bastante demorada. Quem gosta de personalizar e ter uma vasta lista de ROMs à escolha, um software tão limitado pode ser complicado.

Este sistema tem grande potencial, no entanto a Microsoft precisa de olhar também para o que os consumidores procuram e o porquê da escolha de outros sistemas concorrentes. Há testemunhos de quem tenha deixado o Android ou iOS para Windows Phone e ter decidido voltar novamente às origens.

Esta versão trouxe grandes melhoramentos face à versão anterior Windows Phone 7.X, tais como:

Notasse imensas melhorias nesta nova versão do Internet Explorer, o carregamento de páginas está realmente mais rápido, a visualização de vídeos está bastante melhor.

São funcionalidades que podem realmente agradar os consumidores.

Aplicações de Microsoft:

Aplicações Nokia:

Tem também suporte para DirectX 11 e Wireless Charging.

Câmaras

Este Lumia tem duas câmaras, a principal de 8Mpx (3264×2448 pixeis) com lente Carl Zeiss e duplo LED flash e a secundária VGA.

A qualidade das fotografias é muito boa, não tem a tecnologia PureView, mas tem a qualidade que as lentes Carl Zeiss proporcionam.

A secundária é VGA, logo a qualidade não é das melhores.

  

Bateria

A bateria deste Nokia é uma Lítio de 1650 mAh, a capacidade da bateria é normal para os equipamento de hoje em dia, se não fosse o caso do sistema consumir um pouco acima da média.

Normalmente nos smartphones, em uso normal, a bateria dura 1 ~ 2 dias, no entanto verifiquei neste, em uso normal, a bateria não durar 1 dia, no entanto, a funcionalidade de poupança de energia, ajuda a que o sistema faça um consumo mínimo e a bateria quando chega a 20% tenha maior duração.

Conectividade

O Nokia Lumia 820 tem suporte para 4G (LTE) e funciona em Portugal sobre as frequências 800 e 900MHz.

Wi-Fi 802.11 nas normas a, b, g e n, dual band e Wi-Fi Direct, a captação de sinal é excelente incluindo as velocidades

Bluetooth 3.1 com A2DP e EDR, bastante rápido tanto na transferência como na recepção. O GPS é bastante rápido na captação de satélite e na navegação.

E trás a tecnologia que actualmente os equipamentos móveis têm trazido, NFC (Near Field Communication).

Benchmarks

Estes benchmarks foram realizados sobre as configurações que vêm de fábrica, portanto posso garantir que os resultados são completamente reais dependendo só da própria avaliação das aplicações usadas para os testes.

 

Browser

anterior próxima

Prós

  • Processamento gráfico e geral
  • Design
  • Qualidade de material
  • Excelente ergonomia
  • Qualidade e luminosidade do ecrã muito boa
  • Qualidade da câmara principal muito boa
  • Recepção de Wi-Fi
  • Captação de sinal GPS
  • Qualidade do som
  • NFC

 

Contras

  • Autonomia poderia ser melhor
  • Poucas opções para personalização do sistema
  • Não suporta todo o tipo de cartões SD, dos dois que testei, nenhum foi suportado
  • Precisa melhoramentos na integração dos serviços Microsoft, alguns, como o serviço Xbox, ainda pedem login.
  • Preço, apesar de ser compreensivel pela qualidade, pode ser elevado para muitos bolsos.

Conclusão

Para um equipamento de média gama, está muito bem apetrechado a nível de hardware e estrutura, o Windows Phone 8 mostra-se ser imensamente competente com o hardware escolhido pela Nokia.

O ecrã foi o que mais me surpreendeu, tem uma excelente qualidade e visibilidade em espaços com enorme  luminosidade.

No geral, gostei imenso deste Nokia, para quem gosta de Windows Phone e procura um excelente equipamento a um preço razoável, definitivamente o Nokia Lumia 820 é uma boa escolha.

Nokia

« página anterior     pág. 2/2     página seguinte »

Exit mobile version