Pplware

AMD Ryzen Threadripper 3970X já quebra recordes

Pouco mais de um dia passou desde o lançamento do novo HEDT da AMD com 32 cores, o Ryzen Threadripper 3970X. Todavia este já começou a dar cartas no mercado mostrando ser capaz de rivalizar com os melhores processadores da atualidade.

Com vários entusiastas a querer perceber exatamente o que este chip é capaz, o mesmo não quis mostrar parte fraca e provou que as suas capacidades são suficientes para quebrar vários recordes do mundo em diferentes categorias.


O 3970X é atualmente o processador mais rápido do mercado, o único com 32 núcleos dentro da gama de consumo e baseado numa arquitetura Zen 2. Considerado por muitos como o melhor processador high-end desktop que o dinheiro pode comprar neste momento, este vem bem carregado com 32 núcleos, 64 threads, velocidades até 4.5 GHz e uma cache de 144 MB.

Com um pacote tão bem recheado, o preço acaba por se refletir, estando este processador listado por 1999 dólares no mercado americano. Ainda assim, o seu preço garante muitos ganhos e todos os recordes que este conseguiu quebrar até ao momento, são uma prova clara disso.

Ao todo, este chip conseguiu arrecadar mais de 9 recordes, entre eles, o de maior overclock num processador de 32 cores, atingindo uma velocidade de 5.752 GHz entre todos os seus núcleos.

Esta conquista foi obtida pelo overclocker TSAIK de Taiwan, que utilizou a plataforma Hwbot para submeter o seu resultado. Este fez uso de uma motherboard MSI TRX40, uma voltagem de 1.1V e um sistema de refrigeração com nitrogénio líquido para conseguir levar o processador até à velocidade mencionada.

Mais alguns dos troféus e submissões podem ser verificadas na seguinte lista:

Espera-se que este processador seja capaz de alcançar mais alguns bons resultados em diferentes categorias, devido às várias otimizações que ainda podem ser alcançadas nos sistemas de teste.

Este domínio poderá perdurar durante algum tempo, pelo menos até o seu irmão mais velho e recentemente anunciado 3990X entrar em cena.

Exit mobile version