Pplware

AMD prevê placas gráficas com uma potência de 700W em 2025

O mundo evolui e o mercado tecnológico evolui com ele. E é por isso que os produtos que conhecemos hoje, deverão estar completamente mais avançados daqui a poucos anos.

Assim, as informações mais recentes indicam que a AMD prevê que existam placas gráficas com um TDP de até 700W para o ano de 2025.


Placas gráficas com um TDP de 700 W

De acordo com as novas informações, recentemente Sam Naffziger, vice-presidente sénior da AMD deu uma entrevista ao canal VentureBeat, referida pelo site Adrenaline, onde foi abordado o tema da eficiência energética das placas gráficas.

Neste âmbito, a fabricante norte-americana forneceu uma imagem onde apresenta uma projeção daquilo que se pode esperar daqui por três anos. Segundo o executivo, no ano de 2025 deverá existir placas gráficas com um TDP (Thermal Design Power) de 700W.

No entanto, os detalhes não indicam que está previsão possa dizer respeito especificamente aos produtos da AMD. Por sua vez, a menção parece sim ser aquilo que a marca estima que exista no mercado num futuro já próximo.

O gráfico respeita àquele que será o desafio energético que a indústria tecnológica irá atravessar ao longo do tempo, assim como ao consumo de energia das placas gráficas e os TDPs registados ao longos dos anos que foram passando, com uma estimativa daquilo que podemos esperar para o ano de 2025.

Um dos objetivos da AMD é conseguir um ganho de eficiência de 30 vezes mais em tarefas como a computação de alto desempenho. De acordo com Naffziger, a eficiência energética também consegue dar uma maior flexibilidade ao design dos equipamentos. Ou seja, com ela, as fabricantes conseguem aumentar o desempenho ou focarem-se sobretudo na eficiência.

Para além disso, o executivo destaca também na entrevista que a gestão da energia é um dos pontos chave para a redução do consumo geral, pois “com a gestão inteligente de energia, podemos detetar se estamos numa fase de um jogo que precisa de alta frequência ou se estamos numa fase limitada pela largura de banda da memória, por exemplo“.

Sam Naffziger já se encontra a exercer funções na AMD há 16 anos, tendo assumido o seu cargo no setor dos gráficos em 2017. Um dos seus objetivos é então melhorar o desempenho geral e por watt e ainda a eficiência dos equipamentos da empresa norte-americana.

Exit mobile version