A Seagate anunciou, no passado dia 21, o lançamento do primeiro disco rígido com suporte para a nova especificação SATA 3.0, aprovada a 27 de Maio de 2009, com uma estrondosa largura de banda máxima de 6Gbit/s (algo como 715MB/s).
O Barracuda XT é o novo membro da família Barracuda para PC’s de secretária. Tem como alvo os utilizadores mais exigentes em termos de performance, oferecendo um enorma espaço de armazenamento aliado à alta velocidade de transferência permitindo grande desempenho a servir os entusiastas de edição de vídeo, de publicações multi-media e, como seria de esperar, do mundo dos jogos.
Este disco traz-nos uma capacidade armazenamento de 2TB numa plataforma interna de 4 pratos, sustentando na periferia do disco uma velocidade máxima de 138MB/s, sendo o mais rápido na classe de 7200 RPM. Para tirar vantagem da nova interface SATA de 6Gb/s, o Barracuda XT está equipado com uma cache de 64MB que será bastante eficiente em aplicações de edição de vídeo e video-jogos, atingindo elevadas taxas de burst speed melhorando o desempenho geral.
Como se pode verificar, a velocidade máxima atingida pelo disco está ainda muito longe da velocidade máxima da interface, aproveitando-se apenas cerca de 19% da largura de banda total possível. Esta tecnologia está claramente a pensar no futuro próximo, mais concretamente nos SSD’s. Como exemplo, já se vêm por aí discos SSD de elevadíssimo desempenho que usam a interface PCI-E e atingem uma velocidade máxima na ordem dos 10Gbit/s que, com a capacidade de um 1TB, custam $4500. É claramente um preço assustador mas, após a interface SATA 3.0 ser vulgarizada, acredito que os 6Gbit/s sejam bem aproveitados e que os SSD’s sejam comercializados a preços acessíveis e justos.
Resumindo, se pretende um PC de alto desempenho, este será um disco rígido a ter em conta, não esquecendo claro que é necessário ter um controlador que suporte SATA 3.0.
NOTA: a versão da tecnologia SATA não limitará o uso de um dispositivo com interface de versão diferente.