Pplware

A Lei de Moore continua na Intel

O CEO da Intel, Paul Otellini, exibiu ontem na IDF2009 uma placa de silício contendo os primeiros chips do mundo construídos sobre a tecnologia de 22nm. Estes chips protótipo de 22nm incluem memória SRAM e circuitos lógicos, a serem usados futuramente em micro-processadores Intel.

A história faz-se acontecimentos marcantes, de momentos que são vistos como marcos e escalas. Até meados de 1965 não havia nenhuma previsão real sobre o futuro do hardware quando Gordon E. Moore, fez a sua profecia, na qual o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada período de 18 meses. Essa profecia tornou-se realidade e acabou por ganhar o nome de Lei de Moore.

“Na Intel, a Lei de Moore está viva e próspera”, disse Otellini. “Começámos a produzir os primeiros micro-processadores a 32nm, que são também os primeiros processadores de alto desempenho para integrar gráficos juntamente com o CPU. Paralelamente, estamos já a avançar com o desenvolvimento da nossa tecnologia de fabrico de 22nm, abrindo caminho à produção de processadores ainda mais poderosos e capazes.”

O prototipo de 22nm exibido por Otellini contém várias pastilhas de silício onde cada uma é constituída por 364 milhões de bits de memória SRAM e mais de 2,9 mil milhões de transístores acondicionados numa área do tamanho de uma unha. Os chips contêm a menor célula SRAM de sempre, com uma área de 0.092 micrómetros quadrados (µm²). Os dispositivos dependem da terceira geração da tecnologia High-k and metal gate transistor technology permitindo alto desempenho e baixo consumo de energia.

Ao continuar a liderar o fabrico desta tecnologia, a Intel será capaz de inovar e integrar novos recursos e funções nos processadores. A micro-arquitectura de 32nm da Intel, Westmere, está agora certificada e em fase inicial de fabrico, pretendendo reforçar as receitas do quarto trimestre da empresa. A par com a passagem para 32nm, irá posteriormente ser lançada a tecnologia Sandy Bridge, a próxima micro-arquitectura da Intel.

A Sandy Bridge irá contar com uma sexta geração de processamento gráfico construída juntamente com o CPU e incluirá um conjunto de novas instruções AVX de vírgula flutuante, multi-media e de software particularmente exigente.

Nota: para os mais curiosos, o próximo passo no processo de fabrico serão os 15nm.

Fonte: Intel

Exit mobile version