A HP tem travado uma luta com os utilizadores para acabar com a utilização de tinteiros de terceiros nas suas impressoras. Com atualizações de software bloqueia esta possibilidade, mesmo com multas e castigos já aplicados. Este cenário parecia ser algo do passado, mas agora parece estar de volta.
HP volta a bloquear tinteiros de terceiros
Têm sido conhecidos os casos ao longo dos anos que mostram que a HP e outros fabricantes tentam acabar com a utilização de tinteiros de terceiros. Recorrem a software e a chips nos tinteiros para impedir este cenário, que a maioria dos utilizadores quer assumir.
Depois de ter tido problemas nos anos recentes, a HP parece estar novamente a voltar a bloquear a utilização de tinteiros de terceiros nas suas impressoras. Os relatos acumulam-se nas redes sociais e em outros canais, com os utilizadores a mostrarem o seu desagrado.
Simples atualização de software mudou tudo
O regresso a este cenário parece ter chegado com uma atualização recente e que voltou a criar bloqueios. Esta novo cenário terá sido até já confirmado pelos serviços de apoio da HP, que em comunicação com um utilizador garantiu que tudo se devia à atualização de software.
Depois de ter sido multada em 2020, a HP parece ter mudado a sua decisão e teria eliminado parte desta sua imposição. Agora, e do que pode ser visto, este cenário voltou, com mensagens claras de que a ausência de chips da marca nos tinteiros, novos ou usados, as impressoras não vão funcionar.
Hey @HP…do you realize or care that you have lost loyal 30+ year customers with blocking non-hp printer ink from working in your printer? What if @Ford did this with non-OEM parts in their vehicles?? I will NEVER buy another @HP product again
— Jeannine Smith (@JeannineBSmith) January 6, 2023
Uma guerra antiga focada nas impressoras
Terá sido em 2016 que a HP criou um mecanismo de segurança para obrigar os utilizadores a usarem tinteiros originais nas suas impressoras. Uma simples verificação de software consegue “proteger a qualidade da experiência do cliente, manter a integridade dos seus sistemas de impressão e proteger a sua propriedade intelectual”.
Com preço dos tinteiros a atingir valores elevados, é normal que marca como a HP procurem encaminhar os utilizadores para os seus produtos. Ainda assim, e como se viu no passado, este cenário pode sair caro à marca.