As impressoras 3D atingiram já um patamar de qualidade satisfatório e esse mercado está actualmente em crescimento, embora ainda um pouco tímido. Uma impressora deste tipo não é propriamente barata e se pretender um resultado final mais refinado então terá de pagar caro.
São inúmeros os motivos que o podem levar a querer passar um objecto virtual para o mundo real, mas o investimento necessário para o concretizar pode facilmente fazê-lo recuar na ideia… a não ser quer recorra a uma das mais de 100 impressoras 3D disponíveis no país.
3D Hubs é uma comunidade mundial de partilha de impressoras 3D por localização, onde o utilizador coloca a sua impressora à disposição de qualquer pessoa que pretenda uma impressão sem ter de adquirir uma impressora 3D, pagando por esse serviço.
Actualmente existem quase 17 mil impressoras registadas na plataforma, em todo o mundo, onde em Portugal estão registadas cerca de 100 impressoras.
O processo é simples: assim que tiver o seu modelo 3D pronto, no formato apropriado, basta escolher a localização da impressora tendo em conta as suas características e os materiais disponíveis para impressão. Depois pode escolher a forma de entrega, em mão ou por correios, e assim que receber e observar a qualidade do serviço, pode (e deve) dar feedback a esse utilizador relativamente ao serviço que prestou.
Há muitas aplicações onde pode criar o objecto, desde as ferramentas da Autodesk, como o Autocad ou Inventor, o SolidWorks ou até a algumas soluções mais em conta como o DesignCAD 3D, SketchUp ou FreeCAD. Depois de criar o objecto que pretende, apenas precisa de o exportar para o formato STL (poderão ser necessários plugins nalguns casos).
Mas se não tem tempo, conhecimento ou jeito para criar um objecto 3D, pode recorrer a objectos que já existem, partilhados gratuitamente em vários repositórios. Falo por exemplo do Thingiverse, Sketchfab ou yeggi, onde existem objectos extremamente bem desenhados, prontinhos a imprimir.
Na altura da encomenda, poderá filtrar as impressoras por marcas/modelos, tipos, materiais disponíveis, resolução mínima ou distância, obtendo assim apenas resultados de impressoras que se adeqúem às necessidades.
Por outro lado, se já possui uma impressora 3D e acha que a pode colocar ao serviço da comunidade, então só precisa de se juntar à comunidade e registar a sua impressora.