A GoPano Micro, uma lente especial 360º para iPhone, está já disponível no mercado nacional. Este equipamento, compatível com iPhone 4 e iPhone 4S, recorre a um software próprio para gravar vídeos em 360º.
Os smartphones da Apple têm um mercado muito próprio, é um mercado atraente às empresas que criam dispositivos únicos para resultados inovadores. Este é o caso da GoPano. Vamos saber um pouco mais sobre este gadget.
GoPano é mais que uma lente, actualmente é uma referência a um conceito onde o alvo são gravações quer no âmbito profissional quer no âmbito doméstico. É nesse segmento, doméstico, que vamos analisar a proposta dedicada, a GoPano Micro. Uma lente com um conceito fabuloso e que pode fazer as delícias do seu verão.
Vamos analisar este dispositivo sob os seguintes parâmetros:
- Qualidade do material de construção
- Facilidade e segurança de utilização
- Tecnologia envolvida
- Software para iOS
- Rede Social de partilha dos vídeos
- Preço do equipamento
Estes parâmetros são básicos e dão rapidamente uma panorâmica do valor acrescentado numa tecnologia simples mas muito bem posicionada no segmento smartphone.
Qualidade do material de construção
O material plástico que serve de base para a estrutura e para a lente é robusto. Além disso confere à lente um peso pluma que ajuda na utilização da mesma. É um ponto favorável pois como está sujeita ao ambiente exterior e, muito provavelmente, a ser usada em locais mais “inóspitos”, se não fosse de bons materiais facilmente poderia partir.
Facilidade e segurança de utilização
É simples de colocar mas difícil de ter segurança no equipamento colocado na estrutura. É uma case dividida em dois, onde a lente encaixa num formato tipo “lego”. Esta ligação é muito frágil o que confere pouca segurança à utilização. Confesso que tive várias vezes de colocar uma borracha para me certificar que não a iria perder durante a utilização ou que não a iria apanhar ao chão por diversas vezes.
Na minha opinião é um ponto bastante negativo, principalmente porque este tipo de gadget convida a usar em desportos e aventuras mais radicais, dados os efeitos fantásticos conseguidos, mas com esta fragilidade de ligação ao smartphone… não é nada convidativo.
Tecnologia envolvida
A GoPano Micro usa um espelho especialmente curvo que concentra a luz proveniente de todas as direcções como um funil onde tudo é vertido na lente do iPhone. Depois, a aplicação desenvolvida para tratar este fluxo de luz, converte esta imagem numa cena interactiva com possibilidade de interagir num formato de 360º.
Recorrendo à capacidade giroscópica do iPad ou iPhone, podemos rodar o iDevice e ver a cena que se está a desenrolar em qualquer dos ângulos da filmagem. No computador podemos usar o rato para rodar a imagem recorrendo às capacidades da tecnologia Flash.
Eis um exemplo dos muitos existentes na página do GoPano:
Software para iOS
Depois a questão da partilha no Twitter e no Facebook aproxima esta aplicação ao conceito global: partilhar tudo no mundo das redes sociais. A aplicação é gratuita e muito interessante, do ponto de vista gráfico.
Rede Social de partilha das criações
Aqui é mais um ponto positivo da aplicação e, por acréscimo, do produto GoPano em si. Depois de nos registarmos, depois de registarmos o nosso produto, recorrendo a um código QR ou introduzindo um ID, podemos ter uma área de partilha entre os nossos dispositivos e até ter acesso online às nossas criações e podemos partilhar com o mundo os vídeos que fazemos.
Os vídeos podem ser comentados, podem ser assinalados e este local permite mesmo que o utilizador siga um determinado autor caso das suas obras publicadas. É uma forma de motivar a criar. Todos temos um pouco de loucos e artistas e todos temos vaidade no que fazemos, guardar para os amigos já é pouco, cada vez mais o mundo é a nossa plateia. Assim permite o GoPano.
Preço do equipamento
O equipamento está disponível em Portugal pelo preço de 105.99 euros.
Este preço enquadra-se num produto recente no mercado com uma penetração ainda precoce, pode ser aproveitado para muitas e proveitosas cenas lúdicas, pode ser feito o uso para criar os nossos vídeos e até ter uma área mais criativa/publicitária. O preço, no meu entender, está um pouco acima do que o produto vale actualmente no mercado, isto porque tem pouca penetração e porque não há ainda tradição. Também acho que a resolução ainda não merece um preço destes, se bem que concordo que o conceito se pague para que seja aumentada a oferta.
É sempre uma decisão que o utilizador terá de tomar, se pretende algo inovador, mesmo com algumas “dores de crescimento” então o preço não é problema. Se, por outro lado, procura algo barato, então esqueça, pois o desenvolvimento desta tecnologia ainda não permite uma lente barata.
Conclusão
Não é difícil ter logo aqui o bom e o menos bom deste equipamento: facilmente vemos nos pontos negativos a qualidade menor de vídeo gravado e a falta de segurança na adaptação da câmara ao smartphone, com pouco esta despende-se e a queda pode fazer grandes danos. O preço é um entrave e pode ser considerado um ponto negativo.
Como pontos positivos deixo a inovação e o conceito, por norma vemos isto em trabalhos profissionais, hoje já podemos ter efeitos fabulosos, gravações com outro requinte… ao virar de um iPhone com uma lente GoPano.