Pplware

Google Assistant é a mais inteligente de todas as assistentes virtuais

As assistentes virtuais são hoje uma realidade e cada vez mais uma presença no nosso dia a dia. Prestam um apoio único aos utilizadores e agilizam as ações que estes querem repetir ou agendar.

Claro que todas assentam num grau elevado de inteligência artificial, que quanto maior é, mais permite obter destas ajudas virtuais. Um recente estudo mostrou que o Google Assistant continua a ser a mais inteligente de todas as assistentes virtuais.


Os testes realizados procuravam obter a informação sobre qual das assistentes virtuais consegue dar mais aos utilizadores, quer através da compreensão das questões colocadas, quer através das respostas dadas e do seu grau de correção.

Em campo estavam as principais assistentes virtuais e que podemos encontrar no mercado, quer através de software quer de hardware em colunas ou outros equipamentos inteligentes. Por isso, estiveram em confronto o Google Assistant, a Siri, a Cortana e a Alexa.

Os resultados são claros e mostram uma evolução em todas as assistentes e nas suas capacidades. Comparado com os testes realizados há 1 ano, o Google Assistant volta a destacar-se, com 100% na compreensão das 800 questões colocadas, seguido de muito perto das restantes.

No que toca à correção das respostas, a diferença é maior entre as assistentes virtuais, novamente com o Google Assistant em destaque, 85,5%. Curiosamente nesta classe, a Alexa consegue ficar acima da Cortana, com 61,4%. A assistente da Microsoft teve 10 questões não foram entendidas.

É, no entanto, interessante ver que quando as questões são associadas a categorias, os níveis de respostas acertadas são mais baixos e não são controlados na totalidade pelo Google Assistant. É na classe de Comandos que tem valores mais baixos, sendo ultrapassado pela Siri da Apple.

Estes são valores impressionantes uma vez que estamos a falar de inteligência artificial e da compreensão das questões apresentadas. Importa ainda destacar a qualidade das respostas dadas, que mostram também que estas estão cada vez mais preparadas para serem usadas sem limitações no dia a dia.

|Fonte

Exit mobile version