Pplware

Geneva Lab Model S – Seja exigente no seu Som!

Actualmente existem milhares de acessórios para os iDevices, entre eles dispositivos que emanam som com uma qualidade invejável.

Na perspectiva de alcançar um som de boa qualidade, estou a testar uma série de colunas de pequeno porte para conseguir a um preço controlado, ter um excelente compromisso audiófilo. Para começar escolhi um equipamento que me chamou à atenção, a Geneva Lab Model S.

A Geneva Labs é uma empresa suiça que desenha e produz equipamento audiófilo desde 2006. Tem como objectivo apresentar sofisticados equipamentos electrónicos levando ao extremo o conceito de simplicidade e minimalismo. Para se afirmar num mercado tão especifico e exigente, a marca reuniu experientes especialistas do mundo do design, da moda e da alta fidelidade.

É neste patamar de adjectivos que partimos para a nossa análise. Pretendemos ter um som de alta qualidade mas num dispositivo singular.

 

Apresentação

Geneva Sound System Model S é um equipamento que oferece alta fidelidade de som e versatilidade dentro da sua classe. À data do seu lançamento, já há uns anos, na primeira versão, foi tida como inovadora e que projectava muito bem o estilo look&fell Apple.

O modelo Geneva Lab Sound System S inclui o redesenhado conector PowerDock™ e novos controlos TouchLight™. Os controlos TouchLight™ são invisíveis até ao momento que que se toque na superfície da coluna. Para além do seu aspecto atractivo, oferece controlo alargado do menu de iPod. Quando o iPod/iPhone é removido, o PowerDock™ motorizado gira, fechando-se, e o conector de 30 pinos saliente para iPod/iPhone, uma peça sensível, desaparece no interior da coluna, ficando protegido de danos e poeiras.

O Geneva Lab Sound System Modelo S também vem com um suporte de mesa, permitindo ao utilizador a escolha de elevar o sistema, para que ocupe menos espaço numa mesa-de-cabeceira, num balcão ou numa secretária. O rádio digital e despertador programável tornam-no no rádio-relógio iPod com melhor som e mais simples de sempre.

Esta é a segunda oferta de dentro do vasto leque de tamanhos, são 6 modelos que vão do XS, S, M, L, XL e XXL.

O GenevaLab Sound System Modelo S apresenta:

Primeiras impressões

O aspecto do equipamento, seja ele no modelo de cor preta, branca ou vermelha, não compromete o ambiente em redor, isto pela sua forma cúbica e rectilínea. A caixa acústica é construída em aglomerado lacado onde sobressai câmaras individuais para cada uma das duas colunas que compõem este modelo.

O equipamento quando ligado, mostra os comandos iluminados no topo da estrutura, sendo por toque a sua utilização. Podemos também usar o comando remoto, que controla o equipamento por infravermelhos. As funções são mostradas na frente do equipamento em LED, onde poderemos saber que estamos a utilizar o modo iPod ou qualquer frequência de rádio. Em stand-by é mostrado o relógio.

E por falar em relógio… uma função muito interessante é o alarme. Podemos programar a Geneva para nos acordar ao melhor som que tenhamos no iPod ou iPhone ou mesmo na nossa rádio preferida.

Resumo técnico da Geneva Lab Model S

Especificações do Modelo S

Sistema

Conectividade

Requisitos eléctricos

Tamanho e peso

Acessórios incluídos

Preço:
  • Geneva Lab Model S = 349 euros
O Som

Fizemos vários testes para perceber que tipo de equilíbrio obtínhamos nos diversos estilos de música. Obviamente que o palco sonoro não é tão perceptível em comparação a estruturas maiores e a ressonância faz-se sentir em estilos musicais mais impetuosos. Os sons projectados pelas colunas são claros e assumidos, podendo ser “afinados” no próprio dispositivo, com possibilidade de regulação dos graves e agudos.

Numa intensidade de som média, digamos 40 de 0 a 100, o som perde definição, há um enfraquecer das frequências médias o que pode de alguma forma deixar a desejar, mas daí para cima, o poder desta coluna sobressai e temos de facto o investimento garantido.

Há aspectos que foram melhorados desde a primeira versão para esta actual, mas ainda há outros que podem ser corrigidos. Um desses aspectos é a sensibilidade, pode ser melhorada nos menus e o “barulhinho” da Click Wheel quando ajustamos o volume é desnecessário, estamos a ouvir música e apenas queremos baixar ou aumentar o volume, dispensa-se o marcador sonoro do acto.

Além disso, e quando usamos o iPhone (não sei se haverá como o fazer), a pesquisa de rede típica dos telemóveis são perceptíveis na coluna o que arruína qualquer demonstração aos nossos convidados.

O volume nos valores mínimos produz um excelente som, é outro ponto muito positivo.

Pontos Positivos

Pontos Negativos
  • Reduzido palco sonoro
  • Pouca amplitude de frequências mid-range
  • Bloqueio ocasional na troca de dispositivos na Doca
  • Som da click wheel desnecessário
  • Ruído captado do sistema GSM do iPhone

 

Conclusão

Não poderemos esperar um “puro sangue”, mas podemos de facto esperar uma qualidade de topo dentro de um segmento doméstico, bem representado em termos técnicos e a um preço muito acessível.

Óptimo hardware para figurar numa sala de estar para música ambiente, podemos ter uma surpresa quando procuramos uma batida pujante, faz envergonhar equipamento do dobro do seu tamanho e do triplo do seu preço.

Agradecimento:

Queremos agradecer à Promais a amabilidade em disponibilizar os equipamentos para produzirmos estes testes e análises


Homepage: Geneva Lab Model S

Exit mobile version