Pplware

FoldiMate – Dona de casa, chegou a máquina dos seus sonhos

As máquinas são uma extensão de nós mesmos em muitos serviços, então no que toca às lides da casa nada como a invenção da máquina de lavar, depois a máquina de secar e agora podemos juntar a máquina de dobrar roupa.

Este é o sonho tornado realidade para as donas de casa pois nasceu a máquina que dobra, engoma e perfuma cada peça de roupa, poupando horas de trabalho… ainda por cima tem ligação Wi-Fi.

FoldiMate é uma máquina que promete poupar várias horas por ano só na tarefa de dobrar peças de roupa. Segundo os seus criadores, uma pessoa, em média, gasta 750 dias da sua vida a tratar da roupa, dos quais 375 são gastos a dobrar peças de vestuário. Bom, se virmos nesta perspectiva, gastamos mais de um ano da nossa vida só a dobrar mangas e ajeitar colarinhos.

Por isso esta máquina faz todo o sentido, para que a perda de tempo não seja perda de anos de vida.

 

FoldiMate – Como funciona esta máquina?

Os criadores desta máquina dizem que é “a maior inovação em matéria de lavar roupa depois da invenção da máquina de lavar roupa”, mas, ok, vamos analisar o que realmente faz esta máquina.

FoldiMate é um equipamento que permite colocar até 20 peças de roupa que acabam de sair da máquina de secar (ou do estendal, claro). Depois, essas peças são enviadas para dentro da máquina e uma par de braços robóticos dobram as peças e entregam as mesmas numa bandeja. Antes de saírem do interior da máquina, contudo, passam por aspersores de vapor, para fazerem uma espécie de secção de engomar e perfumar, e só depois é libertada a peça pronta a guardar.

 

Dito assim e visto no vídeo, parece fácil e até funciona, mas nós sabemos que não é assim simples. Primeiro porque há peças que não cabem na máquina, depois porque há roupa com cortes que não se coadunam com o tipo de dobra típica de uma camisola convencional, o que poderá exigir que seja dobrada novamente ou de forma manual e por fim, há peças metálicas que podem ser um sarilho para esta máquina.

As 20 peças para serem dobradas terão de ser bem escolhidas mas não será de todo o libertar da tarefa. Aquelas peças que dão mais trabalho, como as toalhas de banho, os lençóis ou mantas de maior porte… essas sim consomem mais tempo na hora de dobrar. E as peças mais pequenas? Já viu o que será levar a máquina de dobrar à “oficina” porque as cuequinhas de fio dental encravaram o braço robótico?

 

Para quando estará disponível e a que preço?

Esta máquina ainda só existe em projecto, não havendo ainda um protótipo funcional, de modo que é apenas com base nos testes teóricos dos seus criadores que esperam em 2018 ter esta máquina no mercado. As encomendas começam já em 2017 e o preço rondará os 850 dólares, algo como 750 euros. Depois deverá haver o preço para os produtos, como as prometidas cápsulas para os perfumes e amaciadores.

A empresa refere que a máquina irá estar ligada à Internet, que o seu software será actualizado via OTA, visto ter Wi-Fi. Vamos ver o que o futuro amanhã nos reserva.

FoldiMate

Exit mobile version