Os passeios na praia, os fins de tarde na esplanada, os piqueniques com a família são apenas alguns dos exemplos que fazem desta a época mais descontraída do ano.
Mas se a família e os amigos fazem parte destes programas, o smartphone não fica em casa e, de tão relaxado que se está, acabam por ser descorados alguns cuidados básicos para o manter protegido.
1. Cuidado com o calor
Não somos só nós que devemos ter cuidado com o sol e com o calor em excesso. Os smartphones também não se dão muito bem com o calor excessivo, podem sobreaquecer e poderão ficar com danos irreparáveis.
Assim, não o deixe à exposição de luz solar directa, ou mesmo dentro de uma mochila ao sol. Evite até de o utilizar durante muito tempo em condições de muito calor para evitar as questões de sobreaquecimento já referidas.
2. Proteja-o devidamente da areia ou de poeiras
A areia é inimiga dos smartphones em vários aspectos. Além dos riscos na capa e no ecrã, os pequenos grão de areia podem acumular-se no altifalante, porta USB ou até no jack de áudio podendo danificá-los.
Se levar o smartphone para a praia utilize-o com cuidado e, se possível, opte por mantê-lo sempre de uma capa protectora.
3. Afaste-o da água
O Verão é propício para banhos e para fotos dentro de água, mas o mais certo é que o seu smartphone não seja à prova de água. Por isso mantenha-o afastado ou equipe-o com uma capa estanque.
Se nunca utilizou nenhuma capa que proteja o smartphone da água, o ideal é que a teste primeiro antes de colocar o smartphone dentro. Coloque dentro da capa um papel, fecha-a e coloque-a numa taça com água durante algumas horas. Se não ver qualquer gota de água dentro da capa e o papel estiver completamente seco, atreva-se a tirar umas boas fotos dentro de água. Este teste deverá ser repetido 2 ou 3 vezes para que não restem quaisquer dúvidas.
4. Atenção aos locais onde vai fotografar
Deverá ter cuidado especial no momento de fotografar para que, se por acidente o smartphone cair, os danos não sejam muito graves. Já pensou que ao querer fotografar o pôr do sol na praia deixa cair o smartphone nas rochas sem querer? O mais certo é que o resultado seja um ecrã partido…
Pior ainda, se está a fotografar de uma grande altura e ele lhe escorrega das mãos… aí o futuro do seu smartphone poderá ser ainda pior que um ecrã partido.
Vidro do iPhone partido? Encontre aqui a solução.
5. Active o serviço de localização
A descontracção que a época pede poderá fazê-lo esquecer-se do smartphone em qualquer lado. Por esse motivo, e para que saiba onde o deixou (ou para onde o levaram) poderá ter instalado algum serviço de localização.
Poderá encontrar aqui 4 bons exemplos de aplicações dedicadas ao Android.