Pplware

Em breve, pequenos dispositivos poderão ser carregados via NFC

O carregamento sem fios é um dos grandes desafios da era que vivemos na tecnologia. As empresas procuram desenvolver e melhorar sistemas de carregamento sem fios onde haja cada vez mais velocidade e onde as perdas de energia sejam minimizadas.

De forma a reduzir custos e simplificar a construção de pequenos gadgets, em breve, a tecnologia NFC poderá ser utilizada para os carregar.


Carregamento sem fios via NFC

Os criadores do sistema de comunicação NFC anunciaram a aprovação de uma nova forma de carregamento, o Wireless Charging Specification (WLC). Este sistema possibilita assim que pequenos dispositivos (wearables ou de IoT) alimentados a bateria, possam ser carregados via NFC a uma taxa de transferência de energia de até 1 watt.

Portanto, o WLC permitirá que uma única antena num dispositivo habilitado para NFC seja capaz de utilizar a tecnologia para as comunicações e carregamento, em simultâneo.

Esta solução facilitará então o carregamento de dispositivos de baixa potência, como relógios inteligentes, auscultadores sem fios, canetas digitais e outros dispositivos de consumo.

A tecnologia já conta com um ano, tendo sido só agora aprovada, estando, portanto, pronta para ser adotada pelas marcas que produzem os seus pequenos gadgets.

Segundo Koichi Tagawa, do NFC Forum, “o carregamento sem fios NFC é realmente transformador. Altera a maneira como projetamos e interagimos com pequenos dispositivos alimentados por bateria”. Os custos de produção dos equipamentos são reduzidos e a própria construção acaba por ser simplificada.

Mais sobre o Wireless Charging Specification (WLC)

Esta nova especificação usa a frequência base de 13,56 MHz e utiliza a antena de comunicação Near Field Communication para controlar a transferência de energia.

A tecnologia Near Field Communication permite a transferência de energia para uma tag NFC para permitir a comunicação, fornecendo um sinal de portadora constante. A WLC estende essa funcionalidade de comunicação da tecnologia para permitir o carregamento sem fios.

Exit mobile version