Uma das tecnologias que está fortemente a receber atenções e investimento é a do carregamentos sem fios. Mas esta tecnologia, embora sonhada há décadas, é ainda muito jovem. Contudo, nestes últimos meses, as marcas têm apresentado como produto final uma série de sistemas capazes de carregar os dispositivos com comodidade, conforto, segurança e rapidez… alguns querem mesmo integrar estes gadgets nos móveis.
A Duracell, uma das mais entusiastas investigadoras nesta área, apresentou oWireless Charging Ring. Mas será que a Duracell percebeu o conceito de “sem fios”?
É verdade que esta tecnologia ainda não está tão evoluída quanto isso. São ainda necessário vários componentes externos para fazer esta “magia” resultar. Claro que empresas como a IKEA ou a Starbucks, percebendo aqui a questão da falta de mobilidade neste processo, juntaram-se a este movimento lançando uma nova linha de mobiliário já preparada para utilizar o carregamento sem fios.
Aqui a questão principal é mesmo o equipamento que se liga de um e lado e de outros. Assim faz todo o sentido que se criem, para já, componentes que permitam levar a qualquer equipamento a possibilidade de se carregar as baterias por indução. É aqui que a Duracell abre espaço. A marca de produtos ligados às pilhas e baterias desenvolveu o Wireless Charging Ring.
O que é o Wireless Charging Ring afinal?
Este dispositivo é basicamente um complemento para dispositivos móveis que ainda não são portadores de funcionalidades de carregamento sem fios. Posto isto, este produto da Duracell consiste num anel que pode ser anexado a qualquer dispositivo móvel para que o mesmo possa ser carregado sem fios, passando a energia, por indução, da base para o anel que está ligado à porta de carregamento da unidade móvel em causa.
Não sabemos se será uma solução “usável”, útil e até com futuro (mesmo que próximo), isto porque removendo o carregado tradicional acrescenta-se a base e o anel… não há propriamente menos fios quando queremos apenas carregar uma unidade, não há menos “coisas” ligadas e por ligar! Fica, contudo, a ideia do que se pode fazer neste “sonho” que é carregar os dispositivos em qualquer lugar, a qualquer hora e sem recorrer a qualquer tomada eléctrica.
Entretanto, este pequeno dispositivo já está disponível para o público e está a ser comercializado por cerca de 53,98 dólares.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM