Pplware

Duelo de Titãs – Uma perspectiva na óptica de um profissional

Por Rafael Lopes para o Pplware.com

A primeira impressão que temos dos smartphones, normalmente, tem a ver com as suas capacidades a nível de processador, RAM, megapíxels da câmara fotográfica, etc.. e uma série de pormenores como biometrias e sensores que lhes dão uma certa “publicidade “.

Mas, será que numa utilização diária, isso é o mais importante?

Vamos comparar mas noutra óptica, usando o Galaxy S4, que elevou o Android a um expoente máximo, e o Xperia Z1 que trouxe outros cenários de utilização aos dispositivos Android.

Fizemos um comparativo entre dois dos melhores smartphones Android do momento, o Samsung Galaxy S4 e o Sony Xperia Z1, ambos com potentes processadores, câmaras e funcionalidades apetecíveis. Cada um trouxe elegância, tecnologia e novas formas de utilizar um smartphone. Foram duas das mais importantes tendências deste ano no segmento Android.

Nota: Já foram feitas análises de ambos os smartphones aqui no site e como tal não é necessário salientar as capacidades de ambos.

Âmbito de utilização

Este comparativo foi desenvolvido na óptica de um designer profissional, onde, com serviços dedicados à minha empresa, se adapta e concilia as ferramentas à actividade. Actualmente sou utilizador Android, contudo foram o iPhone 3GS e iPhone 4 os meus primeiros smartphones. Para a minha actividade profissional utilizo máquinas com sistema operativo Windows e OS X. O meu tablet é um iPad.

O meu equipamento do dia a dia é um Samsung Galaxy S4, após ter feito a evolução do meu primeiro Android, o Galaxy S2.

Depois de várias semanas a utilizar o Sony Xperia Z1 há algumas conclusões interessantes. De realçar que ambos os smartphones tinham o Android 4.2.2 Jelly Bean.

Primeiras impressões:

O botão do Xperia está no sítio errado
Utilização:

Auscultador do Z1 é pequeno

 

Porque faz falta o botão Home?

Existem algumas tarefas que se tornam um hábito e a sua forma de nos facilitar a vida justifica existirem. Quer seja pelo simples facto do telemóvel estar pousado numa mesa e clicarmos nele para vermos horas/notificações, como no final das chamadas, quando queremos terminar e o ecrã está desligado devido ao sensor de proximidade e temos que clicar no botão de suspensão (de lado) para ligar o ecrã e podermos desligar a chamada.

Em cerca de 20% das vezes em que foi necessário desligar uma chamada o ecrã ligou e não foi necessário carregar no botão de lado para a terminar, assim sendo não sei se o problema está no sensor ou na forma idealizada para esta função. Seja como for, para quem usa e abusa de chamadas, como no meu caso, esta situação é prejudicial.

A importância do botão Home

 

Porque é tão importante a alta voz?

O Galaxy S4 tem uma melhor sincronização Bluetooth

É importante para a minha actividade. Por vezes, no carro, por falta do sistema integrado do veículo não estar emparelhado, podemos usar a alta voz dos smartphones para atender uma chamada.  Isso evita conduzir e usar o telemóvel, um simples clique no ecrã permite ter uma conversa em alta voz sem desviar os olhos da estrada.

Se o som for bom, como actualmente se espera neste tipo de smartphones, não há necessidade a outros recursos. No Z1 esta opção fica condicionada pela necessidade de maior qualidade em alta voz.

Menus mais acessíveis no S4

Barra de menus mais completa no S4

Mas o que poderá faltar no Sony Xperia Z1?

Falta principalmente a opção dos dados móveis e GPS. No S4 a barra pode ser movida para o lado direito para mais opções. Quando se clica no item pretendido, fixamente, abre o menu referente a essa mesmo, no Z1 isso não acontece.

No Z1 as aplicações mantêm-se realmente onde as colocamos, enquanto no S4, dependendo da aplicação, esta reinicia.

Em termos de resolução o Z1 faz 20.7 MP (5256×3944) enquanto o S4 faz 12.8 MP (4128×3096), portanto, no dia a dia não há uma grande vantagem no que precisamos, mesmo em detalhe, a vantagem de resolução do Z1 é diluída no espaço a mais que ocupam os megapíxels em armazenamento. A vantagem existe se formos imprimir as fotos tiradas. Aí sim… mas quem faz isso?

Dos dois smartphones estão equipados com ma excelente câmara

A aplicação de fotografia nativa do Z1, tem aspectos muitos interessantes como o efeito “Rã” que permite brincar com sobreposições nas fotos e o “info eye” que achei muito útil e que permite recolher informações directamente para o telemóvel, como por exemplo tirar uma foto a um cartão comercial criando automaticamente um contacto com todos os campos preenchidos como nome, morada, contactos, emails.

O efeito “panorama” no S4 revela-se melhor, como também a opção para fazer fotos nocturnas. Para quem gosta de fotografia, em questões de câmara de smartphone, na minha opinião não há melhor que o S4, mesmo contra os 20mp da câmara do Z1. Apenas por uma questão de equilíbrio.

Um aspecto curioso, mas que me incomodou, foi o facto do Sony Xperia Z1 prender os pêlos nas junções entre o vidro e o alumio… para mim era um martírio. Pode ser irrelevante mas para quem usa barba… é terrível.

 

Em resumo…

Se procuram um smartphone rápido na transição de menus, no abrir aplicações e no desempenho global, então o Sony Xperia Z1 é a opção que devem considerar. Os widgets funcionam melhor e a sincronização, como no widget de email, é muito boa… no S4 esta sincronização por vezes falha!

Quanto à utilidade, ao ser prático, o Sony deixa a desejar, quer seja pelos seus menus incompletos, face ao S4, quer seja pelo seu tamanho e peso.

O aspecto mais elegantes do Z1 face ao convencional S4

Na minha opinião, o Z1 e um smartphone que surpreende inicialmente, pelas suas características, pelo facto de poder cair na água e não “morrer”, por ser um duro com uma estrutura elegantem, mas com o tempo pode cansar, é “mais certinho e aborrecido”, nalguns aspectos da sua utilização. Isso fez-me sentir saudades do S4.

O Galaxy S4 é um smartphones leve, prático, rápido, com um ecrã espectacular (mesmo tendo mais saturação que a realidade aos nossos olhos), com apps nativas muito boas, com sensores inovadores (embora sejam alguns pouco úteis) mas dão aquele carisma de cool, de ter algo que os outros não têm e num cenário específico… estão lá.

Embora um dos grande trunfos do Xperia seja a sua impermeabilidade, não houve necessidade de o meter debaixo de água, o que também não é propriamente uma necessidade que tenha para a utilização de um smartphone. Na minha opinião é um argumento irrelevante.

A escolha de um smartphone prende-se pela funcionalidade em tudo: tem de ser rápido a abrir os menus, as apps, tem de ser rápido a navegar, tem de ter uma boa câmara, tem de ser robusto, um bom ecrã, tecnologias que desafiem a considerar outros cenários de utilização, tem de ter um aspecto moderno e uma excelente bateria. Ambos têm uma excelente bateria, a bateria do Sony Xperia Z1 é de 3000(mAh) e o do Samsung Galaxy S4 é de 2600(mAh), há uma diferença mas na utilização diária, com vantagem para o Sony, mas quase não se nota.

O Galaxy S4 ganha noutro campo, o software nativo. É de excelente qualidade e é prático, mais prático que o existente no Z1. Foram várias semanas a utilizar intensivamente o Z1 e, depois de meses a utilizar o S4, nota-se que há uma atitude mais pratica e flexível no Samsung.

Como a vida não é só trabalho, estes smartphones empataram no que toca a jogos. Se um é ligeiramente mais rápido a abrir os jogos, pois o Z1 vem equipado com um 2.2 GHz, ARM Krait 400, já o outro tem uma atitude mais dinâmica nas cores graças ao fantástico Super AMOLED. O S4 mostra também no vídeo uma vantagem interessante principalmente nos pretos mais profundos.

Nota-se que o S4 tem mais bugs que o Z1, pequenos lags, que o KitKat resolverá certamente esse ponto, mas notou-se uma estabilidade maior no Sony… embora nada de deslumbrante!

Há outras funcionalidades que pendem para o Galaxy, assim como argumentos menos importantes que pendem para o Sony, mas ambos são excelente. No meu caso, usar Android é importante, deixei o iOS por alguma falta de funcionalidades, do tipo widgets e as opções de partilha. Além disso, a criatividade de terceiros sobre o Android é para mim importante e, embora use o iPad, estou seriamente a equacionar no futuro a aquisição de um Galaxy tab 3.

Existem vantagens em qualquer plataforma, contudo, para a minha utilização profissional, encontrei no Android a resposta que procurava, sendo mais adequada para as minhas necessidades.

Para finalizar, se hoje tivesse que escolher o Galaxy S4 seria a minha opção. Os smartphones são como o Homem, não se medem aos palmos nem pelos seus atributos, mas sim por aquilo que são capazes de fazer. E caros amigos, o S4 faz tudo!

Exit mobile version