A DJI é uma das principais marcas de drones, sendo responsável por alguns das aeronaves mais populares do mercado como os Phantom, o Mavic Pro ou os Inspire.
Para aumentar a privacidade dos seus utilizadores, especialmente os militares, a marca chinesa está a preparar um novo modo de voo privado.
Embora existam bastantes alternativas no mercado, a DJI possuí alguns dos drones mais interessantes para quem quer voar por lazer ou fazer umas filmagens profissionais.
Com os recentes incidentes com drones, a DJI tem aumentado as exigências de voo, obrigando ao login da conta DJI para entrar na aplicação, além de confirmar se o drone tem a última atualização, se os dados de geofencing estão atualizados e de confirmar que a segurança do voo está garantida. Para estes procedimentos a aplicação pede uma ligação à internet, registando dados do drone e logs de voo, o que influencia a privacidade do piloto.
Sendo a DJI uma das fornecedoras de drones para o exército dos Estados Unidos, toda esta falta de privacidade sobre os voos deixaram o exército incomodado devido às possíveis vulnerabilidades e a facilidade com que os seus registos de voo poderiam ser descobertos, colocando em causa algumas missões mais sensíveis.
Para resolver esta questão, a DJI está a desenvolver um novo modo de voo, um modo privado, que irá guardar os dados de voo localmente sem que estes sejam expostos. Este novo modo servirá para aumentar a privacidade dos voos e para não expor os voos sensíveis que utilizadores militares ou empresariais não queiram que seja público.
We are creating local data mode to address the needs of our enterprise customers, including public and private organizations that are using DJI technology to perform sensitive operations around the world
Com este novo modo privado, a ligação à internet é temporariamente desativada até que o drone volte à base e o operador volte a restabelecer a ligação à internet. Durante o voo, o piloto continuará a receber a imagem no seu comando ou smartphone, no entanto esta imagem não poderá ser transmitida para lado nenhum, estando restrita à apresentação no comando.
A DJI tem estado a desenvolver este modo nos últimos meses, no entanto, pretende agora acelerar o seu desenvolvimento para que seja lançado até ao final de setembro. Este modo não deverá estar disponível para todos, estando dependente do tipo de utilizadores e da legislação específica para cada região.