Pplware

DJI OSMO Action é anunciada por 379 € para competir com a GoPro

A DJI anunciou hoje (15) a sua nova câmara de ação, DJI OSMO Action, sendo uma concorrente direta para a GoPro HERO 7 Black. A nova câmara custa 379 euros na Europa e proporciona gravação de vídeo em 4K (Ultra-HD) a 60 frames por segundo (fps), além de dois ecrãs num formato compacto.

Entre os destaques temos ainda a nova estabilização “RockSteady” que promete fazer maravilhas!


Com um design e formato muito similar às câmaras da GoPro, empresa líder de mercado neste segmento, a OSMO Action tem vários trunfos próprios. Com efeito, a nova action cam é concebida a pensar nos cinematógrafos, bem como os praticantes de desporto, mas há muito mais a ser dito.

Chegou a nova DJI OSMO Action

A DJI reforçou uma fórmula já bem desenvolvida pela GoPro e pretende fazer frente à melhor e mais recente aposta da rival, a câmara GoPro HERO 7 Black. Contudo, traz também alguns dos inconvenientes inerentes ao formato action cam, ou à gravação de vídeo com uma lente ultra-grande angular.

Inegavelmente familiar, o seu design surpreende com a presença de um segundo ecrã. Algo criado com o intuito de nos dar uma perspetiva única, para garantir que estamos sempre enquadrados. Desse modo, mesmo se a câmara cair, ou estiver no seu suporte e lhe der algum empurrão, poderá verificar o enquadramento.

 

 

Com um corpo sólido e preparado para os rigores do desporto, a DJI OSMO Action está disponível num único modelo. Como tal, qualquer consumidor usufruirá de uma mesma experiência de utilização. Ao mesmo tempo, é ligeiramente mais económico do que a GoPro Hero 7 Black que ronda atualmente os 400 €.

A rival declarada da GoPro HERO 7

A seu favor, a DJI OSMO Action conta com toda a experiência da empresa nos drones, gimbals (estabilizadores), profissionais e/ou voltados para o consumidor comum. Aliás, recordamos até o DJI OSMO Pocket, uma câmara extremamente compacta com estabilização mecânica de 3 eixos.

Agora, a empresa volta as atenções para as câmaras de ação, vulgarmente apelidadas de GoPro, um atestado da popularidade dessa marca. Ainda assim, a DJI coloca-nos agora um novo produto em mãos, com caraterísticas de topo. Em seguida temos um resumo sucinto das principais novidades:

 

 

Ao nível das especificações técnicas destaca-se a gravação de vídeo a 4K a 60 fps, bem como o Full-HD (1080p) a 240 fps. Apontamos também a gravação de vídeo em câmara lenta até 8x, além da resistência à água até 11 metros de profundidade. De igual modo, podemos captar fotografias com 12 MP de resolução.

A DJI OSMO Action quer atacar o mercado da GoPro

No seu interior temos um sensor CMOS 1/2.3″, provavelmente o Sony IMX377, além do processador de imagem Ambarella H2. Ao mesmo tempo, apontamos a estabilização eletrónica da imagem (EIS), apelidado pela DJI de “RockSteady”. A propósito, esta estabilização acaba por fazer um ligeiro crop na imagem.

A sua abertura focal é de f/2,8, com um ângulo de visão de 145 graus. É possível enroscar um filtro ND (ou outros filtros) na própria lente, não correndo o risco de o perder. Desse modo, acaba também por proteger a lente da DJI OSMO Action, algo em falta na GoPro HERO 7 Black.

 

Ainda assim, o su pronto mais original é o ecrã frontal de 1,4″ (3,56 cm), com uma resolução de 320 x 320 píxeis. Não é apenas um ecrã informativo, mas sim um segundo ecrã onde pode ver exatamente o que está a ser gravado. Algo que o torna ótimo para selfies, além de Vlogs e outras gravações pessoais.

Similar à GoPro Hero 7 Black

Tal como a sua rival, também na DJI OSMO Action temos um ecrã secundário, sensível ao toque. Tem 5,7 centímetros de diagonal e 640 x 360 píxeis de resolução. Mais ainda, é capaz de proporcionar um brilho máximo de 750 nits para boa visibilidade ao ar livre.

 

Similar à GoPro Hero 7 Black, o seu peso ronda os 134 gramas, face aos 116 gramas da rival. Já ao nível dos formatos de gravação temos o MOV, MP4 (H.264) a 100 Mb/s em 4K Ultra-HD a 60 fps. A gravação é feita em cartões de memória microSD / SDXC ou SDHC, com a ranhura localizada na lateral.

Contudo, a GoPro HERO 7 Black apresenta a vantagem de nos dar o H.265, algo que poderá agradar a alguns utilizadores. Já, por outro lado, temos o perfil D-Cinelike, ainda que não esteja disponível qualquer D-Log.

Este tipo de perfis de gravação são procurados pelos cinegrafistas para gravar com maior intervalo dinâmico de cores, com o intuito de permitir uma maior edição no pós-processamento.

A estabilização na DJI OSMO Action

Chama-se RockSteady e é a tecnologia de estabilização eletrónica utilizada pela DJI. Note-se que estamos perante uma estabilização eletrónica, tal como na GoPro e em outras rivais. Assim sendo, temos um ligeiro recorte da imagem tal como ela chega ao sensor.

Importa salientar que o modo HDR não pode ser utilizado simultaneamente com o RockSteady. Ainda assim, podemos ativar esta estabilização em todos os modos de vídeo, com a exceção sendo a gravação em câmara lenta, time-lapsehyperlapse.

Por fim, salientamos ainda que a EIS (RockSteady) resultará num recorte de 18 a 22% da imagem. Por outras palavras, este é o fator de corte efetuado pela tecnologia de estabilização.

Vídeo estabilizado pela tecnologia RockSteady – EIS

A nova câmara concentra-se sobretudo na gravação de vídeo, porém, tem também alguns modos para fotografia. Em primeiro lugar, temos o SnapShot para uma foto rápida. Temos ainda um botão físico para as definições rápidas (QS), além de um controlo personalizado da exposição da imagem.

De igual modo, temos aqui o Timelapse, gravação alternada e o modo personalizado. Aliás, destaca-se ainda a possibilidade de definir uma velocidade do obturador máxima de 120 segundo. É algo ótimo para um timelapse noturno, por exemplo.

 

De acordo com a DJI, a bateria removível tem uma autonomia para 135 minutos de gravação de vídeo a 1080p a 30 fps – sem estabilização. Já, por outro lado, a gravação em 4K a 60 fps e com a EIS ativada resulta numa autonomia para 63 minutos. De maneira idêntica, a marca afirma que a bateria demorará 1,5 horas a carregar.

Controlável através da aplicação DJI Mimo

Alternativamente poderá adquirir separadamente um carregador rápido. Um acessório que lhe dará 70% de carga em 30 minutos. Já em caso de necessidade pode trocar a bateria, caso tenha outra – item opcional. A propósito, temos vários outros acessórios ao dispor do consumidor.

Já, por fim, podemos ainda adicionar um microfone externo através de um adaptador (USB do Tipo C para 3,5 mm.). A propósito, apontamos ainda a presença de dois microfones, bem como dois altifalantes. Aqui, de acordo com a empresa, são mais opões ao dispor dos criadores de conteúdo e cinematógrafos.

O produto já está disponível através no site oficial da DJI, com a listagem dos acessórios incluídos na caixa.

O mercado das câmaras de ação

Por mais que seja um mercado já saturado, a DJI OSMO Action apresenta sérios argumentos se destacar. Além de ser um pouco mais acessível do que a rival da GoPro, é igualmente bem apetrechada. Não obstante, tendo cada qual os seus pontos fortes e público preferencial.

Agora, só tempo dirá se esta é a alternativa ideal à GoPro HERO 7 Black. Entretanto, não terá que esperar pela sua chegada uma vez que o produto já está a caminho da iServices.

 

Exit mobile version