Muitas têm sido as ideias que combinam arduino com outros materiais para criar autênticos utilitários. Não há muito tempo foram conhecidas as meias Netflix, estas param a emissão quando o utilizador adormece.
Qual é a melhor prenda para um dorminhoco que gosta de ver Netflix sem perder nada? Eis a versão caseira das meias Netflix.
A ideia é boa e torna-se ainda melhor se tiver uma boa capacidade de tricotar. Não é um projecto propriamente fácil mas é desafiante no que toca ao jeito para o trabalho manual. É também de referir que não será um projecto dos mais baratos de elaborar, mas vai com toda a certeza valer a pena.
Materiais:
- Arduino
- Acelerómetro
- LED infravermelho
- Bateria de Lítio (500 mAh)
- Perfboard
- Fio condutor
- E claro… a meia
Vamos a isto…
Em primeiro lugar, terão de fazer a vossa meia ou utilizar uma que já tenham, mas recordem que isso irá retirar o espírito maker. Depois irão iniciar o projecto em si, o primeiro passo será sintonizar o LED infravermelho com a televisão de forma a que quando for emitido o aviso de que está a dormir, o LED envie o sinal para que o aparelho se desligue. O Netflix ajuda um pouco com a programação e deixa aqui o código que precisa para esta etapa.
Segundo o indicado, este mecanismo irá conseguir distinguir os pequenos movimentos, da inexistência total de movimentos. No entanto, tudo poderá ser alterado, desde a sensibilidade até à escolha do período em que “deixamos” que o nosso pé não se mexa sem que a meia não active o sistema. Mas caso isto não seja o suficiente e caso não tenha qualquer problema em investir, ainda é sugerido um upgrade que consiste na utilização de um sensor de ritmo cardíaco.
Este é um gadget que ajuda, sem dúvida, na poupança na conta da electricidade dos que têm já a tendência de adormecer durante o período em que estão a ver a sua série favorita.
O Netflix aumenta assim a sua lista de criações depois de ter criado o projecto The Switch, que consiste em que um único botão seja capaz de criar o ambiente perfeito para a visualização dos seus conteúdos.