Pplware

Conheça melhor o Novo iPad da Apple

Foi apenas há algumas horas que a Apple desvendou a nova versão de um dos seus mais cobiçados gadgets: o iPad. Há meses que vários rumores percorriam todos os cantos do mundo tecnológico, e muito se esperavam as novidades que chegaram no evento de hoje, que acompanhámos aqui.

Agora que foi apresentado o novo iPad, está na hora de fazer um resumo das novidades e olhar para o que de novo há nesta nova versão do tablet da Apple.

Comecemos então pelo nome deste novo modelo do iPad, que tem estado a dar que falar. O nome que mais se esperava que este iPad tivesse seria, sem sombra de dúvidas, iPad 3. Outras variantes eram apontadas, como iPad 2S, ou iPad HD, por ter o retina display, mas a Apple, durante toda a keynote, apenas o chamou “The New iPad” (O novo iPad).

Isto sugere que, a partir de agora, todas as versões do iPad mantenham sempre esse nome, apenas “iPad”, tal como já acontece na linha Mac, ou na linha de iPod’s, e depois serão diferenciados com outra nomenclatura (poderá ser o ano, como nos Mac’s, ou a geração, como nos iPod’s, ou mesmo de outra forma).

Mas passando à frente e falando no que realmente interessa, vejamos o que melhorou no novo iPad:

 

Retina Display

Este era o rumor considerado “mais certo” há já algum tempo. Nos meses que precederam esta apresentação surgiram muitos indicativos da presença do retina display no iPad, e isso acabou por se confirmar hoje, com o anúncio oficial.

O retina display tray ao novo iPad 4 vezes mais pixels que o ecrã do iPad 2, numa resolução de 2048×1536 pixels. Esta resolução é de tal forma elevada, que chega a ser superior ao comum HDTV (1920×1080 pixels). Isto faz com que, tal como no iPhone 4, iPhone 4S e iPod Touch de 4ª Geração, tudo neste ecrã seja muito mais nítido, muito mais definido, proporcionando uma melhor experiência de utilização com imagens com muito maior qualidade e maior detalhe.

Embora a densidade de pixels seja inferior à do ecrã do iPhone (no iPad é de 264 ppi, enquanto que no iPhone é de 326 ppi), este ecrã é chamado de retina display pois é usado normalmente a uma maior distância dos olhos.

Sendo o iPad um dispositivo maior, com um ecrã maior que o iPhone, será usado a uma maior distância dos olhos, o que faz com que os pixels não se consigam distinguir uns dos outros, tal como acontece no iPhone, sendo portanto igualmente chamado pela Apple de retina display.

 

Processador Apple A5X

Outra das coisas esperadas, e também praticamente certas, era a melhoria no processador. A Apple melhorou o poder gráfico no novo iPad, equipando-o com um SoC com o mesmo CPU que o iPad 2, mas com um GPU quad-core, que confere ao novo iPad um poder gráfico 4 vezes maior que o seu antecessor.

Todo este poder de processamento extra é necessário para acompanhar a altíssima resolução do retina display, e embora se possa pensar que todas estas melhorias no processador e ecrã terá consequências na autonomia, a Apple garante que as 10 horas se mantêm. Claro que para isto a bateria também teve que ser melhorada, resultando num legeiro aumento da espessura do iPad  de 8,8 mm (iPad 2) para 9,4 mm (novo iPad) e num ligeiro aumento de peso de 601 gramas para 652 gramas (versão WiFi 16GB).

 

Câmera iSight

A câmera do iPad também foi melhorada, permitindo agora tirar fotografias com 5 MegaPixel e gravação de vídeo em Full HD 1080p, desenhada para permitir uma excelente qualidade em fotos e vídeo.

Esta câmera é semelhante à usada no iPhone 4S, apresentando as mesmas características (abertura ƒ/2.4, lente constituída por 5 elementos, filtro IR, autofocus, face detection, etc.).

 

Suporte ao 4G

O suporte ao 4G era algo que, embora constasse nos rumores que se criaram em volta do novo iPad, não se tinha como certo que a Apple adoptasse. Mas o novo iPad trouxe consigo o suporte ao 4G, permitindo estar sempre ligado, em qualquer local, com uma ligação extremamente rápida.

A utilização do 4G permitirá velocidades até 73 Mbps, velocidade esta que é bastante superior aos 42Mbps (DC-HSDPA) ou 21.1 Mbps (HSPA+) do 3G, que continua a ser suportado.

Ainda em relação à rede, o Personal HotSpot estará agora também disponível no iPad, tal como já acontecia no iPhone.

 

Voice Dictation

Não só sobre hardware foram as novidades, também em software a Apple deu boas notícias. Estará disponível a partir de agora o Voice Dictation no iPad, suportando Inglês, Francês, Alemão e Japonês.

 

Aplicações desenhadas para iPad

Já não são novidade as aplicações da Apple desenhadas especificamente para o iPad. O Pages, Numbers e Keynote, constituindo o iWorks, foram as primeiras aplicações que a Apple criou especificamente para o iPad, seguindo-se o Garage Band e iMovie que foram apresentados juntamente com o iPad 2.

A Apple anunciou que todas estas aplicações já existentes seriam actualizadas, estando as actualizações, gratuitas, disponíveis já hoje, e anunciou ainda uma nova aplicação, que fará conjunto com o Garage Band e o iMovie de forma a completar o “bundle” iLife: foi apresentada a aplicação iPhoto para iPad!

Esta aplicação do iPhoto para iPad traz diversas características e funções muito interessantes, destacando-se o uso de variados gestos no ecrã para a execução de determinadas funções.

 

Especificações Técnicas

Ficam a seguir as especificações técnicas mais importantes do novo iPad:

[tabcontainer]

[tabtext]Geral[/tabtext] [tabtext]Ecrã[/tabtext] [tabtext]Câmara[/tabtext] [tabtext]Bateria[/tabtext] [tabtext]Conectividade[/tabtext]

[/tabcontainer] [tabcontent]

[/tabcontent]

anterior próxima

 

 

O novo iPad estará disponível para venda já no próximo dia 16 de Março, mas apenas para 10 países. Em Portugal e noutros 25 países o novo iPad estará à venda a partir de dia 23 deste mês.

Em termos de preços tudo se mantém semelhante ao que era habitual:

O iPad 2 continuará à venda no modelo de 16 GB por um preço mais baixo, custando $399 (399 €) a versão WiFi e $529 (519 €) a versão WiFi+3G.

 

O que acharam os nossos leitores das novidades apresentadas? Estará este novo iPad preparado para segurar a liderança no mercado que a Apple tem tido neste segmento?


Homepage: iPad Artigos Relacionados

 

Exit mobile version