Pplware

Computador de Tomada da Marvell

Algumas pessoas são da opinião que tudo no final se reduz ao tamanho. E se alguém conseguisse reduzir, um modesto computador para o tamanho de por exemplo, um purificador de ar doméstico? O que acha que era possível conseguir?

A resposta a este sonho seria portanto, o novo computador pessoal de tomada da Marvell, denominado SheevaPlug. À primeira vista, a redução microscópica de vários componentes constituintes de um computador, leva-nos a pensar que poderia resultar, num dispositivo com características, para aí tão potentes como uma máquina de calcular.

Não poderíamos estar mais errados. Esta pequena maravilha da Marvell, tem requisitos absolutamente surpreendentes, integrados num único circuito integrado, o Kirkwood System-on-chip (CIC), que contém embutidas as seguintes características.

– CPU a 1.2 GHz – 512 MB de armazenamento Flash – 512 MB de memória DRAM – 1porta Ethernet Gigabit, – 1 porta USB 2.0

Além deste dispositivo ser bastante interessante devido às suas dimensões, sabe-se que consegue correr versões reduzidas de Linux. Bem, eu já ouvi dizer que o Linux até numa torradeira corre. Porém, este novo dispositivo pelas suas dimensões, causará inveja às melhores torradeiras à venda na sua loja favorita de electrodomésticos. Mais… irá certamente, gastar menos potência que a sua torradeira, consumindo apenas 5 watt’s de potência. Já que estou a usar o exemplo deste electrodoméstico, saiba que uma torradeira não consome menos que cerca de 650 watt’s, para que haja um termo de comparação (se é que há algum).

Mas, para que é que servirá afinal este computador de tomada? Um exemplo simples é dado no esquema da figura seguinte. Neste exemplo, este dispositivo é ligado via um cabo ethernet, que lhe permite que esteja acessível, em qualquer intranet ou mesmo na internet. Ora assim de cabeça, penso que poderá ser muito popular para pequenas e médias empresas, servindo como um servidor de impressora remoto (ligada até este dispositivo por porta USB), ou como um servidor web, pode servir também como reencaminhador de tráfego IP, por exemplo. Como já deve ter observado a flexibilidade do SheevaPlug reside na sua saída USB que permite que seja facilmente estendido, com a ligação de discos externos de grande grande armazenamento.

Está previsto o lançamento deste pequeno brinquedo em duas versões: uma na ordem dos $49 (cerca de 39 euros) e outra versão de $99 (cerca de 78 euros) para programadores.

Fonte: TGDaily

Exit mobile version