Numa altura como a que vivemos em que só se fala do iPhone, das suas capacidades tácteis, design inovador como a Apple nos tem habituado e tudo mais, eu venho sugerir algo diferente. Em meados de 2004 foi lançada a inovação tecnológica no mundo das telecomunicações móveis, inicialmente direccionadas para empresas: saiu para o mercado o HTC Magician, por cá conhecido como Qtek s100, o primeiro PocketPC do mundo.
Este dispositivo apresentava ecrã táctil de alta definição, uma rapidez abominável devido ao seu fantástico processador de 416mhz, bluetooth, infravermelhos, GPRS, e o último grito do Windows Mobile – WM2003SE, lançado no mesmo ano. A mobilidade de navegação, a possibilidade de visualização e interacção com a Web através da Stylus entre outros factores escaldantes fizeram dele o marco, daí o seu nome, Magician (mágico).
Sucessores com Wifi, 3G e teclados deslizantes apareceram e ele foi esquecido. Em 2006 decidi experimentar, e comprei um desses exemplares (a um amigo que contribui como muitos Portugueses, para o sucesso financeiro das empresas que comercializam equipamentos móveis comprando um novo modelo sempre que a namorada lhe diz que a amiga tem um igual), sem nada saber sobre o seu funcionamento.
Desde logo comecei a brincar, e 3 dias depois já o tinha crashado totalmente tendo sido necessária mão especializada para a instalação de novo firmware. Os anos passaram e fui experimentando equipamentos similares mas sempre com funções novas. Hoje em dia este mercado já está aberto ao consumidor normal, e a oferta é cada vez maior.
Vou fazer um pequeno comparativo entre o iPhone e este primitivo S100. O Iphone tem um interface inovador, radical, muito mexido e apelativo, o Windows Mobile excepto nas versões touch (HTC Touch, Touch Diamond, Touch Cruise, entre outros) é semelhante a um Windows 3.1 muito rudimentar, mas com aplicações que é algo que não falta para esta plataforma, o S100 tem possibilidades de ser superior a qualquer versão do iPhone que exista! Estranho não?
Comecemos pelo freeware. Há uns tempos li sobre uma aplicação que viria a ser a minha favorita no ramo chamada PointUI.
Esta consiste numa interface totalmente renovada, lavando a cara a qualquer PocketPC e expandindo as suas capacidades. Este software na sua versão mais sólida é direccionado para equipamentos QVGA (trocando por miúdos sem placa gráfica, como a maior parte deles são actualmente), tem como defeito a impossibilidade de troca do wallpaper, o que o torna monótono passado algum tempo de utilização.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________Há no entanto duas outras versões, ainda Alpha, mas igualmente potentes para as versões VGA (são poucos os modelos que possuem esta capacidade gráfica ao nível dos dpi’s, no entanto cada versão exige software específico) e uma outra concebida unicamente para equipamentos com WM2003/SE que não podem ser actualizados a nível de firmware como é o caso do S100.Este equipamento que muitos desvalorizam por esta limitação pode transformar-se num objecto de sonho quando acompanhado desta aplicaçãozinha, sendo a gigantesca vantagem das versões Alpha a possibilidade da troca de wallpaper (Não creio ser oficial, mas basta colocar a imagem desejada em formato jpeg com o nome bg no directório do PointUI para este a assumir como imagem de fundo).
Nesta altura os fanáticos do iPhone já me estão a apedrejar pelo facto de o S100 não ter Wifi nem 3G como o iPhone. Bem, quantos de nós faz uso frequente de 3G? O meu HTC Trinity possui essa funcionalidade e nunca a utilizei… Wifi, sim, sou viciado, dependente, o que lhe queiram chamar, é algo mais que fundamental num dispositivo móvel na minha opinião, mas esse ponto resolve-se no S100 com um cartão SD.
O Wifi do iPhone é extremamente limitado, sabem porquê? Em qualquer Universidade nacional as redes Wifi estão protegidas não só pelos dados de acesso como por credenciais específicas que têm de ser instaladas no dispositivo que vamos usar. A maioria dispõe desta aplicação para Windows Mobile, e para Apple? iPhone, iTouch? Acreditem que ver uma nota que nos está a incomodar de tanta curiosidade a meio de uma aula é um presente dos deuses.
Como o PointUI há diversas aplicações de estilo tanto gratuitas como pagas são elas a SPB Mobile Shell que tem toneladas de skins criadas por utilizadores de todo o mundo (ironicamente muitas delas uma réplica de iPhone), GSmart Touch, Slide 2 Unlock, FreeStylWM, entre outras.
Os PocketPC’s na sua maioria têm a possibilidade de serem actualizados com versões de firmware que nem sequer se comercializam (de salientar que é ilegal, ou as vezes trialware), que contêm sempre aplicações, interfaces e outros mimos interessantes.
Com este resumo que o é sobre PocketPC’s espero introduzido para aqueles que procuram sempre saber mais algumas ideias deste meu vício.
É o meu primeiro contributo para esta comunidade que é o pplware, portanto penso ter desempenhado o meu dever cívico. Bem haja.
Alguns links úteis onde poderão encontrar todas as aplicações de que fiz referência e mais algumas:
Nota: Este artigo foi desenvolvido pelo Fábio Silva para o Peopleware