Vírus, erros, ecrãs azuis, lentidão na instalação de software, são alguns dos problemas que se encontram nos sistemas operativos para computador. É certo que as coisas estão muito diferentes daquilo que encontrávamos há uns anos, mas também é certo que alguns dos sistemas conseguem ser mais simplistas, intuitivos e automatizados.
A Google, numa tentativa de mostrar o poder e simplicidade dos Chromebook, mostra alguns dos problemas que assolam (ou assolavam…) os sistemas macOS e Windows.
A Google lançou há poucas horas um vídeo promocional ao Chromebook onde, num minuto, ridiculariza os seus concorrentes com o objetivo de mostrar o quão simples pode ser o Chrome OS.
Mensagens de erro no Windows e no macOS ao tentar instalar software, vírus que atacam os sistemas, lentidão na instalação de software, ecrãs azuis do Windows são alguns dos problemas abordados num vídeo que consegue ter alguma graça.
A mensagem da Google é clara: os seus Chromebooks vêm com proteção contra vírus, atualizações automáticas, têm autonomia para um dia inteiro e muitas aplicações úteis Android.
Publicidade tardia, Google?
A verdade é que tanto a Apple quanto a Microsoft já oferecem sistemas muito mais completos atualmente e muitas das críticas que surgem neste vídeo parece que já nem fazem muito sentido.
É certo que os Chromebooks oferecem um sistema simplificado, no entanto, a forma como a Google escolheu mostrar tal simplicidade acaba por estar descontextualizada com a atualidade de ambos os sistemas retratados.
Com o aproximar do novo ano letivo, é natural que comecem a surgir campanhas por parte das várias marcas voltadas para os estudantes e professores. A Microsoft e a Apple são as próprias a já estar no ataque, a Microsoft com o seu Surface Go e a Apple com oferta dos seus headphones Beats na compra dos MacBooks.