Pois é, a ideia não é nova, já se fala que ao nível sensorial o cheio é o que está ainda arredado do mundo dos smartphones, tudo o resto já existe. Contudo, e pela especificidade deste nosso sentido, levar os cheiros, aromas e perfumes a cada nariz como forma de notificação… é algo arrojado!
No país do sol nascente os limites são para ser derrubados e assim nasceu a ideia de ligar um acessório aos smartphones que produzisse uma fragrância como notificação.
Hmmm cheira-me a rosas, tenho um sms no smartphone. Agora sinto um perfume intenso… há mail na caixa!
É esta a ideia da empresa Scentee. Levar ao utilizador cheiros sempre que receba um mail, uma notificação do Facebook ou quando recebe uma SMS. Hmmm cheira-me a pizza, alguém no Gtalk de certeza!!!!
Mas este acessório tem uma app que o complementa e que permite escolher o cheiro desejado. Para isso a empresa desenhou uma app para as plataformas iOS e Android. O dispositivo liga-se ao smartphone pelo jack de som 3,5, onde normalmente liga os auscultadores e é daqui que tudo é pulverizado a cada notificação.
Pergunta: haverá casos práticos que possam demonstrar a utilidade deste dispositivo e da app?
Claro que sim, no Japão nada é deixado ao acaso!
O dispositivo já está à venda na Amazon pelo preço de 27 euros. Também existem kits de fragrâncias disponíveis como Morango, Menta, Café, Manga, algo mais suave como Rosas, Jasmim, Maças, ou até odores que mexem com o estômago, como o cheiro a um bom assado, caril, etc… Há já uma empresa que se está a dedicar a produzir e distribuir cheiros típicos da cozinha, tipo essências a costeletas, língua salteada e batatas amanteigadas. Tudo para atrair a sua atenção quando recebe uma notificação.
Claro que quando lhe cheirar a esturro… é um SMS da esposa a dizer que a sua sogra vem passar o fim-de-semana consigo!