Um dos problemas da sociedade actual é o sedentarismo, passamos demasiado tempo sentados em frente aos computadores e o tempo para a actividade física ainda não é tanto quanto deveria. Mas existem excepções. Existem trabalhos ou mesmo deslocações obrigatórias que exigem caminhadas diárias desgastantes onde, cada vez mais, a tecnologia consegue dar a sua ajuda.
Todos nós na infância já tivemos um skate ou uma trotinete. Ambos evoluíram e adaptaram-se às necessidades dos adultos, os hoverbords ou as trotinetes eléctricas são hoje um meio de transporte ideal para quem, durante o dia, tem que fazer longas caminhadas, ou para se deslocar até ao local de trabalho ou no próprio posto de trabalho.
Já aqui falámos um pouco sobre a tecnologia dos Hoverboards e, desta vez, iremos debruçar-nos nas trotinetes eléctricas.
A tecnologia
À primeira vista, uma destas trotinetes eléctricas em pouco se distingue daquelas que normalmente são associadas a brincadeiras de criança ou às dedicadas a desportos mais radicais. A grande diferença é que incluem o tal motor eléctrico que faz delas um verdadeiro meio de transporte. Existem modelos que já incluem monitor com uma série de indicações, junto aos punhos têm o acelerador e um travão e junto à roda traseira, o típico travão. Por norma, são também muito fáceis de dobrar e arrumar.
A imagem seguinte mostra os vários componentes de um exemplo de uma trotinete eléctrica.
Velocidade e autonomia
Com uma destas trotinetes é possível atingir até 30km/h, obviamente, um valor que irá depender do peso do utilizador, do piso e da própria potência da trotinete.
A sua bateria poderá demorar entre 3 a 5 horas a carregar e a autonomia, em muitos casos, poderá ir até aos 30 km.
E o preço?
O preço é muito variável, porque a oferta também é muito vasta. Em lojas físicas em Portugal ou lojas online por essa Europa fora, existem inúmeras opções.
Damos como exemplo de uma à venda numa loja online, que já incluiu ecrã LCD, tem LEDs frontais para uma utilização nocturna e incluiu uma bateria de 8Ah, para uma autonomia de 30 km, e um motor de 250w. Neste caso o preço situa-se a pouco mais de 400€, já com custos de envio.