Se 2015 trouxe muitas novidades no campo dos wearables, então, 2016 será certamente ainda mais desafiante.
O Babypod é um dispositivo que estimula o bebé antes do seu nascimento através da música, com recurso a um dispositivo intra-vaginal.
O dispositivo Babypod nasceu como resultado de uma importante linha de investigação sobre os efeitos da música desde o início da vida.
A música associada ao desenvolvimento cognitivo
A música oferece múltiplos benefícios para o cérebro humano, entre eles, a sua acção como estímulo para a aprendizagem e estreitar laços importantes na área da comunicação social. A estimulação dos bebés através da música desde os primeiros meses de vida tem efeitos positivos para o desenvolvimento cerebral. Com base neste princípio, a empresa por trás do BabyPod pensou num dispositivo revolucionário:
Haverá benefícios para o bebé quando ouve música antes de nascer?
Durante o primeiro estudo científico, a equipa do Instituto Marquès (Centro de Ginecologia e Obstetrícia de Barcelona) aplicou música a incubadoras de embriões e conseguiram demonstrar que a música melhora a fecundação in vitro.
Como funciona o BabyPod?
Na prática estamos a falar num dispositivo que não é mais que uma coluna de som que é inserida na vagina e emite música num volume muito baixo (54 decibéis).
As mentes por trás do Babypod afirmam que os sons permitem que o feto se desenvolva, mas ao nível científico ainda não há provas esclarecedoras que a música de facto traga mais desenvolvimento ao feto.
O dispositivo, segundo os criadores, estimula a vocalização das palavras através da música, mas ainda haverá muito a provar nesta área. Há, contudo, muitos dispositivos para “dar música” aos fetos, este tem a particularidade de “estar mais perto” do bebé.