Pplware

Aztech WL559E – Resolva problemas com cobertura wireless…

…em casa, no escritório, etc

As redes wireless fazem hoje parte de muitas casas e escritórios. Permitem a mobilidade dos utilizadores, mas a verdade é que nem sempre conseguimos que o sinal chegue a todo o lado da nossa casa ou escritório. Como solução para este problema muito comum, a empresa AzTech enviou-nos, para análise, o Inovador repetidor de sinal WL559E que é uma actualização do popular Aztech WL556E.

Instala-se em 30 segundos, liga-se a uma tomada sem cabos e garante uma largura de banda de 300Mbps. Vamos conhecer melhor o repetidor Aztech WL559E.

Uma das muitas características que me impressionou neste equipamento, é a simplicidade de configuração. Apesar de estar habituado a equipamentos mais complexos ao nível de configuração, considero que este é um equipamento acessível a qualquer utilizador, mesmo quando o utilizador não tem qualquer conhecimento nesta área. A configuração do equipamento pode ser feita de dois modos: via WPS  ou Interface Web.

Configuração do Aztech WL559E como repetidor

A configuração do Aztech WL559E como repetidor pode ser realizada de duas formas:

via WPS

Uma vez que o Aztech WL559E suporta WPS e caso o seu router suporte esta funcionalidade, então a configuração é algo muito simples rápida. Para tal basta seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Ligar o Aztech WL559E a uma tomada eléctrica próxima do router e aguardar que este arranque (cerca de 20 segundos)

Passo 2 – Carregar no botão de WPS do seu router durante 2 segundos, e de seguida o botão de WPS do  Aztech WL559E durante cerca de 5 segundos. O processo de autenticação e sincronismo demora cerca de 20 segundos.

Passo 3 – A associação do WPS é finalizada quando o LED de WPS do repetidor Aztech WL559E parar de piscar.

Feitos os passos anteriores, podem desligar o Aztech WL559E e posição o mesmo numa localização intermédia entre o seu router e a área onde pretende melhorar a cobertura de sinal.

via Interface Web

Para quem pretender fazer uma configuração via interface Web, deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Devem começar por desactivar a ligação wireless do seu PC ou Portátil

Passo 2 – Ligar o Aztech WL559E a uma tomada eléctrica e de seguida ligar o cabo UTP, que vem incluído com o equipamento, à porta RJ45 (vulgo porta de rede) do equipamento e à porta RJ45 do PC (de referir que a configuração dos parâmetros de rede irá ser feita via DHCP)

Passo 3 – Depois abrimos o browser e colocamos o endereço http://10.0.10.254 . Dentro da interface devem escolher a vossa rede (rede para a qual vão reforçar o sinal).

Depois basta indicar a password/passphrase de acesso a rede sem fios.

Feitos os dois passos anteriores, podem desligar o Aztech WL559E e colocar o mesmo numa posição intermédia (entre o seu router e a área onde pretende melhorar a cobertura de sinal).

Mas o Aztech WL559E permite muito mais…

A interface de gestão Aztech WL559E oferece-nos um conjunto de funcionalidades que passamos a descrever.

Quick Connect

Tal como o próprio nome indica, podemos reconfigurar o equipamento de uma forma rápida e sem complicações.

Setup

Aqui podemos definir o modo de operação do equipamento, assim como visualizar as configurações da rede onde estamos ligados.

O equipamento pode ser configurado como:

Device Status

Podemos também visualizar, através do endereço MAC, quais os equipamentos que estão ligados ao nosso repetidor.

Wireless

Permite ver todas as redes wireless detectadas pelo repetidor

WPS

Permite configurar o modo WPS (Wi-Fi Protected Setup).

O Pplware já tem este equipamento a funcionar há alguns meses e os resultados são fantásticos. O Repetidor WL559E vem equipado com um indicador luminoso na parte frontal que lhe permite verificar no momento a força do sinal entre o repetidor e o seu router.

Deste modo será mais fácil encontrar a localização ideal para o seu repetidor. Quanto mais afastar o repetidor do seu router maior será o alcance, mas menor será a força do sinal. Recomendamos a localização que permita ao repetidor 2 barras de sinal.

 

Onde comprar?

O repetidor Aztech WL559E pode ser adquirido na própria Aztech pelo valor de 59,90€. Têm 15 dias para experimentar o produto.Um produto recomendado pelo Pplware.

Exit mobile version