Pplware

Asus Eee PC, o portátil a 300 euros!

Chega a Portugal, quase um ano após o lançamento mundial, o Asus Eee PC 701: um portátil ao preço de 299 euros. Não, não faltam algarismos no preço! 🙂

Inicialmente inserida na organização OLPC (já aqui abordado neste post),a Intel abandona o projecto e forma parceria com a Asus. A empresa tailandesa cedo se apercebe que poderia produzir um portátil, extremamente leve e compacto, com características superiores ao inicialmente pensado. Surge então o Asus Eee PC, que desde então tem sido um sucesso de vendas por esse mundo fora.

Concebido, especialmente, para profissionais com necessidades móveis e utilizadores de informática mais jovens, esta “miniatura” de portátil oferece características deveras interessantes, conjugando na perfeição portabilidade com funcionalidade.

[01][02][03][04][05][06][07]

A versão comercializada no nosso país (Eee Pc 701 Branco) tem como principais argumentos um ecrã LCD de 7 polegadas, internet sem fios (wlan), 512 mb memória RAM e 4 GB de memória em disco SSD (flash), podendo esta ser alargada através do leitor de cartões de memória (MMC). Nota para a ausência de leitor CD/DVD de modo a reduzir o custo, peso e consumo de bateria.

Para os mais aficionados por jogos desanimem-se, pois este aparelho está direccionado para navegação Web e produção de texto. O sistema operativo de raiz será Xandros (Linux). Não se assustem! Os menus são bastantes fáceis e intuitivos. Caso queiram um sistema Windows terão o Windows Xp por mais 20€ (319€).

Tudo isto em pouco mais de 900 gramas. Fantástico!

Como o mundo não pára, e também devido à entrada tardia deste aparelho no nosso mercado, deverá surgir em território nacional uma nova versão deste aparelho. Asus Eee Pc 901(à esquerda na imagem) é o “senhor” que se segue, e deverá aparecer nas lojas no último trimestre de 2008. Equipado com o novo processador “Intel atom” e melhorado em diversos aspectos (ver tabela) promete convencer os mais cépticos compradores. Claro que existe o reverso da medalha: será um pouco maior e consideravelmente mais caro, perdendo o conceito de “baixo custo” que caracteriza estes ultra-portáteis.

Principais Características

Será este portátil uma boa alternativa para usar como segundo computador? O preço diz que sim. E vocês?

Exit mobile version