O mercado de dispositivos móveis está ao rubro. Neste sector a Intel tem-se antecipado a todos os seus adversários, com o lançamento da sua família de processadores Atom nos netbooks. Terá esta um adversário à altura?
A ARM, fabricante de micro processadores, pretende ser um “player” neste mercado, tendo anunciado o lançamento de uma nova família de processadores, na Mobile World Congress a decorrer em Espanha. Será sobre o Cortex A9, com o nome de código Sparrow (talvez a pensarem no espírito aventureiro, da personagem dos Piratas das Caraíbas), que a ARM pretende competir com a Intel. No entanto, a ARM, não se pretende ficar por este mercado de mini portáteis. O Cortex A9 é a evolução natural do micro processador A8, que vem entre outros dispositivos no Palm Pre e no mais recente projecto de consola OpenPandora. Será, por isso, esperado que este processador possa competir no mercado de smartphones.
O Sparrow baseia-se numa tecnologia de múltiplos “cores” e será já utilizado na próxima geração do iPhone. Esta decisão é perfeitamente natural vindo da empresa da marca da Maçã, isto porque o iPhone já usa um processador ARM (mais concretamente ARM 11). Para que se consiga perceber o poder de processamento em causa, o Cortex A9, permite o triplo do processamento, do actualmente existente no ARM 11.
O Sparrow encontra-se com lançamento previsto para 2010, embora a Adobe e a Symbian não percam tempo e estejam a trabalhar de modo a adaptarem as suas tecnologias para tirarem partido desta tecnologia de múltiplos cores.
Tempos interessantes em que vivemos, sem nos apercebemos, começamos a ter bastante processamento, nas nossos dispositivos móveis. A inovação a que estamos a assistir, leva-nos a crer que o mercado de processadores está a evoluir de uma forma abismal, de tal forma que muitas aplicações existentes ainda não tiveram tempo de se adaptar a estes novos paradigmas de computação.