Pplware

Menos de 10% dos Android são cifrados… no iOS são 95%

Actualmente, estima-se que o mundo do Android seja representado por mais de 4000 modelos diferentes distribuídos por 400 marcas, totalizando aproximadamente 1,4 mil milhões de equipamentos Android em todo o mundo.

Esta diversidade faz com que haja muitas disparidades entre eles, desde a adopção de novas versões do sistema operativo à própria segurança dos equipamentos através de cifras, onde neste imenso ecossistema são cifrados menos de 10% deles.

Se por um lado a Apple faz questão de ter um sistema operativo móvel controlado de forma total, no caso da Google a ideia é disponibilizar um sistema que possa ser modificado por qualquer programador.

Esta “pequena” diferença tem feito com que muitos fabricantes Android não optem por criar formas de cifrar os dados dos seus utilizadores sob pena do desempenho vir a ser prejudicado.

 

O Android Marshmallow é o único que exige que os smartphones sejam cifrados

Se actualmente comprar um Android com a versão Marshmallow de origem, terá a certeza de que a sua informação estará protegida através de uma cifra, mas isso apenas ocorre num universo de 2% de todos os equipamentos Android.

Não que isso seja uma novidade no mundo do Android. Versões anteriores já dispunham de cifras, nomeadamente os Google Nexus, e essa opção já podia ser activada pelos utilizadores em alguns equipamentos a partir da versão 4.0, mas que tende a piorar o desempenho dos equipamentos.

No caso da Apple, desde o iOS 8 lançado em 2014, todos os iPhones são cifrados de forma automática, sem ser necessária qualquer activação por parte dos utilizadores. Assim sendo, estima-se que apenas 5% de todos os iOS não sejam cifrados, concretamente os que correm a versão 7 ou inferior do iOS.

Exit mobile version