Pplware

Andy AZ4.5 da YEZZ, o smartphone ideal para seniores

O mundo da tecnologia capta mais atenção nas faixas etárias mais novas, nos adolescentes, jovens e adultos. Contudo, e dada a sua massificação, são cada vez mais os seniores que se interessam e tendem a usar as novidades tecnológicas, são eles um público alvo que as marcas tendem cada vez mais a apostar.

É assim que já se vê no segmento dos smartphones e a YEZZ, com o seu mais recente Andy AZ4.5, vem trazer ao público sénior uma oferta cuidada, com atenção a determinados pormenores que fazem a diferença.

Apesar deste ser um smartphone que se posiciona num segmento de preços acessível, não estamos perante um equipamento de entrada de gama. O novo smartphone touchscreen da marca YEZZ destaca-se assim por ser Dual-SIM e por trazer software Android mas com menus adaptados, muito intuitivos e ícones grandes num ecrã de 4.5 polegadas.

Mas foram tidos em conta ainda mais pormenores, pois a idade, embora seja sinónimo de experiência traz também algum déficit ao poder da visão e audição, assim como à precisão manual, o que, convenhamos, nos smartphones do mundo moderno são pontos fulcrais que têm de ser bem ajustados. Foi o que pensaram ao estruturar o Andy AZ4.5.

 

Porquê apostar ainda no Android 4.2 Jelly Bean?

Este smartphone corre sobre o sistema operativo Android v.4.2 Jelly Bean, tem Bluetooth 3.0, Wi-Fi, uma câmara de 5MP (traseira) e 1,3 (frontal) e ainda oferece uma base de carregamento para facilitar a colocação do telemóvel. Dispõe de teclas externas de manuseamento rápido tais como uma lanterna, rádio, alta-voz e um discreto botão de emergência traseiro.

Embora não esteja actualizado face ao que o Android poderá de melhor oferecer na sua mais recente versão, os restantes dispositivos adaptados permitem que este smartphone seja usado com muita segurança, permite mesmo que as pessoas o consigam usar em modo SOS recorrendo a um botão desenhado para o efeito.

Imagem Aloysius Low/CNET

 

Preço

Todas as características acima enumeradas estão disponíveis por um PVP recomendado de 179,90 euros (IVA incluído).

“O Andy AZ4.5 é um sénior-phone que foi desenvolvido tendo em conta as necessidades tão específicas do target sénior que cada vez tem maior poder de adaptação às novas tecnologias de informação, não apenas porque a esperança de vida aumenta, como pela interacção com as gerações mais novas que estão extremamente dependentes de um estilo de vida itech. Este é também um equipamento adequado a quem tenha dificuldade de visão e não queira perder as vantagens de um modelo Android, dado que o software foi modificado para facilitar a interacção com o smartphone”, afirma Paulo Silva Almeida, director geral da Avenir Telecom para Portugal.

 

Características gerais

O Andy AZ4.5 traz a versão 4.2 do Android Jelly Bean e vem equipado com um processador Dual Core de 1.2GHz e um processador dedicado de gráficos 3D Mali 400. O ecrã de 4,5″ é touchscreen WVGA e apresenta ícones de largas dimensões para ser mais fácil visualizar as principais teclas, tais como Ligar, Contactos, Família, Agenda, Mensagens, Notícias e Chat.

Ícones com acesso directo e simplificado a funcionalidades

Oferece vários níveis de conectividade como Bluetooth 3.0, Wi-Fi e GPS e é Dual-SIM. Em termos de memória interna, oferece 4GB de armazenamento e 512MB de RAM com 64GB de memória adicional via aquisição de cartão microSD. A câmara frontal é de 1.3MP e a traseira de 5MP.

Mais uma vez não é de surpreender, poderia mesmo trazer mais memória RAM o que favorecia o utilizador, principalmente nesta versão do Android. A marca certamente está a apostar nos dispositivos dedicados ao público sénior para convencer o mercado.

O seu trunfo será a facilidade de utilização do equipamento dado que para além dos bem visíveis menus em formato mosaico, com acesso a todas as aplicações do software Android, dispõe de várias teclas físicas exteriores que permitem o acesso a algumas funções sem recorrer ao software do equipamento: lanterna, rádio alta voz (sem necessidade de auricular a servir de antena) e tecla de emergência que faz chamadas automáticas para lista programada de contactos.

 

Na caixa…

A embalagem de venda, para além do habitual carregador com cabo que serve também para dados, vem um auricular estéreo, uma bolsa protectora vertical em formato livro e uma base de carregamento que evita a introdução do cabo micro-USB do carregador na entrada do telefone, facilitando a vida ao utilizador.

 

Poderá ser um equipamento muito bem conseguido para as pessoas mais velhas que precisem se teclas físicas, atalhos directos e facilidade na manipulação de um telefone, essa, no nosso entender, será a mais valia deste equipamento. Este smartphone poderá ser, em breve, alvo de uma análise pormenorizada Pplware!

Homepage Yezz Andy AZ4.5

 

Exit mobile version