Pplware

Review Completa: ZTE Tania (Windows Phone)

Video-análise completa ao ZTE Tania e ao sistema operativo Windows Phone 7.5 Mango.

Precisa de um smartphone rápido, fluído, completamente integrável com qualquer rede social, conta de e-mail e Microsoft Office? Por menos de 200€? O ZTE Tania é, muito provavelmente, aquilo que procura.

Neste artigo poderá encontrar a video-análise completa tanto ao ZTE Tania como ao seu sistema operativo, o Windows Phone 7.5 Mango. Surpreenda-se com este equipamento que apresenta uma relação preço-qualidade muito acima da média.

Especificações técnicas

[tabcontainer] [tabtext]Caixa[/tabtext] [tabtext]Sistema[/tabtext] [tabtext]Conectividade[/tabtext] [tabtext]Câmara[/tabtext] [tabtext]Acessórios[/tabtext] [/tabcontainer] [tabcontent] [/tabcontent]
anterior próxima

Conteúdo da embalagem – UNBOXING

A embalagem do ZTE Tania é bastante simples, muito similar à do iPhone, e o seu interior inclui além do smartphone:

Carregador com terminação USB fêmea.
Cabo microUSB.
O carregador liga ao cabo de dados.
Headphones com microfone e controlo de volume e chamada.

Unboxing e Análise ao Hardware – Vídeo

Aqui fica o já habitual vídeo de abertura da caixa, o chamado unboxing.

Vista geral do ZTE Tania

Dimensões e peso

Comparação do comprimento e dimensão do ecrã entre o ZTE Tania (à esquerda) e o Samsung Galaxy S (à direita).
Comparação da altura entre o ZTE Tania (à esquerda) e o Samsung Galaxy S (à direita).

O ZTE Tania é pesado para as suas dimensões e é pouco ergonómico. No entanto, o plástico aveludado da sua capa traseira adiciona algum conforto.

Vista de frente

A frente do ZTE Tania revela um ecrã generoso, os 3 botões principais que controlam o sistema operativo, o altifalante para ouvir as chamadas e ainda sensores de luminosidade e proximidade. Vamos olhar com mais pormenor para cada um destes itens.

Ecrã

O ecrã é um TFT-LCD “decente”. Não se trata de nenhum Super AMOLED, nem muito menos um retina display. Estando habituada ao Super AMOLED do meu já “velho” Samsung Galaxy S, senti que passei de “cavalo para burro”, passo a expressão.

O TFT-LCD do ZTE Tania, com o brilho no máximo, visto de frente.

A diferença mais notória é o pequeno ângulo de visão deste ecrã.

Pequeno ângulo de visão.

Os 480×800 píxeis de resolução num ecrã de 4.3’’ resultam em 217 ppi de densidade, o que é ridículo quando comparado com um iPhone 4S. Como a própria interface Metro do WP utiliza as chamadas tiles, os ppi acabam por pouco importar. No entanto, para o preço deste ZTE (199.00€) é o melhor que se pode comprar.

Os píxeis no ecrã do ZTE Tania.

É na luminosidade que este ZTE perde. O Windows Phone (WP) limita o grau de luminosidade a apenas três opções (baixo, médio e alto), mas possibilita a definição automática do brilho do ecrã. Embora esta detecção automática funcione razoavelmente, o ecrã aacaba por ficar demasiado escuro para o ambiente exterior. Trata-se de um ecrã complicado de utilizar na rua, muito mais ao sol, até pela gordura que se vai acumulando.

As dedadas no ecrã do ZTE Tania.

Em relação à fluidez da interface, a reação ao toque do dedo é fantástica. Afinal de contas trata-se de um Windows Phone (WP). A interface é simples e sempre fluída. O scrolling de páginas no Internet Explorer é perfeito, o pinch-and-zoom também não fica atrás. Parece-me que o WP usa a mesma técnica de renderização que o iOS, tal como o Francisco Franco esclareceu neste artigo. Veja o vídeo “Browser (Internet Explorer)” para observar a fluidez da navegação na web.

A reacção ao toque também é muito boa e isso nota-se na escrita de mensagens. Veja o vídeo “Mensagens” para observar a reacção ao toque.

A reacção ao toque no teclado do ZTE Tania é bastante boa.
Botões do sistema operativo

Os botões típicos do Windows Phone 7.5 (Back, Start e Search) são botões touch e retro-iluminados. Quando tocados, emitem uma pequena vibração.

Os 3 botões principais do Windows Phone 7.5.
Altifalante de chamada

A qualidade de som emitida pelo altifalante durante uma chamada é boa. No entanto, a ergonomia deste ZTE não é a melhor quando encostado ao ouvido, muito por causa das suas duras arestas cromadas. Nada que uma capa de silicone não resolva.

O altifalante de chamada e as duras arestas laterais.
Sensores de luminosidade e proximidade

O sensor de luminosidade permite a definição automática de 3 níveis de brilho consoante a luz ambiente, tal como descrito acima. O sensor de proximidade desliga o ecrã quando, por exemplo, se encosta o telemóvel à cara para atender uma chamada.

Vista traseira

Capa

O plástico da parte de trás é aveludado, agradável ao toque, mas também se risca muito, até com as unhas. No entanto é aquele risco “aveludado”; basta passar com um pano húmido e voilá.

Plástico traseiro com riscos.

A parte de trás não adere totalmente ao telemóvel, sentindo-se “espaço livre” entre o plástico e os componentes interiores. Fazer o teste é simples: basta bater com os nós dos dedos no plástico e facilmente se verifica a diferença do som emitido. Isto dá uma sensação pouco sólida à máquina, embora não haja qualquer rangimento ao manipular o aparelho.

A vista traseira do ZTE Tania.

Remover a parte de trás do telemóvel, por exemplo para retirar a bateria ou trocar o cartão, é um pesadelo, pelo menos enquanto o telemóvel é novo e as unhas são curtas. É necessário colocar a unha do polegar num dos cantos do smartphone e depois deslizá-la pela lateral do mesmo.

A reentrância para retirar a capa traseira, desgastada.

Quando se tem as unhas curtas, chega a ser doloroso… felizmente após alguma utilização basta apenas levantar a capa e esta já “descola” com mais facilidade. No entanto, o cromado junto à zona de abertura tem tendência a desgastar-se por razões óbvias.

A capa e bateria retiradas.
Câmara traseira e flash LED

O ZTE Tania vem munido de uma câmara traseira de 5MP e flash LED. O flash é bem forte, já a qualidade da câmara não é nada de espectacular: as imagens saem sempre mais saturadas do que a realidade. Veja alguns exemplos:

[1][2][3][4][5][6]

O vídeo capturado pela câmara chega aos 480p e 720p, a 30fps. No entanto, a qualidade a 720p é em tudo similar aos 480p.

De noite, tanto no modo de fotografia como de vídeo, é difícil capturar a luz em volta.

Fotografias originais em diversas condições de luminosidade: ZTE_Tania_Fotografias_Originais.zip [11.6MB]

Vídeos originais em diversas condições de luminosidade: ZTE_Tania_Videos_Originais.zip [233MB]

Altifalante traseiro

Não sei se o som emitido por este altifalante é bom ou mau: o WP tem uma escala de volume até 30. Neste ZTE, o volume 20 é similar ao máximo dos smartphones comuns, pelo menos no que toca aos toques de telefone. Entre 20 e 30 é bem alto, mas isso acaba por se refletir na fraca qualidade de construção do telemóvel: o som fica distorcido e causa trepidação contra o plástico da tampa da parte de trás.

Ao reproduzir música, a trepidação no altifalante já passa despercebida, mas mesmo assim, o volume máximo é bem alto.

Vista lateral

No lado de cima encontra-se a ficha de 3.5mm para os headphones incluídos, ou quaisquer outros headphones.

A vista de cima do ZTE Tania e a entrada para os headphones.

No lado de baixo está o microfone para as chamadas e gravação de vídeo.

A vista de baixo do ZTE Tania e o microfone.

No lado esquerdo temos o botão para diminuir e aumentar o volume.

A vista lateral esquerda do ZTE Tania e o botão de volume.

Este botão sobressai bem mais do que o botão “power”, o que por vezes causa alterações no volume indesejadas, quando coloquei o smartphone no bolso da frente das calças.

O botão de volume com um bonito cromado.

Por fim, no lado direito podemos encontrar o botão “power” para ligar/desligar e bloquear/desbloquear e ainda o botão dedicado à captura de imagem pela câmara, seja fotografia ou vídeo.

A abertura microUSB foi deixada completamente desprotegida, sem qualquer “portinhola”, pelo que a entrada de poeiras é expectável.

A vista lateral direita e a entrada microUSB e os botões da câmara e de energia.

O cromado dos botões laterais (volume, fotografia e power) é muito bonito. O cromado à volta de todo o smartphone é escuro e elegante, no entanto tem tendência a “descascar-se” com a utilização.

Lado direito do smartphone: botão da câmara, entrada USB e botão power.

Bateria

Características da bateria do ZTE Tania.
Bateria retirada e SIM colocado. Não há slot de cartão de memória.

Descarga

As condições de teste de descarga da bateria foram as seguintes:

Nestas condições, o Tania conseguiu aguentar-se mais de 2 dias e meio, sem desligar.

Tendo em conta que se está na presença de um smartphone de grandes dimensões (4.3 polegadas) e com a maioria dos serviços ligados, diria que se trata de uma boa marca.

Carga

O tempo de carga deste smartphone surpreendeu-me, pela positiva. A partir de uma bateria comppletamente gasta, o ZTE Tania carregou completamente em pouco mais de 2 horas, ligado à corrente.

 Pack completo de todas as fotografias do ZTE Tania e acessórios: ZTE_Tania_Acessorios_Fotos.zip [6.1MB]

O Sistema Operativo: Windows Phone 7.5

Esta secção é dedicada exclusivamente à análise profunda do sistema operativo incluído no ZTE Tania: o Windows Phone 7.5. Por isso, os seguintes vídeos poderão interessar não só a potenciais utilizadores deste smartphone, mas também a qualquer futuro utilizador de um Windows Phone.

Infelizmente o WP não permite a captura de ecrã sem um smartphone desbloqueado para developers e, por esta simples razão, não serão apresentadas capturas de ecrã, como é hábito. Mas temos uma video-análise completa!

O ecrã principal

O ecrã principal do Windows Phone 7.5 é constituído por um conjunto de tiles, que podem ser estáticos ou dinâmicos (live tiles). No caso dos live tiles, estes mostram informação dinâmica, por exemplo o número de e-mails por ler, o próximo evento na agenda, um slideshow de imagens, ou até mesmo os últimos artigos do Pplware. Tocando em cada tile somos redireccionados para a aplicação relacionada.

Deslizando as tiles para a esquerda, vemos a lista de todas as aplicações incluídas no WP. O scrolling do ecrã em qualquer um dos ecrãs é extremamente fluido, sem paragens ou soluços. Veja o vídeo acima para uma descrição pormenorizada acerca de cada tile.

Telemóvel, Contactos e Eu

A aplicação “Telemóvel” (Phone em inglês) permite visualizar o histórico das últimas chamadas efectuadas/recebidas e, tocando em cada um dos ícones na parte de baixo do ecrã, é possível:

A aplicação “Contactos” (People, em inglês) é um agregador de chamadas e de novidades nas redes sociais. No WP 7.5 as redes sociais Facebook, Twitter e LinkedIn estão completamente incorporadas no sistema operativo, não sendo necessário instalar nenhuma app dedicada. Nesta aplicação, cada ecrã do panorama tem o seu propósito:
  • “Todos”: Mostra a fotografia  da conta principal do telemóvel, por exemplo do Facebook ou Twitter e a última actualização nas redes sociais. Mostra ainda a lista de todos os contactos, no meu caso, importados do Google Contacts.
  • “Novidades”:  As novidades de todas as contas de redes sociais ligadas ao dispositivo, de forma agregada. Permite fazer “gosto” (no caso do Facebook) e comentar qualquer publicação.
  • “Recentes”: Mostra todas as interacções recentes com qualquer um dos contactos, sob a forma de tiles com a fotografia e/ou nome do contacto.
A aplicação “Eu” (Me, em inglês) é uma aplicação dedicada ao perfil pessoal do dispositivo. No ecrã “perfil” é possível:
  • “Publicar uma mensagem” em qualquer uma das redes sociais ligadas ao dispositivo.
  • “Dar entrada” num determinado local, isto é, publicar a nossa localização geográfica. Permite criar um novo “spot”, se não encontrarmos o local pretendido na pesquisa automática.
  • “Definir estado do chat” Facebook e do Windows Live Messenger (WLM). No WP 7.5 é permitida a comunicação pelo chat agregado do Facebook e WLM.
No ecrã “notificações” é mostrada uma lista de notificações das redes sociais e no ecrã “novidades” são mostradas as novas publicações dos nossos amigos, semelhante ao ecrã “Novidades” da aplicação “Contactos”.
Veja o vídeo acima para um maior pormenor acerca de cada uma das aplicações descritas.

Mensagens

A aplicação “Mensagens” inclui o ecrã “conversas” que mostra a lista de todas as mensagens trocadas com os nossos contactos, sejam SMS, MMS ou mensagens de chat (Facebook e Windows Live Messenger). Cada conversação é feita com recurso a balões, semelhante ao iOS e Android.

A introdução de texto é simples, dada a (grande) dimensão do ecrã não é difícil acertar nas letras, embora não haja a opção para vibrar aquando o toque em cada letra. Embora a escrita seja assistida (sugestão de palavras), não é muito inteligente e por isso é fácil cometer erros ao escrever.

Só é possível anexar ficheiros de imagem. Quando se toca em “Anexar” somos redireccionados para a galeria de fotos, local e online.

É possível alternar entre os diversos destinos de um contacto, isto é, dentro da conversação com o “fulano” pelo seu telemóvel, é possível escolher rapidamente outro meio de comunicação, como o e-mail ou chat, pelo que todas as mensagens permanecem agregadas na mesma conversação.

No ecrã “online” são mostrados todos os contactos online nas redes de chat ligadas ao dispositivo, por exemplo, o Facebook e o Windows Live Messenger. O Google Chat não é compatível, mas é possível instalar uma app do marketplace para o efeito. É possível conversar com qualquer contacto e, mais uma vez, a conversação fica guardada no ecrã anterior (“conversas”).

E-mail

A aplicação “E-mail” é compatível com qualquer conta de e-mail Hotmail, Google Mail, Yahoo! Mail, Microsoft Exchange, Microsoft Office 365, ou qualquer domínio com POP e IMAP. No meu caso configurei-a para o meu Google Mail. No ecrã principal do WP, a live tile do e-mail mostra a quantidade de e-mails por ler, se existirem.

Esta aplicação é muito semelhante ao “GMail”, disponível para o Android, verificando-se algumas diferenças importantes:

De resto, esta aplicação tem o comportamento próprio de uma app de e-mail:
  • Compatível com qualquer tipo de anexos.
  • Compatível com conteúdo HTML.
  • Suporta marcadores e submarcadores.
  • Suporta mensagens prioritárias.
  • Suporta edição de anexos (útil em documentos Office).
  • Bloqueia imagens por omissão, bastando tocá-las para iniciar transferência.
  • Suporta resposta simples, a todos ou reencaminhamento.
  • Suporta sincronização, automática num intervalo de tempo ou push email.
  • Suporta acções em múltiplas mensagens (usando caixas de selecção).
  • Suporta “marcar como não lida”.
  • Suporta personalização de assinatura, mas única.

Browser (Internet Explorer)

O Internet Explorer no WP 7.5 é muito rápido. Pronto, já o disse. O scrolling e o pinch-and-zoom são rapidíssimos e devem usar a mesma técnica do iOS. Quando se desloca a página ou se faz o pinch, a página só é renderizada quando se larga o ecrã. A alternância entre o ecrã vertical e horizontal também é muito fluída e com um efeito bonito. O browser suporta:

O IE para WP 7.5 não suporta Flash. Sites como hbo.com e os vídeos do vimeo.com não são suportados.

Xbox Live (Jogos)

O “Xbox Live” é um agregador de jogos instalados no dispositivo e é semelhante à mesma rede da Xbox 360. Temos o nosso próprio avatar (personalizável) e é possível conquistar os chamados “achievements”.

É possível experimentar qualquer jogo, mesmo quando é pago. Qualquer jogo, quando é pago, pode ser instalado gratuitamente como versão “trial” (de teste). A instalação é feita no Windows Marketplace.

O desempenho gráfico do ZTE Tania é muito, muito satisfatório. Veja o vídeo acima para ver o Need For Speed: Hot Pursuit sem quaisquer soluços, mesmo quando o jogo “Final Fantasy” está a ser transferido em segundo plano.

Câmara

A aplicação “Câmara” é muito simples. Permite alternar entre o modo de fotografia e o modo de vídeo.

Os modos de fotografia e vídeo suportam:
  • Captura de imagens carregando no botão lateral de captura.
  • Zoom digital, apenas pela interface (não é possível usar os botão de volume).
  • Balanço de brancos (automático, incandescente, florescente, luz do dia, nublado).
  • Efeitos (nenhum, mono, negativo, sépia e vermelho).
  • Níveis de brilho, saturação, contraste, nitidez, EV e ISO configuráveis.
  • Estabilizador de imagem.

O modo de fotografia suporta:

O modo de vídeo suporta:
  • Flash LED ligado ou desligado.
  • Resolução de vídeo configurável (no ZTE Tania de 480p e 720p a 30fps).

Imagens, Música e Vídeos

A aplicação “Imagens”, representada por um live tile que no ecrã inicial mostra um slideshow das fotos do smartphone, permite visualizar fotografias guardadas no dispositivo, assim como fotografias das redes sociais. No ecrã principal desta aplicação é ainda possível ver os álbuns do Facebook de determinado contacto, tal como acontece na app oficial do Facebook.

Ao ver cada fotografia pode-se partilhar a fotografia por e-mail, pelo Skydrive ou redes sociais. No caso do Facebook, permite “taggar” os nossos amigos. É ainda possível fazer uma correcção automática a cada fotografia, o que se torna bastante útil no ZTE Tania, onde as fotos são um pouco saturadas.

A aplicação “Música+Vídeos” é o Zune, esse flop que a Microsoft aproveitou para o seu Windows Phone. Nesta aplicação é possível:

No entanto, é uma pena não suportar equalizador nem a deslocação para um momento preciso de uma música.
Apenas é possível adicionar conteúdo multimédia ao dispositivo usando a aplicação “Zune” que deve ser instalada no Windows. No entanto, existe um suporte rudimentar para Mac OS e Linux.
Para quem quiser personalizar o toque de telemóvel, o Windows Phone obriga aos seguintes critérios:
  • Ficheiro MP3 ou WMA.
  • Menos de 40 segundos.
  • Menos de 1 MB.
  • Ficheiro não protegido por DRM.
  • E claro, usar o Zune para transferir o ficheiro.

Veja o vídeo acima para mais pormenores acerca destas duas aplicações.

Produtividade (Calendário, Utilidades, Office)

A aplicação “Calendário” é representada por uma live tile no ecrã inicial que mostra o dia actual e qual o próximo evento na agenda do smartphone. Esta aplicação permite:

A aplicação “Alarmes” permite criar, editar e remover múltiplos alarmes de relógio. Não existe nenhuma aplicação que permita ver múltiplos fusos horários.

A aplicação “Calculadora” faz o que é suposto. Quando se coloca o telemóvel na horizontal esta transforma-se numa calculadora científica, tal como no iOS.

A aplicação “Office” é, na minha opinião, a mais importante no Windows Phone. Esta permite:

Definições

As “Definições” do WP 7.5 estão dividas em 2 ecrãs do panorama: “sistema” e “aplicações”. As definições de sistema permitem a configuração do sistema operativo e do próprio smartphone. São muito simples e directas, e por vezes, sente-se falta de alguma personalização (veja o vídeo acima). Algumas definições de “sistema” importantes:

As definições de “aplicações” acedem directamente às definições de cada aplicação, que também seriam acessíveis directamente pela aplicação.

Multi-tasking

O Windows Phone 7.5 suporta uma espécie de multi-tasking (multi-tarefa). Digo “espécie” porque usa a técnica que adormece uma aplicação quando se alterna para outra. Para abrir outra aplicação e não perder o estado da actual deve-se usar o botão do meio, do logo do Windows, que abre o ecrã inicial. A partir daí, basta navegar para a segunda app. Para alternar entre estas duas apps, basta tocar no botão “Back” durante algum tempo e é mostrada uma lista das janelas das diversas apps abertas.

No entanto, como pode observar no vídeo, esta funcionalidade por vezes não funciona, e os botões deixam de responder, por alguma razão divina. Foram diversas vezes em que isto aconteceu, principalmente nos diversos takes dos vídeos.

Além da alternância entre apps abertas, o WP 7.5 suporta áudio em segundo plano, tarefas de segundo plano (como os live tiles ou notificações), transferência de ficheiros em segundo plano e notificações agendadas (eventos de calendário ou alarmes). Leia mais aqui.

Preço

O ZTE Tania é comercializado pela TMN por €199.00. Pela loja online é possível adquiri-lo por apenas €189.00. Trata-se de um preço muito em conta, tendo em conta as suas características de hardware e funcionalidades do sistema operativo.

Prós & Contras

ZTE Tania – Hardware

Prós:
Contras:

Windows Phone 7.5 – Sistema Operativo

Prós:
Contras:

Veredicto final

Vale a pena investir no ZTE Tania?

A resposta é: depende. Se o factor mais importante é o preço, por menos de €200.00 adquire-se uma boa máquina, em termos de hardware e com um bom sistema operativo. Por este preço é difícil adquirir um smartphone de 4.3” a 480×800 píxeis, 1GHz de CPU e 512MB de RAM. Mas nem tudo são “specs”, o sistema operativo Windows Phone acaba por proporcionar uma experiência verdadeiramente única em termos de rapidez e fluidez.

Se o orçamento não é problema e não se importa de esperar a mais e algum tempo, talvez seja mais sensato esperar pela saída dos próximos modelos Windows Phone 8.


Homepage: ZTE Tania

Pack completo de todas as fotografias do ZTE Tania e acessórios: ZTE_Tania_Acessorios_Fotos.zip [6.1MB]

 Fotografias originais em diversas condições de luminosidade: ZTE_Tania_Fotografias_Originais.zip [11.6MB]

 Vídeos originais em diversas condições de luminosidade: ZTE_Tania_Videos_Originais.zip [233MB]

Exit mobile version