O mercado dos smartphones é complexo e a oferta extrapola em muito as necessidades dos utilizadores. São centenas de marcas, milhares de modelos de telefones e uma enormidade de tecnologias que eclodem a cada novo modelo lançado. Neste mercado não se sente a crise da mesma forma que noutros segmentos, vende-se de tudo mesmo os topos de gama. Há no entanto um nicho de mercado que se diferencia pela ambivalência da utilização. A razão é clara: os operadores de comunicações móveis promovem pacotes de chamadas a preços interessantes mas fecham esse preço económico à sua rede, então para beneficiar teriam de ter dois ou três telefones.
Para colmatar esta falha a ZTC volta a apresentar um modelo Low-Cost que tem um design muito idêntico ao que já estamos habituados a ver nos BlackBerry.
Assim sendo, vamos conhecer o ZTC QS680.
Um dos pontos fortes dos equipamentos ZTC, para além de serem equipamentos Low-Cost, é o facto de serem Dual Sim. No caso deste equipamento este aspecto aliado ao facto de trazer um teclado QWERTY é um factor de relevância que o distingue de todos os outros.
Para além disto ainda vem equipado com Wi-Fi o que nos permite ter internet em toda a parte, desde que exista um ponto wireless por perto. A qualidade de construção também um aspecto a ressaltar, visto que o equipamento é robusto, leve e fino.
De forma a mostrar o que podemos esperar deste equipamento deixo-vos de seguida as especificações detalhadas do que podem encontrar por debaixo deste equipamento.
Especificações
A nível de acessórios é o equivalente a todos os outros. Traz auscultadores, cartão micro-sd de 2Gb, carregador usb (é um género de carregador universal que pode ser usado quer para carregar este equipamento como qualquer outro equipamento que possamos carregar a partir de um cabo usb) e o próprio cabo usb.
O Wi-Fi funciona muito bem assim como o bluetooth que sincroniza muito bem com os Kits de mãos lives dos carros (testado no PARROT que não “gosta” de muitas interfaces bluetooth que andam por ai) e ainda permite que, aquando estabelecido a conecção com o kit de mãos livres do carro, podermos ouvir os nossos MP3 no sistema de audio do veiculo.
A navegação em browser é agradável graças e tem suporte ao XHTML.
A nível do sistema de chamadas, existe identificação de que cartão provem a chamada, permite criar black-lists para aqueles contactos indesejados e ainda, foi a primeira vez que vi esta funcionalidade num equipamento, permite fazer distorção da nossa voz, podendo colocar a mesma em versão feminina/masculino ou mesmo em formato metálico, o ideal para quando queremos fazer aquelas partidas maléficas aos nossos amigos.
A escrita de SMS/MMS é agradável graças ao teclado QWERTY. Aquando do envio este permite seleccionar a partir de que cartão queremos enviar a SMS.
As fotografias tiradas pela câmara têm uma qualidade aceitável bem como a qualidade dos vídeos.
Vem ainda equipado com alguns jogos, contendo alguns bem conhecidos, como o Bomberman.
Para poderem apreciar o equipamento deixo-vos umas imagens do mesmo.
Galeria de Imagens
Vantagens
- Teclado QWERTY com escrita inteligente
- Duplo cartão Sim com Dual Stand-By (não é necessário reiniciar o equipamento para usar o outro cartão)
- Possibilidade de escolha de saída de chamada/sms/mms pelo cartão desejado
- Wi-Fi
- Browser XHTML
- Leve
- Robusto
- Fino
Desvantagens
- Não é Active Dual Sim (enquanto estamos ao telefone num determinado cartão o outro é temporariamente desactivado voltando ao estado de stand-by quando a chamada a decorrer terminar. Isto acontece devido ao facto de só ter uma antena. Este é um problema comum a muitos outro equipamento Dual Sim)
- Não permite fazer Video Chamada
- Não tem suporte a 3G
- Não tem um ecrã touch-screen
Conclusão
Resumindo, é um equipamento fiável e com alguma elegância.
Para quem anda com mais do que um equipamento, é o ideal e ainda é uma solução Low-Cost.
Tem muitas funcionalidades que encontramos em equipamentos de topo e é o ideal também para quem realiza e recebe muitas chamadas bem como SMS. Também é o ideal para quem trabalha em locais ruidosos visto que o volume e/ou vibração consegue ser de tal forma elevado que é perceptível de o ouvir/sentir neste tipo de locais.
- E vocês que acham deste equipamento?
- O que acham destes segmentos LOW-COST? Acham que têm futuro?