Pplware

Análise telemóvel ZTC B280i

O mercado dos smartphones é complexo e a oferta extrapola em muito as necessidades dos utilizadores. São centenas de marcas, milhares de modelos de telefones e uma enormidade de tecnologias que eclodem a cada novo modelo lançado. Neste mercado não se sente a crise da mesma forma que noutros segmentos, vende-se de tudo mesmo os topos de gama. Há no entanto um nicho de mercado que se diferencia pela ambivalência da utilização. A razão é clara: os operadores de comunicaçoes móveis promovem pacotes de chamadas a preços interessantes mas fecham esse preço económico à sua rede, então para beneficiar teriamso de ter dois ou três telefones.

O mercado volta a responder, mais propriamente o mercado nacional, com uma tecnologia low-cost mas muito apreciada e procurada. Como tal, o PPLWARE apresenta-vos uma análise de um telemóvel, tipicamente português, que é bastante acessível.  O Dual SIM ZTC B280i.


O equipamento tem um mercado referênciado, embora seja tentacular a sua acção. A procura começa num mercado jovem, com cartões dos pacotes igualmente jovens talhados pelas operadoras, até um mercado empresarial, do comercial de rua que necessita de uma acção próxima com o seu cliente.

Como foi referido noa introdução, estamos perante um equipamento bastante limitado em tecnologia, mas em contrapartida e bastante económico. No entanto convém ressalvar que, embora económico, a sua qualidade não fica atrás de muitos dos equipamentos de marcas internacionais que são líderes em determinados segmentos.

Especificações:
A Embalagem

Relativamente a outros equipamentos do mesmo género, uma das diferença que vão notar é o facto deste trazer 2 baterias. Assim sendo, como podem confirmar pela imagem abaixo apresentada, este equipamento faz-se acompanhar, para além dele próprio, traz o respectivo carregador, auscultadores com microfone, cartão de memória de 2 Gb, manual de instruções e, como já referido duas baterias.

Estética:

Este é um equipamento com uma apresentação muito elegante, limpa e robusta. É um telemóvel agradável à vista, sem botões desnecessários, apenas os imprescindíveis ao bom funcionamento do mesmo. Relativamente à robustez é um equipamento revistido por uma pequena liga de metal que o torna robusto a quedas e a choques do dia-a-dia.

Apresenta ainda um suporte tipo moldura de fotografia de forma a segurar o mesmo para quando desejarmos ver televisão, ou simplesmente ouvir música. Podemos ainda observar no teclado a existência de duas teclas para atender chamadas. Estas têm funcionalidades distintas, como podem facilmente perceber, cada uma delas server para realizar a chamada do respectivo cartão, isto é, vão à lista telefónica, procuram o número que desejam e depois clicam na teclada verde relativamente ao cartão que desejam usar para realizar a chamada. É de mencionar também a existência na parte inferior do equipamento a antena que serve para o serviço de televisão analógica e para o rádio FM/AM.

Ainda se pode observar a entrada para o carregador, a entrada USB que serve para transferência de dados bem como para carregar o mesmo.

[ 01 ] [ 02 ] [ 03 ] [ 04 ] [ 05 ] [ 06 ] [ 07 ]

Câmara, Menus e Televisão

Este telemóvel vem equipado com duas cameras fotográficas/vídeo. Uma das câmaras encontra-se na parte frontal do equipamento, como podemos ver na imagem abaixo apresentada. É uma câmara VGA com qualidade de imagem muito baixa. Esta câmara também pode ser usada como webcam quando ligada ao computador.

Na parte traseira do telemóvel podemos encontrar a outra câmara. Esta tem resolução de 2.o megapixeis, também com pouca resolução mas dá bem conta daquela fotografia do momento. Como podem ver na imagem abaixo apresentada, esta não passa despercebida mas também não tira a elegância que este equipamento apresenta. O flash Também é visível e é bastante importante na captação de imagens com baixa luminosidade, este complementa de sobremaneira a falta de resolução da câmara.

Relativamente à televisão, esta tem uma qualidade “minimamente razoável” e dá para estarmos naqueles momentos descontraídos a ver o que se passa pelos canais nacionais. No exterior tem uma boa captação o que proporciona momentos de boa visualização.

Na imagem em baixo não está representada a realidade, pois o ecrã do equipamento tem um efeito espelho o que dificulta em imagens com muito brilho, como é o caso da televisão, tirar uma fotografia nítida. No entanto garanto que no momento que a imagem da TV era nítida, a cores e conseguia-se ler sem dificuldades o texto de rodapé.

Quanto aos menus, estes são iPhone style como podem ver na imagem que vos é apresentada abaixo. É um equipamento com menus intuitivos, simples de usar e com boa resposta.

Funcionalidade Dual Sim

O grande trunfo deste equipamento é a sua função Dual Sim, isto é, de poder ter dois cartões de operadoras móveis no mesmo dispositivo, conforme está visivel na imagem em abaixo apresentada. Esta capacidade permite uma gestão mais económica das comunicações, tendo em conta os muitos perfis de utilização e os muitos pacotes de tarifários existentes.

Como podem ver existem dois cartões, neste caso usei um vodafone e outro TMN. Neste telemóvel os cartões não ficam lado a lado como na maioria dos telefones dual sim, mas sim um por cima do outro, mas em slots diferentes como todos os Dual Sim.

Conclusão:

Como foi referido na introdução e demonstrado ao  longo de toda a análise, este telefone tem algumas limitações e apresenta aspectos com menos qualidade. Não tem Wi-Fi, não possui Ecrã Touch, nem outras funcionalidade de smartphone. No entanto, como também foi referido, este é um equipamento para um segmento muito próprio, onde o utilizador não quer gastar muito dinheiro no telefone, onde o utilizador tem necessidades de gerir o valor das chamadas e onde não tem interesse em usar um telefone com ecrã táctil. Não é de todo do segmento iPhone, blackberry storm, Htc, etc.

Embora acessivel quanto ao preço, elegante e com alguns preciosismos, detectamos neste equipamento (embora seja um problema que se encontra em quase todos os Dual Sim): quando estamos a atender a chamada, por exemplo, do cartão 1, quem nos contactar para o cartão 2 irá ouvir a “menina” da operadora a dizer que o número está temporariamente indisponível. Este problema não sei se será resolvido com actualização do firmware, mas pode ser uma problema.

Quando os cartões estão em standby, isto é, sem nenhuma chamada activa, eles conseguem receber chamadas ao mesmo tempo mas logo que se atenda a chamada de um dos cartões o outro desliga. Existem meia dúzia de equipamentos que não fazem isto, mas são raros e nada que os diferencie. Podemos sempre resolver o problema reencaminhando as chamadas um para o outro assim que um deles estiver em activo e outro em inactivo.

Resumindo: O telemóvel ZTC B280i dispõe de escrita inteligente, contactos nome-cartão, toques polifónicos, relógio, alarme, câmara, leitor de música, gravador de vídeo, leitor de vídeo, cartão MicroSD, eBook, gravação, calculadora, função de ligar/desligar automático, lembrete, mensagens MMS e muito mais, tudo para uma utilização prática a nível profissional e pessoal. A interface personalizada e várias funções cumprem diferentes requisitos. Permite ainda visualizar TV analógica gratuitamente, estando equipado com sintonizador e componentes de última geração de TV, usados em equipamentos GSM na actualidade. Isto por um preço a rondar os 100 euros. Podem encontrar à venda nas grandes superfícies, como na Fnac, por exemplo.

Para finalizar agradecemos à ZTC por ter disponibilizado este equipamento para análise.


Homepage: ZTC B280i
Homepage: ZTC

Exit mobile version