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Análise – Sony Xperia miro

Um smartphone com uma boa relação qualidade/preço.

A variedade e diversidade na escolha de um produto é bastante saudável. Cada utilizador, ao adquirir um telemóvel, terá em mente não só o propósito para o qual servirá a compra mas também um orçamento previsto.

No que diz respeito a isso, os dispositivos com o sistema operativo da Google, o Android, são os que mais diversidade apresentam e a Sony tem a sua oferta, abrangendo também todas as gamas.

O Sony Xperia miro tem preço de baixa gama, ou entrada na gama média, mas desempenha na perfeição todas as funções, não apenas as mais básicas.

1 – Características gerais

O tamanho de ecrã é uma característica determinante na escolha. Caso o utilizador tenha preferência por determinado tamanho, então esse requisito deixará de lado boa parte da oferta.

O Xperia miro encaixa no tamanho de ecrã que vulgarizou os smartphones, modestas 3.5 polegadas, mas que continua a ser, certamente, do interesse de bastantes utilizadores. Peca na resolução, que é apenas 320×480 píxeis (165 pontos por polegada), onde a falta de melhor resolução é notada essencialmente na navegação Web.

A Sony deu um toque interessante nas aplicações proprietárias e no sistema em geral. Desde o Launcher, Widgets, marcador de chamadas, galeria de fotos, integração total com Facebook, meteorologia, etc, todas estas aplicações apresentam um toque bastante cuidado e moderno. A câmara, de 5 megapíxeis, está recheada de boas funcionalidades, algumas delas ausentes em modelos topo de gama!

Quanto à velocidade e fluidez do sistema, está num patamar bastante aceitável.

A caixa inclui:

Especificações

Peso: 110 g

Dimensões: 113 x 59,4 x 9,9 mm

 

Ecrã: TFT de 3,5″ com revestimento antirreflexo sobre vidro mineral

Resolução: 320 x 480 píxeis (16M cores)

Sistema operativo: Google Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)

Chipset: Qualcomm MSM7225A

CPU: 800 MHz single-core Cortex-A5

GPU: Adreno 200

 

Câmara traseira: 5 megapíxeis com focagem automática, zoom digital 4x, flash LED

Câmara frontal: VGA @ 30fps, focagem automática contínua, estabilizador de vídeo

 

Autonomia de conversação: até 5 horas

Autonomia em espera: 470 horas

Autonomia de audição de música: 36 horas e 30 minutos

 

Cores disponíveis: preto, preto/rosa, branco/cinza e branco/dourado

Especificações completas: Sony Xperia miro Whitepaper

 

2 – Hardware e design

Como já referido, o tamanho do Xperia miro é bastante modesto, pelo menos comparando ao que está actualmente vulgarizado no Android (4″ ou superior). Para quem achar que é do seu interesse, o seu tamanho (quer de toda a estrutura quer do ecrã) é praticamente o mesmo que o iPhone 4.

Visto de frente, o Xperia miro apresenta linhas direitas e na parte de baixo tem uma pequena concavidade, útil para segurar com o polegar quando não for necessário interagir com o ecrã. O ecrã é bastante susceptível a dedadas, não tem qualquer tratamento oleofóbico.

Os dois LEDs RGB de notificação – um LED pequeno e discreto junto à câmara e outro na parte de baixo – são bastante úteis e, uma vez conhecidas as cores e comportamento que cada notificação apresenta, podem até servir de gestão de prioridades dependendo da aplicação da qual provém [exemplo notificação LED inferior: SMS e chamadas perdidas em azul; LED superior: Facebook (azul), Google+ (magenta), bateria fraca (vermelho), bateria em carga (amarelo) e bateria carregada (verde)].

LEDs de notificação superior e inferior

Todo o revestimento lateral e traseiro é aveludado. É um toque bastante interessante por diversos factores, outros nem por isso. Por ser um dispositivo leve, a aderência que o revestimento aveludado dá à mão é uma segurança adicional para evitar escorregamentos inadvetidos. É também “repelente” das impressões digitais e oleosidade natural da pele.

Lateral direita – controlo do volume de som.

Como contra, essa aderência adicional do revestimento perturba quando o smartphone é colocado num bolso das calças ou casaco, ou mesmo numa bolsa de protecção.

Topo – jack 3.5 mm para auricular e botão Power / Sleep.

Quanto à qualidade de construção, surpreende pela positiva. Os botões Power e Volume +/- têm bastante precisão, quase não há folgas, a tampa traseira encaixa de forma bastante justa (pode até ser difícil de remover para quem vai com receio de partir, mas é bastante flexível), o ecrã tem uma sensibilidade adequada e é de louvar a forma como ambos os LEDs de notificação e o sensor de proximidade estão camuflados na moldura frontal, pois não se notam sem que estejam ligados (no caso dos LEDs).

Lateral esquerda – ficha micro USB.

Como exemplo extremo de comparação (por não ser da mesma gama), no Samsung Galaxy S3 existem algumas folgas nos botões e até na tampa (após algum tempo de utilização), mais folgas que neste modesto Xperia miro, e no topo são bem visíveis os locais do sensor de proximidade e LED de notificação.

Traseira – com e sem tampa.

Na parte traseira resta referir o altifalante. Todos sabem a baixa qualidade geral destes altifalantes. Não há milagres e, sendo o espaço cada vez mais compactado, sem qualquer espaço para ressonância, o som é sempre bastante prejudicado.

No entanto, mesmo com todas estas limitações, o altifalante do Xperia miro consegue envergonhar o altifalante do Galaxy S3, quer em qualidade de som quer em intensidade. No Xperia miro os agudos não são tão intensos, ao ponto de serem pouco suportáveis (como acontece no Galaxy S3), e os médios têm mais corpo.

 

3 – Aplicações exclusivas

A Sony deixa também o seu cunho na versão Android que fornece nos seus terminais.

O Launcher, aplicação que gere os Homescreens e grelha de aplicações, tem um toque interessante e cuidado. Os movimentos são fluidos e tem um conjunto de Widgets que o complementa muito bem, nomeadamente de gestão de energia, Feeds, meteorologia e integração com redes sociais. Tem um problema chato, também existente em alguns Launchers: a lista de aplicações não memoriza a posição anterior.

Deixo um pequeno comentário acerca das aplicações que se destacam, produzidas pela Sony:

  • Álbum – é a aplicação geralmente chamada Galeria e qualquer interacção nela acontece com um movimento suave e rico, com bastante fluidez. Com o gesto pinch-to-zoom (dois dedos em forma de pinça) é possível ampliar ou reduzir o tamanho das miniaturas de uma forma bastante agradável. A navegação para outros tipos de vista está também bem conseguida. Quanto à organização, há 3 secções: Imagens, Mapa e Online. Em Imagens surgem apenas as imagens existentes na memória interna, em Mapa surgem as imagens geo-referenciadas e em Online surgem todas as fotos da conta Facebook e do Picasa (associado à conta Google), devidamente organizadas por álbuns tal como a sua origem.
  • Aparelhos ligados – trata-se de um servidor DLNA. Basta activá-lo para que dispositivos como computadores ou TVs, ligados à mesma rede local, detectem o smartphone e acedam aos conteúdos lá existentes, como fotos, vídeos ou músicas.
  • Conselheiro – é uma aplicação de recomendação de conteúdos, bastante útil para quem entra no mundo dos smartphones e não está a par das boas aplicações. Não é uma nova loja, pois o utilizador ao escolher uma aplicação é encaminhado para a Google Play Store. É apenas um conjunto de sugestões da Sony.
  • Modo económico – é uma forma simples e rápida de gerir as opções de energia quando pretende economizar a carga da bateria. Uma vez escolhido o perfil com as opções que acha que vai necessitar, bastará activá-lo para que todas as opções fiquem no estado que, para si, é considerado de recursos mínimos. Além disso tem ainda outras duas configurações: modo económico bateria fraca (se ligado, é executado automaticamente quando o nível de bateria for inferior a 29%) e modo económico programado (é execução automaticamente num horário definido).
  • PlayNow – é uma loja de jogos, aplicações, imagens e sons, útil para quem não quer ou não pode utilizar a Google Play Store, mas bastante pobre.
  • Rádio FM – está tudo dito. Rádio FM com RDS, funciona com auxílio do auricular para servir de antena e pode reproduzir o som de rádio pelo altifalante.
  • Smart Connect – consoante o dispositivo ligado (auscultadores, auricular, carregador ou outro dispositivo emparelhado), é possível accionar acções automáticas, de início e de fim.
      Exemplo 1: ligar o carregador; acção de início: desactivar ligações de rede e colocar em modo silencioso; acção de fim: ler hora actual em voz alta, reactivar ligações de rede e colocar o som em modo normal.
      Exemplo 2: ligar ao Bluetooth do carro; acção de início: iniciar a aplicação Walkman e iniciar reprodução; acção de fim: parar a reprodução.
  • Índice

    • Página 1
      • 1 – Características gerais
      • 2 – Hardware e design
      • 3 – Aplicações exclusivas
    • Página 2
      • 4 – Câmara
      • 5 – Autonomia
      • 6 – Pormenores técnicos e Benchmarks
      • 7 – Veredicto

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    4 – Câmara

    A qualidade da câmara neste dispositivo é algo que não estava à espera. O sensor de 5MP com focagem automática e flash LED são capazes de fazer fotos interessantes, quase ao nível dos melhores na área dos smartphones.

    A aplicação câmara está recheada de funcionalidades e a interface é bastante boa. Deixo alguns screenshots abaixo.

    anterior próxima

    A cor é equilibrada e a focagem é boa em condições de luz abundante. Apenas notei uma grande dificuldade em tirar fotos em situações de quase total ausência de luz. O período em que o LED liga para iluminar e focar não parece suficiente para que a focagem seja bem feita.

    Abaixo ficam alguns exemplos de fotos. Clique na foto se desejar ver em tamanho original.

    A qualidade de vídeo não impressiona, até porque é apenas 480p, no entanto serve para pequenas situações quando não há melhor à mão.

    A câmara frontal, apenas de resolução VGA (640×480 píxeis), desilude e tem dificuldade na gestão de luminosidade da imagem, não sendo fácil obter uma boa imagem para video-chamada em condições de luz artificial ou de iluminação moderada.

     

    5 – Autonomia

    A autonomia impressionou-me. O meu tipo de utilização, sempre ligado via 3G ou Wi-Fi, emails, consulta de feeds, instalação e teste de uma ou duas aplicações, algumas dezenas de minutos de chamadas e poucos SMSs, fazem com que o Galaxy S3 com a sua bateria de 2100mAh tenha autonomia “à justa” para um dia inteiro.

    No Xperia miro com uma bateria de 1500mAh, esse tipo de utilização dura quase para o dobro do tempo e é notório que o sistema está optimizado com vista na poupança energética, não deixando de lado o desempenho, claro, dentro do que é possível com este hardware.

     

    6 – Pormenores técnicos e Benchmarks

    Com um hardware modesto não há milagres, no entanto o Xperia miro tem uma resposta bastante rápida considerando o seu SoC Qualcomm MSM7225A: CPU Cortex-A5 800MHz e GPU Adreno 200. Os 512MB de RAM são em quantidade modesta (mais não se esperaria, para esta gama).

    É capaz de correr jogos 3D, em boas condições, como Temple Run, Minecraft ou Fruit Ninja. Por incrível que pareça é também possível jogar Real Racing 2 (e outros equivalentes) de forma bastante aceitável.

    Se estiver interessado em saber se determinado jogo corre, não hesite em pedir nos comentários durante os próximos dias.

    Quanto a Benchmarks, tem um desempenho equivalente ao LG Maximo L5 e é superior ao HTC Desire C.

    Deixo a lista dos Benchmarks testados e respectivos resultados:

     

    7 – Veredicto

    Consideramos o Sony Xperia miro um óptimo dispositivo de gama média-baixa. Tem uma qualidade de construção interessante, bom desempenho, bastante completo e um preço apelativo.

    Está à venda na TMN por 159,90€ e podemos dizer que será uma óptima escolha dentro desse valor, eventualmente a melhor.

    Se tiver mais 40€ disponíveis, então não pense duas vezes e opte pelo Sony Xperia U, disponível nos 3 operadores nacionais por 199.99€. O Xperia U é sensivelmente do mesmo tamanho, tem um ecrã com maior resolução (480×854 píxeis) e, sobretudo, tem um CPU dual-core Cortex-A9 a 1GHz com o excelente GPU Mali-400MP (o que equipa o Galaxy S2 e Galaxy S3). Perderá apenas no cartão microSD pois o Xperia U não tem slot para qualquer cartão de memória e limita-se à memória interna de 8GB (2GB para aplicações e 4GB disponíveis ao utilizador).

    Como resumo final, destacamos os seguintes pontos nesta análise ao Sony Xperia miro:  

    Aspectos positivos

     

    Aspectos negativos

    O Pplware agradece à Sony pela cedência deste equipamento para testes.

    Sony Xperia miro    

    Índice

    • Página 1
      • 1 – Características gerais
      • 2 – Hardware e design
      • 3 – Aplicações exclusivas
    • Página 2
      • 4 – Câmara
      • 5 – Autonomia
      • 6 – Pormenores técnicos e Benchmarks
      • 7 – Veredicto

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