Pplware

Análise: Sony Ericsson Xperia X2

Cada vez se fala mais na morte dos chamados DumbPhones e no constante aparecimento de mais e mais SmartPhones. Todos os fabricantes estão a apostar nestes dispositivos que fazem a ponte entre os telemóveis e os computadores.

Para a minha primeira análise foi-me disponibilizado pela Sony Ericsson o  Xperia X2.

Foram duas semanas de utilização onde este equipamento foi testado  até à exaustão. Vejamos como se portou.

Antes de começar, gostaria apenas de deixar algumas considerações importantes: esta análise reflecte a minha opinião sobre o aparelho e a utilização deste. Durante duas semanas de utilização do X2 foram elaborados testes com todas as aplicações disponíveis ao mercado dentro deste smartphone e os resultados serão apresentados baseados nessa utilização na primeira pessoa.

Assim foi obtida uma análise completamente isenta onde serão apontados tanto os pontos fortes como os menos conseguidos.

Sem mais demoras vamos ao que interessa, começando por algumas especificações:

Especificações técnicas

Todas as especificações técnicas

A partir das especificações podemos já tirar algumas conclusões;

É mais pequeno que o iPhone, mas é mais “cheio” devido ao teclado. Também por esse motivo é bastante pesado. Tem uma câmara potente no entanto também este equipamento peca pela pouca memória interna, é  um problema comum em muitos SmartPhones. O processador também poderia ter sido uma aposta na passagem do Xperia X1 para o Xperia X2, há já melhores apostas no mercado concorrencial.

Seja como for no conjunto técnico parece-me um telemóvel muito bem conseguido.

Conteúdo da caixa

Dentro da caixa podemos encontrar os acessórios normais para um telemóvel deste tipo:

Primeiras impressões

Como referi anteriormente, é pesado. Foi a primeira sensação que retive logo que agarrei no X2. Depois disso, salta à vista a qualidade dos materiais, estão com muito boa qualidade, nota-se que não está ali um gadget de “plástico”, como se vê  no mercado dos SmartPhones.

Possui um teclado qwerty muito bem elaborado e um ecrã generoso.

Relativamente a botões, tem o On/Off na parte superior do telemóvel, assim como a entrada para os auscultadores. Em baixo do ecrã tem um botão central e dois botões de cada lado do botão central. Do lado esquerdo um botão para os registos das chamadas e contactos e em baixo para os Painéis Xperia. Do lado direito um para desligar as chamadas e bloquear o telemóvel. Por baixo um botão de OK, com funções semelhantes ao do botão central.

Na lateral direita do telemóvel temos ainda dois botões de volume e um para aceder directamente à câmara.

A saída para o carregamento do telemóvel encontra-se  na lateral esquerda.

Windows Mobile 6.5

Eu não me vou estender muito em relação ao Windows Mobile porque são águas pantanosas e já foram referidos os seus pontos fortes e fracos. Alguns podem considerar o melhor Sistema para trabalhar, o que não questiono, mas ao utilizar este sistema atrevo-me a dizer que esta é uma tecnologia que não dá mais. Para smartphones este sistema está obsoleto e desajustado, é urgentemente um sistema dedicado a estes equipamentos por parte do Windows. Vi alguns problemas nesta versão do Windows Mobile e tenho a dizer que este SmartPhone tinha mais a ganhar se utilizasse Android, que apesar de não ser ainda uma plataforma perfeita, ajusta-se ao tipo de utilização que podemos retirar deste equipamento.

Acelerómetro

Está mal aproveitado, algo que pode facilmente ser corrigido com um update. Apenas nos menus SlideView e nos jogos é que funciona às mil maravilhas, porque de resto não o vi funcionar. Não posso navegar com o telemóvel na horizontal sem o abrir. Não posso escrever mensagens na horizontal e sem o teclado físico. Uma série de funcionalidades que podiam (e deviam) dar uso ao acelerómetro.

SlideView e Painéis

A Sony Ericsson quis deixar a sua marca no Windows Mobile (provavelmente para combater carências)  e trouxe-nos o SlideView e os Painéis personalizáveis. Em relação aos Painéis, são vários home-screens que supostamente nos servem a determinada hora do dia. Pelo menos acho que foi assim que a Sony pensou. Apesar de ter experimentado todos voltei ao básico do Windows Mobile porque me pareceu o mais bem conseguido. O SlideView é uma forma diferente de navegar pelos menus mas… não fiquei muito confiante quando à funcionalidade dos mesmos!

Provavelmente com mais tempo de utilização estes painéis poderiam até ser úteis, mas com este tempo de teste não consegui, de facto, ver utilidade até porque o SlideView já me ia facilitando a navegação pelo Xperia nos últimos dias… por isso acho que é mesmo uma questão de hábito.

Índice:
  1. Especificações e primeiras impressões
  2. Aplicações, Internet e multimédia
  3. Problemas e Conclusões finais

Nesta segunda parte da análise vou-me focar mais nas aplicações e no funcionamento da Internet que a meu ver é uma das partes mais importantes num SmartPhone.

Internet

Surpreendeu-me e muito. Para mim é sem dúvida um dos pontos mais fortes deste dispositivo. Capta bastante bem o sinal Wi-Fi e é bastante rápido. É claro que a partir daqui fui testar todas as aplicações que utilizam a Internet. O o X2 respondeu com prontidão a tudo. Como era de esperar, o browser não está (na minha opinião) muito bem conseguido, deu um grande salto em relação ao que tínhamos nas antigas versões do Windows Mobile mas falta ainda mais para satisfazer.

Google Mobile App, Youtube e Google Maps

Quando se fala em tecnologia, fala-se em Google, hoje é inevitável! Também no X2 a gigante das pesquisas está presença. Com um Widget para o Home screen que mostra uma barra para pesquisa e três ícones:  Gmail, Google News e Google Maps. Depois temos ainda mais três ícones para o Picassa, Google Calendar e Google Docs. Todos à excepção do Google Maps são atalhos para a Internet.

Temos as aplicações no telefone do Youtube e Google Maps. O Youtube possui uma fluidez e uma simplicidade que até dá vontade navegar pelos vídeos. Além de que é bastante rápido a carregar os vídeos.

O Google Maps pareceu-me um pouco lento e impreciso no que toca a ver a posição do GPS. Ainda assim possui todas as funcionalidades da versão “normal” e é bastante “engraçado” navegar pelo StreetView.

Jogos

Aqui assistimos a provavelmente à primeira grande evolução do antigo Windows Mobile para esta versão. Temos os jogos carismáticos Bubble Breaker e Solitário, mas depois contamos com duas novidades, pelo menos para mim. Experiment 13, um jogo Puzzle/plataformas que faz um bom uso do touchscreen e depois o Xtrakt, um jogo de motos alucinante onde eu pude ver finalmente o acelerómetro a ser bem utilizado. Estes são os jogos que vêm de origem, certamente que devem existir mais.

Messenger, Meteorologia e Office Mobile

Vou só dar destaque a mais estas aplicações. O Messenger é bastante agradável de utilizar e bastante simples até. Da Meteorologia já me queixo porque só tem as principais cidades (mas existe certamente no mercado Windows Mobile um substituto decente). No Office Mobile, temos o Word, Excel e Powerpoint que só funciona como visualizador. No Excel  ficamos com um espaço minúsculo se quisermos teclado virtual, mas funciona lindamente. O Word funciona bem, tem o básico de um editor de texto, aliás, até fiz uma parte deste artigo lá para ver como se comportava.

Multimédia

Aqui vamos do bom ao mau e do mau ao bom num abrir e fechar de olhos. Para começar temos dois players. Um, o Windows media player, que está horrível e muito pouco funcional. O outro, penso que foi feito pela Sony Ericsson, é bastante bom e agradável à vista.

Até aqui tudo bem, não fosse o facto de o Windows media player não me reconhecer automaticamente as músicas que tenho no cartão de memória, nem depois de actualizar.

O mesmo acontece com fotos. Só aparecem as que são colocadas na memória interna no telefone. Então se o telefone não tem praticamente nenhuma memória interna como pode ter esta limitação?

No que toca a som, o X2 tem duas colunas atrás que proporcionam um som com bastante qualidade.

Chamadas e mensagens

Quase que me esquecia, depois de todas estas funcionalidade, de referir que também serve para telefonar! E nessa função, pela qualidade de som, maneabilidade e qualidade dos materiais, tem um desempenho excelente.

Começando pelas chamadas, ouve-se bastante bem e o altifalante é igualmente bom. Temos atalhos para tirar notas enquanto estamos ao telefone, podemos por a chama em espera ou no altifalante apenas com um toque no ecrã.

Quanto às mensagens, outra interessante experiência. À semelhança do iPhone, armazena as mensagens como se fossem conversas (e são conversas) e gostei muito desse pormenor. Podemos escrever com teclado virtual na horizontal ou vertical, se bem que na vertical torna-se absurdo visto que temos o teclado físico.

Índice:
  1. Especificações e primeiras impressões
  2. Aplicações, Internet e multimédia
  3. Problemas e Conclusões finais

Problemas

Ainda estamos longe de encontrar o telemóvel perfeito. Mas este tem uma falha que não sei se é do equipamento mas se não for, é preocupante. Ao tentar desbloquear o telemóvel, (e se repararem o ecrã de desbloqueio é mais um ao estilo Iphone) ele parece que não gosta dos meus dedos, nem da stylus, nem dos dedos de outras pessoas, bloqueia e só passados uns 5 minutos (depois de eu me chatear e por o telemóvel a um canto) é que volto a pegar nele e já dá. Outras vezes é definitivo e só lá vai tirando a bateria. Espero bem que este problema seja isolado, e se não for, que seja resolvido rapidamente.

Tirando isso e alguma falta de fluidez nos menus (culpa mais uma vez do Windows Mobile), gostei bastante da experiência, embora saiba que este não é o telemóvel para mim pois não preciso de um telemóvel tão profissional.

Conclusão

Pois bem, este telemóvel não é um equipamento qualquer e ao que parece quer ser um elemento profissional mas sem perder as características que servem também o utilizador comum.

Será um equipamento de topo?

Na minha opinião ainda não, o conjunto ainda não consegue atingir patamares que possam influenciar tendências, como outros o conseguiram. É sem dúvida um telemóvel para trabalhar, pronto para tudo, robusto, com um ecrã bastante bom, com o Windows Mobile que neste momento ainda é o que melhor serve quem usa o este tipo de ferramentas para trabalhar e acima de tudo com traços elegantes sobre todas as funções existentes.

O que faz faz bem e a Sony Ericsson está de parabéns, embora ache que podiam ter feito melhor, gostei bastante da experiência. Vamos esperar para ver como vão acompanhar esta “febre” por SmatPhones.

Como está a chegar o natal, esta é sem dúvida uma boa (até demais) prenda para oferecer a quem depende do telemóvel no seu dia-a-dia.

Gostava de agradecer à equipa Peopleware por me ter confiado esta análise, à Sony claro pois sem ela não havia nem análise nem telemóvel para vos mostrar e à Inês Almeida que tão gentilmente se prontificou para o trabalho de fotografia que ilustra esta análise.

Espero que tenham gostado.


Homepage: Xperia X2

Índice:
  1. Especificações e primeiras impressões
  2. Aplicações, Internet e multimédia
  3. Problemas e Conclusões finais
Exit mobile version