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Análise Skate Cross 800, afinal a loucura tem rodas

A tecnologia está a encolher. Não, não está a diminuir mas está a “tornar” os componentes mais pequenos com igual poder de actuação. Assim, ter um skate com um motor poderoso… é fácil.

Temos em testes há várias semanas, um Skate Cross 800. Vamos então conhecer melhor este “brinquedo” para gente crescida e insana.

Começamos por lembrar que ainda está a decorrer o passatempo que vai oferecer o magnífico Skate Cross 800 que temos andado a testar.

Agora iniciamos as hostilidades por dizer que o Skate Cross 800 é uma loucura selvagem. Precisamos de várias horas para perceber como nos podemos manter em cima do skate e andar, pois, no início, o poder do motor vai-nos atirar ao chão… muitas vezes.

 

Mas o que é o Skate Cross 800?

Evo Skate Cross 800 é um skate todo o terreno que incorpora um motor eléctrico a uma prancha concebida com materiais de grande durabilidade e com aplicações que garantem uma aderência estável e segura ao utilizador.

Com este fantástico brinquedo para gente adulta (sim porque é proibido a menores de 14 anos) e destemida, é possível subir inclinações até 15º e desfrutar de uma velocidade máxima de 25kms/h.

Sim, tudo isso potenciado por uma bateria com autonomia que o vai deixar admirado.

Especificações:

 

Testes realizados:

Colocámos o Skate Cross 800 em vários tipos de piso com dificuldades diversas que permitiram tirar algumas conclusões quanto às suas capacidades.

Desde pisos em terra batida até ao alcatrão das cidades, com inclinações acima dos 15º positivos até refinadas descidas radicais das montanhas, tudo foi testado para perceber qual será o grau de loucura que será servida.

 

Pontos positivos:

 

Controle speed

O Cross 800 traz um controlo de velocidade que permite ao utilizador controlar a velocidade do veículo. Logo que colocamos o skate com a bateria carregada no chão, temos de aprender a rolar com ele com a “centralina” a cortar o top speed. Consoante a nossa evolução ajustamos a velocidade máxima para tirar todo o partido do “animal”.

Obs: é muito importante que treinem muito bem, a potência do motor facilmente atiram o “piloto” ao chão… acreditem que no início demos muitos tombos. Usem protecções, capacete é essencial!

 

 

Pneus off road

Estes são eficazes em qualquer piso mais duro. A aderência é garantida, contudo, é necessário ajustar a pressão consoante o piso onde vão circular. Isto irá prevenir que, em pisos moles, o poder do motor faça a roda de tracção derrapar frequentemente e a aderência seja comprometida.

Assim como em pisos mais rochosos, convém perceber se a pressão não está baixa demais, podendo as rochas danificar o pneu.

 

Controlo de viragem

Mesmo sendo um “bicho grande” e pesado é fácil mudar de direção. Ângulos mais apertados, basta nos baixar (baixar o centro de gravidade) agarrar a prancha e com o corpo jogar para o lado que queremos virar.

Tem bastante força para nos proporcionar momentos divertidos. Isso também vai ser notado e “controlado” a cada dia que passa.

 

Durabilidade da bateria

A bateria tipo SLA (Sealed Lead Acid Batteries) é uma das duas opções disponíveis para o Cross 800. O que testamos está equipado com este tipo de bateria.

Anunciado de fábrica estão os 30 km de velocidade máxima, mas não vai além dos 25 km, permite uma potência ao motor de 800 watts e é uma bateria de 36v com 12A/H. Estas especificações obrigam a bateria estar 4 horas à carga para ficar novamente carregada na totalidade, porque o carregador original é de 1.5A/H.

Tanta potência e autonomia trazem um custo. O skate pesa perto de 30 kg, é preciso saber manusear bem com ele para não haver danos nas costas.

 

Correia de segurança

Este dispositivo impede, em caso de queda, que o skate acelere, assim quando a cavilha sai, o motor trava. Claro, quando isto acontece… já se sabe, foi queda na certa! É funcional como testámos!!!

 

Velocidade de ponta

Se de fábrica estão anunciados 30 km/h, só conseguimos chegar aos 23,7 km/h e em plano. Agora temos que referir: isto dá um gás!!!

 

Manutenção

É muito fácil trocar os componentes. Seja trocar um pneu, a corrente de transmissão ou qualquer outra peça, facilmente se desaperta, remove, substitui e está a andar de novo.

Aqui deixamos um conselho muito importante:

Sempre que tenham tempo após uma utilização intensa, verifiquem os parafusos das rodas e os parafusos da cremalheira da transmissão. Reparámos que podem ter um ligeiro desaperto.

 

Pontos menos positivos

 

Peso

A simples tarefa de o colocar no carro e o tirar de lá torna-se complicada, necessitando de algum cuidado para não sairmos lesionados das costas, por exemplo. Convém que sejam duas pessoas a auxiliar a colocação do skate no chão. Estamos a falar em 32 quilos.

A bateria pesa 14.5 kgs, como é mostrado

 

Ligeira perda de potência

Um skate não é para “trepar”, é verdade e este faz jus à irrefutável verdade. Quando submetido a uma inclinação de mais de 15º positivos… ele geme. Sim, perde um pouco do fulgor que demonstra em linha recta. Mas atenção, cumpre o prometido nas especificações… não engana em nenhum aspecto!

 

Torque a mais

Nos pisos mais soltos, talvez pelo torque dele, há dificuldade a rolar por perda de tracção. Começa a fazer buracos. Mas isso, como já referimos anteriormente, cabe ao utilizador saber resolver. Por vezes basta reduzir a pressão dos pneus e está resolvido.

 

Roda de tracção com maior desgaste

Aqui é inevitável. É a lei da física em acção. Se esta é a roda que faz mexer o skate, vão perceber que é a roda que fica mais gasta. Sugerimos que troque de vez em quando os pneus para ir “gastando” de forma homogénea.

 

E a adrenalina?

Isso é garantido. Além de dar muito gozo passear com este “transporte”, por onde passamos todos ficam admirados pela imponência do Cross 800.

Fizemos um vídeo para mostrar algumas características sobre o Skate Cross 800… vejam a aventura:

 

Em resumo

O preço não é nada de “assustador”, pois está tudo bem presente no skate. São 649 euros e muita habilidade sobre rodas.

Em termos de adaptação e curva de aprendizagem, bom, aqui ou se tem já muita habilidade ou demoram-se umas horas e alguns tombos até estarmos radicalmente a surfar nesta prancha… mas os tombos são inevitáveis, sim, comprovámos bem isso! Depois é a loucura.

Não é um veículo para todos, só para os que gostam mesmo de ter um skate eléctrico, poderoso e muito radical.

Parabéns ao piloto de testes Gabriel Carneiro, pelo excelente trabalho de exteriores

Evo Skate

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