Pplware

Análise Projector Ricoh PJ WX4130N

A Ricoh disponibilizou-nos, para a realização de testes e respectiva análise, o primeiro projector vertical de Ultra Curta Distância. Este equipamento, desenhado intrinsecamente para o segmento comercial, é um excelente projector para apresentações móveis em ambientes empresariais, principalmente para locais de reuniões exíguos, onde exijam optimização de recursos em função do espaço.

Foi uma experiência interessante a utilização do Ricoh PJ WX4130N.

Depois de conhecermos melhor este segmento, principalmente este novo modelo de projecção, ficamos a perceber que o PJ WX4130 é capaz de reproduzir imagens de alta definição de fontes externas de vídeo. Testamos algumas inovações: ligamos além do convencional computador, uma Apple TV e, com recurso a um iPad, mostramos como podemos fazer uma sessão livre de fios usando o AirPlay para projectar no PJ WX4130N com resultados fantásticos.

Aspecto vertical para projecção

Especificações técnicas

  • Sistema – Sistema de painel simples tipo DLP®
  • Resolução – 1,024,000 pixels (1,280 x 800)

Formato do painel

  • Tamanho = 0.65
  • Aspecto de imagem = 16:10
  • Fluxo luminoso (brilho) – 2,500lm
  • Reprodução de cores – 16,770,000 cores
  • Relação de contraste – 2,500:1
  • Tamanho da imagem projectada – 48” to 80”
  • Distância de projecção (de parte traseira da unidade até à superfície de projecção) – 11.7 to 24.9 cm
  • Lâmpada – de alta pressão, de mercúrio (modo standard: 225W, modo Eco: 170W)

Sinais RGB compatíveis (analógico, digital)

  • Exibição real – WXGA (1,280 x 800), XGA (1,024 x 768), SVGA (apenas 800 x 600), VGA (640 x 480)
  • Apresentação compacta – UXGA (1,600 x 1,200), SXGA (1,280 x 1,024)
  • Sinais de entrada – NTSC, PAL, SECAM, NTSC4.43, PAL-M, PAL-N, PAL-60, imagem do componente (480i/p, 576i/p, 720p, 1080i/p)

RGB analógico frequência de pesquisa compatíveis

  • Horizontal – 15 to 100kHz
  • Vertical – 23 to 85Hz

Memória USB formato de ficheiro compatível

  • Imagem: JPEG
  • Vídeo: MPEG2

Interface

  • Entrada de imagem – Mini D-Sub 15-pin x 1, HDMI type A x 1, RCA x 1
  • Entrada de áudio – 3.5MM stereo mini pin jack x 1
  • USB – Type-A x 1 (USB 2.0 High-Speed)
  • Wired LAN – RJ45 (10BASE-T/100BASE-TX/1000BASE-T x 1)
  • Wireless LAN – IEEE 802.11a/b/g/n compatível

Sistemas Operativos Suportados

  • Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. Mac OS X

Colunas embutidas – 2W mono Dimensões (W x D x H) – 257 x 144 x 221MM (saliências incluídas) Peso – Approx. 3.0kg

Consumo de energia

Durante a operação

  • Modo Standard: 300W ou menos
  • Modo Eco: 228W ou menos

EM standby

  • Modo standby regular: 0.17W ou menos
  • Modo standby em rede: 0.46W ou menos

O equipamento tem um inovador design, linhas elegante e é leve. As suas lentes esféricas, permitem imagens brilhantes e em tamanho real quando posto a apenas centímetros da tela de projecção.

Lentes esféricas bem visíveis para projecção

Fizemos vários testes, e conseguimos resultados que já havíamos visto anunciados, imagens nítidas e brilhantes com precisão de tamanho de 48″ a 80″ polegadas, mesmo quando posicionados a poucos centímetros da parede.

Projecção na tela a poucos centímetros

Com uma taxa de brilho de 2.500 lumens e com uma resolução de 1280×800 WXGA, este equipamento permite uma imagem sem brilho ou sombras que possam prejudicar sua apresentação. Isso permitiu que o testassemos em várias superficies, desde uma tela apropriadae de projecção, à parede lisa e branca passando mesmo por um quadro branco escolar.

Mas há exemplos de aplicação noutras áreas, mesmo ao nível da projecção para decoração e informação secundária.

Projecção de decoração

Este equipamento, conforme informação disponível, permite a exibição de imagens em 3D com a tecnologia única DLP Link usando os óculos 3D opcionais. Aqui, já fora da esfera do nosso teste, acreditamos que seja assim, não testamos esta funcionalidade mas consta nas suas potencialidades.

Quanto ao áudio, bom aqui não podemos pedir uma alta fidelidade. O som é bom, tira partido de uma coluna sonora de 2W, mas para pequenos espaço é suficiente. Em silêncio chega perfeitamente.

O equipamento é simples de montar, com menus intuitivos e com muitos recursos automáticos o que facilita na hora de o colocar a funcionar. Por exemplo, o ajuste automático – Keystone Image – corrige a distorção da imagem automaticamente. Há outras funcionalidades que ajustam a imagem conforme o conteúdo do que está a projectar. É um manancial de funções que, sem a intervenção do utilizador, estão ao serviço, em tempo real, do trabalho.

Menus claros, mas muito completos

Um dos aspectos que é importante salientar é a duração da lâmpada, provavelmente o componente mais caro neste dispositivo. Este equipamento promete uma duração de vida da lâmpada, de aproximadamente 3.000 horas de imagens brilhantes.

Não podia deixar de falar noutros aspectos que também podem ter o seu peso, como a segurança, onde o utilizador pode limitar o acesso às apresentações colocando senhas durante a apresentação, activando a função de bloqueio – Key Lock e uma outra função, o poder aceder e imprimir relatórios directamente da nossa área de trabalho utilizando o @Remote.

Aspecto do interior do projector
Preço

Este segmento tem um alvo muito especifico, o utilizador/organização que procura combinar qualidade com flexibilidade e isso reflecte-se no preço. O preço que conseguimos apurar, embora cada caso seja um caso e seja necessária uma consulta ao vendedor, foi de 1800 euros. O preço espelha bem a qualidade colocada neste equipamento que traz tecnologias recentes, abrangente e polivalentes.

Em resumo…

Este segmento dos projectores de ultra curta distancia, são os que têm registado um maior incremento nas vendas. Este facto deve-se essencialmente à sua qualidade de projecção aliada à flexibilidade de transporte e colocação em cenários exíguos.

Se pensarmos que é possível colocar um projector destes em vários locais, como empresas com espaços pequenos de projecção, restaurantes, bares, feiras, exposições, montras, lojas e mesmo ao nível caseiro, onde poderá ser usado, este é um elegante recurso multimédia que o mercado está a valorizar.

Curiosidade:

Aplicação RICOH Smart Presenter para iPad

A Ricoh desenvolveu uma aplicação para iPad que permite sincronizar vários iPad e partilhar documentos que poderão participar na projecção. Isto permite uma interacção muito maior numa reunião de trabalho pro exemplo.

Explore esta ferramenta e verá que, além do projector, existe uma vasta gama de funcionalidades associadas ao trabalho com este dispositivo.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 5.0+
Download: RICOH Smart Presenter 1.4.0 [14.6MB]


Homepage: Ricoh

Exit mobile version