A genialidade de algumas pessoas ainda consegue surpreender-nos! Conseguem pegar num qualquer objecto do nosso dia-a-dia e transformá-lo numa peça de arte , deixando o mesmo com a mesma utilidade de sempre.
Foi isso que a Microsoft conseguiu com o Arc™ Touch Mouse. Pegou no conceito do rato e resolveu torná-lo num objecto mais simples de transportar e de usar. Mantiveram, no entanto, tudo o que faz do rato aquele utensílio importante… diria mesmo, essencial no mundo da informática desde há várias décadas para cá. Misturaram o que de melhor existe neste periférico e adicionaram-lhe o que é lógico e lhe fazia falta.
Conceito
Desde que comecei a ler sobre este novo rato da Microsoft que meti na cabeça que o tinha de testar. As suas linhas prometiam uma usabilidade nunca vista, aliada a um estranho modo de o transportar. As minhas expectativas eram altas e não foram de maneira nenhuma defraudadas! Esta é uma peça digna de constar na mala de qualquer utilizador de um computador portátil.
A forma que eu encontro para descrever o que me atraiu neste rato é simples: imaginem que têm na vossa mão um rato que foi espalmado e apertado. Estranho no mínimo. Mas… como o colocar em funcionamento? Simples, basta dobrar a metade inferior até esta dar um pequeno estalo e o Arc™ Touch Mouse fica pronto a ser usado.
Se até aqui a novidade era muita, restava saber como seria o sistema de botões do rato, pois as primeiras imagens que vi dele não tinha qualquer roda de scroll. Apenas uma lâmina metálica com um pequeno rasgo a meio. Também daqui veio uma surpresa pois esta pequena lâmina concentra em si todas as funções de scroll, de botão do meio e até outras funções que por norma estão associadas a botões adicionais.
A ideia da Microsoft ao desenvolver este rato foi dotar os utilizadores que estão constantemente em mobilidade de um rato que fosse capaz de ser facilmente transportável e que ao mesmo tempo fosse simples de usar. Conseguiram-no plenamente.
Arquitectura
O Arc™ Touch Mouse, como descrito acima, tem duas posições normais. Uma em que está desligado e que se apresenta como uma lâmina em que a zona dos botões é ligeiramente mais alta e outra em que está ligado e a anterior zona recta passa a estar curva e assume a forma normal de um rato.
Na zona mais alta estão disponíveis apenas os dois botões normais e existe depois uma terceira zona composta por uma lâmina metálica. Os dois botões assumem o comportamento tradicional num rato e permitem o clique direito ou esquerdo, respectivamente.
A zona metálica assume várias funções. Em primeiro lugar permitem realizar o normal scroll que está disponível nos ratos. O curioso deste movimento foi a preocupação que a Microsoft teve de dotar o Arc™ Touch Mouse com a mesma experiência de utilização que qualquer rato. Ao passarmos o dedo para a frente e para trás sentimos um pequeno movimento e ouvimos uns ligeiros cliques, tal como se estivéssemos a usar um normal rato.
Existem outras funções associadas a esta zona e que normalmente não encontramos num rato, tais como a possibilidade de subir ou descer uma página com um simples toque nas zonas superior ou inferior da lâmina, o duplo clique aplicando dois toques no centro dessa zona ou o duplo toque sem soltar quer permite que naveguem numa qualquer página web.
o Arc™ Touch Mouse utiliza a tecnologia BlueTrack da Microsoft por forma a garantir que funciona no maior número de superfícies possíveis.
A ligação entre o PC e o Arc™ Touch Mouse é feita através de um nanotransceptor USB sem fios de 2,4 GHz oferece ligação sem fios imediata sem praticamente interferências e com um alcance até 10 m. Outra particularidade do Arc™ Touch Mouse é a zona reservada para este nanotransceptor. Este tem um encaixe magnético junto à zona dos botões.
A alimentação é garantida por duas pilhas AAA, que segundo indicação da Microsoft têm uma duração de até seis meses.
Instalação
A ligação do Arc™ Touch Mouse ao PC decorre sem qualquer problemas e o rato é identificado correctamente. A utilização que dei ao Arc™ Touch Mouse foi apenas num Windows 7 e o processo de instalação decorreu de forma automática. Em poucos minutos o Arc™ Touch Mouse. Caso utilizem sistemas operativos mais antigos, a Microsoft disponibiliza no seu site todos os drivers necessários.
Usabilidade
Uma das maiores dúvidas que tive na primeira utilização do Arc™ Touch Mouse foi da sua usabilidade. Apesar da forma básica de um rato está lá, mas temia ter de me adaptar.
No final apenas necessitei de me adaptar à forma diferente de fazer duplo clique. Passou do botão direito do rato para o centro da lâmina. Não é nada que obrigue a grandes adaptações.
A Microsoft mais uma vez trouxe a público uma excelente peça de hardware. Tem uma filosofia diferente de tudo o que até hoje tinha sido visto e para além de ser muito apelativo esteticamente, o Arc™ Touch Mouse é muito fácil de usar.
O único senão que temos a apontar ao Arc™ Touch Mouse é o seu elevado preço. Os mais de 65 euros que são pedidos no momento da sua compra podem torná-lo um objecto inacessível a muitos potenciais utilizadores. É provavelmente o preço a pagar pela sua exclusividade e qualidade.
Se tiverem oportunidade de testarem um Arc™ Touch Mouse não a desperdicem. É um excelente rato e acima de tudo uma belíssima peça de arte!
Galeria: