A edição de imagem vive de boas práticas, pormenores de qualidade e que muitas vezes têm de ser já pensado no momento da captação do vídeo. Assim, há cenários onde um comutador de vídeo compacto, como o mixer de vídeo Roland V-02HD, faz todo o sentido. Aliás, tivemos nós mesmo esta necessidade e daí surgiu a ideia de testar um equipamento deste género.
Hoje deixamos a análise ao Roland V-02HD, um mixer de vídeo multiformato que poderá ser a opção ideal para dar o toque PRO nos seus vídeos.
Há vários eventos que exigem ter duas ou mais câmaras a captar imagem. Depois, há ou em tempo real uma mesa a fazer a mistura das melhores cenas, ou no trabalho de edição exige-se que sejam elaborados planos de vídeo conjugados. Tudo trabalho que pode ser evitado se usarmos um dispositivo certo, como esta mesa que hoje vamos mostrar.
Caraterísticas da Roland V-02HD
- Mixer de Vídeo Multiformato
- Combina vários dispositivos: um switcher simples, um scaler de alta qualidade, um expansor de entrada, uma solução de áudio e o uso de efeitos e composições de vídeo inline
- Dimensões compactas, cabe na maioria dos gabinetes de equipamentos e bolsas para câmaras
- Fio para tripé de vídeo padrão permite montagem conveniente em um tripé
- Permite o processamento e a alternação contínua de dois sinais da câmera HDMI para um gravador conectado ou codificador de transmissão ao vivo
- Fornece transições de dissolução cruzada profissionais entre computadores e monitores com resolução de pixels de alta resolução e um espaço de cores de 4: 4: 4 de 10 bits
- Scaler de entrada e saída
- Incorporação e remoção de sinais de áudio
- 14 Efeitos visuais atribuíveis em tempo real, incluindo parâmetros ajustáveis e cinco efeitos adicionais de composição
- Dimensões (L x P x A): 160 x 108 51 mm
- Peso: 0,6 kg
Visão global
O V-02HD é um switcher/scaler de duas entradas projetado com mente na simplicidade. A maioria das câmaras, especialmente aquelas usadas com frequência para podcasting, tem uma saída HDMI e, portanto, o V-02HD usa apenas HDMI como formato de ligação de entrada para manter as coisas simples e pequenas. Além das duas entradas de vídeo HDMI, também possui uma entrada de áudio estéreo não balanceada através de um conector TRS de 3,5 mm.
A mesa possui entradas HDMI de pré-visualização e saída de programa (ao vivo), com a saída de visualização a receber a exibição no ecrã do menu do sistema quando em uso, bem como medidores de nível de áudio. Uma porta para o auscultador é fornecido para monitorizar a saída de áudio do programa.
O painel superior fornece a maior parte dos controlos para a mistura, incluindo o controlo do potenciómetro da barra T, botões para entrada um e entrada dois, controlos para selecionar e ajustar o efeito de vídeo a ser aplicado aos sinais de entrada, controlos para acesso ao sistema de menu e controlos para desvanecer a saída (fade out) para preto ou para uma imagem fixa captada anteriormente.
Há também uma entrada de pedal para ligar um pedal com suporte à unidade, para que o utilizador possa operar a comutação utilizando os pés. Se o utilizador tentar rodar a câmara de vídeo e trocar ao mesmo tempo, e precisa das suas mãos livres para seguir o foco, então vai ser que esta opção é fantástica para alternar entre câmara e os gráficos.
Pequena mas poderosa mesa de mistura de vídeo
A pequena área ocupada e o conjunto simplificado de controlos do V-02HD, no entanto, ocultam o seu conjunto de recursos. Uma boa variedade de efeitos estão disponíveis além dos cortes padrão e cross-fades. Por exemplo, Picture-in-Picture (PinP) é possível para apresentar uma entrada como uma inserção sobre a outra entrada, e tanto a codificação do croma como a de luma permitem fazer terços inferiores e outros tratamentos gráficos.
O V-02HD é um comutador de escala, portanto, as entradas são dimensionadas de forma adequada ara a resolução de saída. Um sincronizador de frames também foi incorporado, eliminando a necessidade de genlock entre as fontes.
Os formatos de vídeo suportados variam de 480p a 1080p ou 1080i, tanto na entrada quanto na saída. O formato de saída de vídeo preferido é selecionado no menu do sistema (ou selecionado automaticamente com base no dispositivo ligado à saída) e a entrada será dimensionada para o conjunto de formato de saída.
O utilizador também pode dimensionar as entradas e a saída assim como os atributos de vídeo comuns. Definições como o brilho, contraste e saturação, bem como o ajustar os valores individuais de vermelho, verde e azul também podem ser definidos a gosto.
Em resumo…
Quando solicitamos à empresa Egitana, a quem agradecemos desde já a amabilidade no empréstimo, sabíamos que estávamos perante um excelente equipamento. Apesar dos valores que são justos perante a qualidade Roland, a mesa poderá ser uma vantagem quando um operador tem de ser um “one man show”.
O PPlware agradece à Egitana o apoio no empréstimo do equipamentos e informação relacionada.