Pplware

Análise Cyber-Shot DSC RX100M2 da Sony

Aqui no Pplware já analisámos diversas máquinas fotográficas como a Panasonic Lumix FZ-150, a Samsung Galaxy Camera e a Samsung Smart Camera NX 300, e ficámos muito agradados com as capacidades de todas elas.

Hoje temos em mãos a Cyber-Shot DSC RX100M2 da Sony, e deixamos aqui a análise e este equipamento.

 

1ª PARTE

INTRODUÇÃO

Já nos chegaram, ao Pplware, várias máquinas fotográficas para analisar, e todas elas nos surpreenderam pela positiva.

Desta vez é a Cyber-Shot DSC-RX100M2 da Sony que vai passar pelas nossas mãos, para analisar todas as funcionalidades e características, e dar o parecer final: vale ou não a pena investir neste equipamento?

Pois bem, fiquem então com a nossa análise a esta pequena, mas grande máquina.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

NA CAIXA

Na caixa encontram-se os seguintes materiais:

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

A primeira impressão que eu fiquei deste equipamento foi positiva.  Uma máquina simples, compacta, pequena e consistente no peso que quase revela que, ao se utilizar, vamos deparar-nos com um equipamento poderoso.

E basicamente assim foi, pois quando comecei a fotografar e a verificar a qualidade obtida, apercebi-me que esta máquina, apesar de pequena e compacta, tem muito para dar no que respeita ao resultado das imagens captadas.

CARACTERIZAÇÃO

Esta Cyber-Shot DSC-RX100M2 da Sony apresenta-se numa cor preta, com dimensões e peso bastante agradáveis para quem deseja ter um equipamento sempre presenta para captar todos os momentos e acontecimentos. Esta câmara tem um peso de, aproximadamente, 245 gramas, sendo que, com acessórios pode atingir 281 gramas. Relativamente às dimensões, apresenta 101,6 mm de largura, 58,1 mm de altura e 35,9 mm de profundidade.

A máquina adapta-se bem à mão do utilizador sendo que, facilmente conseguimos segurá-la somente com uma mão.

No que respeita a botões, esta Cyber-Shot tem todos os botões no lado direito, na traseira e na parte de cima, o que confere uma simplicidade, rapidez e facilidade de gerir as definições e funcionalidades com um só dedo.

Um dos aspectos fortes é a lente Carl Zeiss, uma marca utilizada por milhões de fotógrafos em todo o mundo, quer em máquinas SLR ou focalizadores e em máquinas máquinas compactas da Sony ou em smartphones da Nokia.

Esta lente tem um zoom óptico de 3.6x, durante a gravação de vídeos, e um Zoom Clear Imagem de 7.2x. Conta ainda com um Zoom Digital de 20 M Aprox. 14x/10 M Aprox. 20x/5 M Aprox. 28x/VGA Aprox. 54x.

Para além disso, tem todas as funcionalidades de que precisa de forma a captar os momentos mais marcantes, mesmo que tenham que ser registados de forma mais rápida ou até mesmo com pouca luz.

Para ambientes de pouca luz tem também tecnologia que possibilita obter uma imagem nítida e com pouco ruído.

O ecrã inclinado permite que possamos ver as imagens sob diversos ângulos, de forma a confirmarmos a qualidade da captação das mesmas.

Na parte lateral esquerda encontram-se as entradas HDMI e para o cabo que traz na caixa.

O cartão SD e a bateria encontram-se na parte inferior do equipamento, e ficam no mesmo compartimento.

De seguida vamos então analisar a qualidade de imagem obtida na captação de fotografias, bem como do vídeo, assim como todas as funcionalidades inerentes a estas acções, como zoom e qualidade da lente.

2ª PARTE

FOTOGRAFIA – CATEGORIAS

Esta CyberShot da Sony oferece várias formas de fotografar, indicadas tanto para o mais amador como para o profissional dos utilizadores.

Assim, neste equipamento podemos encontrar os seguintes modos para fotografar:

Auto-Inteligente: Este modo identifica automaticamente as características da cena e tira uma fotografia.

Auto-Superior: O dispositivo fotografa lindamente de forma automática, reduzindo a desfocagem e o ruído. Programa Auto: Configura automaticamente a abertura e velocidade de obturação. Pode configurar outras definições conforme o pretendido. Prioridade da Abertura: Ajusta a abertura para alterar o intervalo de focagem e o valor de desfocagem do fundo. Valores pequenos desfocam a frente e valores grandes desfocam o fundo. Prioridade do Obturador: Ajusta manualmente a velocidade do obturador para os vários efeitos dos motivos em movimento. Com mais velocidade aparece parado por momentos e com mais velocidade capta os traços em movimento. Exposição Manual: Ajusta a abertura e a velocidade de obturação manualmente. Seleccione BULB para fotografar rastos com uma exposição longa.

Rechamar Memória: Fotografa com predefinições.

Panorâma: cria imagens panorâmicas ao movimentar a câmara para a esquerda/direita ou também para cima/baixo mantendo uma velocidade fixa.

Selecção da Cena: Selecciona o modo adequado para o motivo que deseja captar e para o ambiente.

Por sua vez, nesta categoria de Selecção da Cena, encontramos as seguintes formas disponíveis:

Retrato

Desfoca os fundos e foca o motivo. Reproduz os tons suaves da pele. Foca o olho mais próximo da objectiva para uma imagem viva.

Antidesfocagem por movimento

Reduz a desfocagem no interior sem luz. Fotografe com teleobjectiva e obtenha uma imagem nítida.

Acção Desportiva

Fotografa movimentos com uma alta velocidade do obturador.

Animal de Estimação

Indicada para fotografar animais de estimação e outros cenários em movimento com uma desfocagem reduzida.

Gourmet

Fotografe alimentos de forma a parecerem mais deliciosos.

Macro

Adequado para captar planos aproximados a objectos, como flores e alimentos, conseguindo um foto nítido. Permite fotografar a uma distância mínima.

Paisagem

Indicado para paisagens com focagem nítida e cores vivas.

Pôr do Sol

Reproduz e capta nitidamente o tom avermelhado do Pôr do Sol.

Cena Nocturna

Grava cenas nocturnas com clareza. Se tiver um tripé, a desfocagem será reduzida, obtendo imagens mais nítidas.

Retrato Nocturno

Dispara automaticamente o f lash de forma a captar imagens claras de pessoas e cenas nocturnas.

Fogo de Artifício

Capta a cena de fogo de artifício sem necessidade de flash.

Alta Sensibilidade

Reduz a desfocagem até no escuro, sem necessidade de se usar flash.

FOTOGRAFIA – IMAGEM, CAPTAÇÃO E ZOOM

Esta Cybershot da Sony tem imensas potencialidades no que respeita à imagem, no entanto, na primeira vez que se tem contacto com a máquina, devem-se perder uns minutos a explorar todos os botões, todas as funcionalidades, e fazer alguns testes de forma a ver qual a qualidade de imagem que cada categoria oferece.

Se for fotografar PAISAGENS, tem uma forma indicada especialmente para esse efeito tal como indiquei acima.

Apesar de o tempo não ser dos mais claros, conseguimos verificar que esta Sony capta as diversas cores inerentes à paisagem requerida, não descurando os tons que fazem parte do cenário de inverno.

Para fotografar imagens PANORÂMICAS, é também muito fácil. Deve escolher essa opção na máquina e depois, ao clicar no obturador, movimentar a máquina para a direita até finalizar a captação.

É fácil captar imagens panorâmicas e uma das vantagens é que a imagem não fica tremida, o que por vezes não é fácil de obter sem a ajuda de um suporte.

Uma vez que muitas pessoas gostam de fotografar e partilhar as suas COMIDAS pelas redes sociais, uma das novidades deste Sony é a possibilidade de fotografar de forma mais apetitosa as suas refeições. Esta categoria designa-se Gourmet, e dá um ar mais rico e colorido aos pratos.

Para imagens com muita COR  e PORMENORES, o resultado é também bastante satisfatório, e aí o modo a escolher varia, consoante o efeito desejado, o ambiente onde se encontra, ou também a experiência que se tem.

Para estas, escolhi o modo Auto-Inteligente.

Nas opções pode escolher o modo de focagem bem como o Flash.

Relativamente ao ZOOM, gostei bastante da experiência uma vez que é muito simples se controlar a captação e segurar a imagem durante o zoom, bem como se obtém uma imagem bastante satisfatória, com qualidade e resolução que garante  que consigamos ver vários detalhes em pormenor.

Primeiramente testei zoom em modo paisagem:

Todas estas imagens foram tiradas com o zoom ao máximo.

Zoom em objectos, em modo auto-inteligente:

Tendo em consideração que são locais dentro de casa, a uma distância razoável e com pouca luz, o resultado, utilizando o zoom total de uma câmara compacta, é bastante satisfatório.

FOTOGRAFIA – FLASH

O Flash desta Sony é interno e só pode ser desligado/ligado ou personalizado consoante a necessidade do utilizador.

Aqui ficam alguns registos de fotografias tiradas em locais com pouca luz, com flash automático.

No geral, ao nível das imagens captadas por esta CyberShot da Sony, nota-se bem a diferença que faz um bom processador Bionz, a tecnologia de diminuição de ruído que se evidencia essencialmente no zoom e, sobretudo, uma lente de renome como a ZEISS, pois apesar de ser uma máquina fotográfica compacta, conseguimos obter imagens bem definidas com bastante cor e resolução, entre os diferentes efeitos e modos.

GRAVAÇÃO DE VÍDEO

Uma das funcionalidades que mais me agradou testar nesta Sony foi o vídeo, e sobretudo o zoom em vídeo. Por norma, o zoom é das características que mais me cativa em fotografia, e nesta Sony não desanimou.

No vídeo que gravei deu para perceber que há uma boa captação de imagem e som. No que respeita à imagem, os movimentos e a cor mostram boa consonância, integrando-se no vídeo com bastante naturalidade.

Relativamente ao zoom, notei que é feito em duas partes, e podem perceber que há uma paragem de segundos quando faço zoom no vídeo. Numa primeira parte aproxima a grande maioria do cenário e numa segunda parte há a captação do pormenor que exige mais foco, e também mais segurança da nossa parte. No entanto é bastante intuitiva e fácil (à semelhança das imagens) de conseguirmos segurar a imagem ao mesmo tempo que fazemos zoom intenso sem um tripé.

3ª PARTE

BATERIA E ARMAZENAMENTO

Ao longo dos testes que realizei a esta CyberShot Sony RX 100 M2, não tive razões de queixa da bateria, uma vez que esta sempre aguentou bastante. A bateria que acompanha esta máquina é um modelo NP-BX1, uma bateria InfoLithium do tipo X de 1240 mAh de capacidade. É muito leve e fina e com bastante  eficiência energética, o que faz com que possamos utilizar a máquina fotográfica durante mais tempo. O tempo de recarregamento é cerca de 1h a 1:30h.

Relativamente ao armazenamento, a máquina não vem de origem com um cartão de memória nem possui memória interna, portanto, será necessário a aquisição de um cartão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após algumas semanas de testes com esta CyberShor RX100M2 da Sony, a impressão final é positiva, pois é uma máquina fotográfica compacta bastante completa com diversas opões, com inúmeros modos e efeitos específicos de forma a responder de forma mais adequada ao utilizador mais amador, que deseja agora iniciar-se neste mundo da fotografia.

As tecnologia inovadoras que este equipamento traz fazem toda a diferença, como o processador BIONZ, a iluminação mais limpa e a diminuição de ruído, em consonância com a marca da lente ZEISS, permitindo assim obter uma imagem bonita sem qualquer dificuldade.

Este equipamento mostrou ainda dar cartas no que respeita ao zoom, quer em imagem quer em vídeo, bem como no flash personalizável.

Para além da fotografia, a bateria foi igualmente um dos pontos positivos, aspecto que é essencial quando se pensa em comprar uma máquina fotográfica.

Dois aspectos importantes, que não foram analisados uma vez que se destacou essencialmente a fotografia, são o Wi-Fi integrado e a tecnologia NFC. Pode partilhar facilmente as suas imagens por email, para o seu PC, tablet, smartphone, sem qualquer dificuldade, através de Wi-Fi ou NFC.

No KuantoKusta a máquina encontra-se, com um preço mínimo de 661€, ver aqui.

Aspectos Positivos

Aspectos menos Positivos

O que pensam desta Cybershot DSC RX100M2 da Sony?

Exit mobile version